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Site dinâmico x site estático: conheça as diferenças

2 de outubro de 2019 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Está pensando em criar um site para o seu negócio? Ou em reformular o atual? Saiba as características de um site dinâmico e de um site estático

Para as empresas, hoje em dia, ter um site não é mais opcional. Passou a ser uma obrigação, já que, para muita gente, ele é uma confirmação de que o negócio realmente existe. E para aproveitar melhor todas as possibilidades do Marketing Digital, é preciso que o seu endereço virtual seja um site dinâmico.

Se você está no processo de criar uma nova página para a sua empresa na internet, ou mesmo refazendo a atual, é importante conhecer as características de um site dinâmico e de um site estático. Cada um dos tipos tem especificidades que podem ou não atender às necessidades do seu negócio.

Neste post, vamos apresentar algumas dessas especificidades, para que você se informe e faça a sua escolha. Também indicaremos, dentro do contexto do Inbound Marketing, o que acreditamos ser o melhor caminho. Continue lendo!

O que é um site dinâmico
A principal característica de um site dinâmico é que é muito fácil atualizá-lo. Para isso, usa um sistema de gerenciamento de conteúdo, como os populares e acessíveis WordPress e Joomla. Assim, não é preciso saber programar ou contratar alguém para fazer alterações e postar novos conteúdos.

Na concepção do site dinâmico, o nível de especialização do desenvolvimento é mais alto. Isso faz com que, em geral, o custo possa mais caro que o de um site estático. A hospedagem desse tipo de página na internet também costuma ser mais complexa, pela necessidade, entre outras coisas, de backups constantes.

Na parte técnica, os dados de um site dinâmico ficam armazenados em um servidor. Quando ele é acessado, há um processamento prévio antes de enviá-lo ao navegador do usuário. Isso pode deixar o carregamento mais lento. Por fim, ele também possibilita ter um banco de dados para guardar informações dos visitantes.

O que é um site estático
Sites estáticos são conhecidos, muitas vezes, como cartões de visita. Assim como seus similares de papel, uma vez que você os cria, ficará com essa versão deles por um bom tempo. Também como os cartões de papel, esse tipo de site exige um profissional especializado para qualquer atualização – só que um programador em vez de uma gráfica.

A dificuldade em atualizar é a principal característica de um site estático. Ele pode funcionar para empresas que tem um mix de produtos e serviços fixo e pequeno, por exemplo. Se você ainda não está em um momento de investir em ações mais aprofundadas de Marketing Digital, esse modelo vai servir, por enquanto.

Uma inegável vantagem do site estático é o custo mais baixo, tanto de produção quanto de hospedagem. Isso porque, na maioria das vezes, é uma página tecnicamente menos sofisticada que uma dinâmica. Além disso, não tem banco de dados nem sistema de gerenciamento de conteúdo, e é lida no computador do visitante.

Por que o site dinâmico é melhor
Apresentados os dois tipos de site, você já deve estar com uma boa ideia de qual é o ideal para o seu negócio. Orientamos nossos clientes e parceiros a terem um site dinâmico. Com ele, é possível adotar as estratégias de Inbound Marketing, metodologia que indicamos para ajudar as empresas a crescerem.

Com um site dinâmico, você poderá atualizar um blog e suas páginas de produto e serviços com muito mais facilidade. Além disso, poderá ter um banco de dados de visitantes, entendendo melhor o que fazem dentro do seu site. E, vamos ser francos, você não vai conseguir fazer Marketing de Conteúdo de forma apropriada com um site estático.

Para nós, as possibilidades em termos de Marketing e Vendas oferecidas por um site dinâmico compensam – e muito – as suas desvantagens. Pode custar um pouco mais caro para desenvolvê-lo em um primeiro momento, mas esse dinheiro pode voltar rapidamente com uma boa estratégia de Inbound.

Fonte: Resultados digitais
Imagem: Projetado pelo Freepik

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