É impossível não perceber a tensão entre as mudanças tecnológicas que já afetam nossas vidas e as que ainda estão por vir. Ao mesmo tempo, estamos inseridos num ambiente de negócios que está mais volátil do que em qualquer outro momento da história recente, já que praticamente todos os setores devem passar por profundas transformações ao longo dos próximos anos.
A transformação digital reinventou muitas coisas que fazemos e as formas de executá-las, principalmente no trabalho, à medida que novas tecnologias e ferramentas são aplicadas a uma ampla variedade de processos de negócios. Lidar bem com essas inovações tecnológicas não apenas facilita nossas ações cotidianas, mas também nos torna mais eficientes, ágeis e produtivos no aspecto profissional. Mas como podemos estar atualizados, dado o ritmo incontrolável em que o mundo digital avança?
Sabemos que o mercado de trabalho está mudando rapidamente, particularmente quando você ouve dados como “93% dos profissionais brasileiros concordam que as habilidades necessárias para o trabalho atual mudarão nos próximos cinco anos” ou “61% acreditam que a automação ou a IA substituirá seu trabalho nos próximos cinco anos”, presentes no Relatório Lacuna de Habilidades, realizado pela Udemy e divulgado este mês. As competências mudam muito em pouco intervalo de tempo e, com o mercado de trabalho em constantes mudanças, as habilidades profissionais também precisam se adaptar.
Neste contexto, as oportunidades de desenvolvimento profissional vêm em todas as formas e tamanhos e devem sempre ser encaradas como uma oportunidade para aprimorar o conjunto de habilidades e crescer profissionalmente. Independentemente de que tipo de pessoa você é ou em que tipo de empresa você trabalha, em algum momento precisará tomar as rédeas do seu próprio desenvolvimento profissional.
A própria tecnologia facilita o treinamento nas habilidades mais tecnológicas na velocidade com que elas nascem e se desenvolvem.
As plataformas de cursos on-line, por exemplo, permitem que qualquer pessoa em praticamente qualquer lugar do planeta acesse uma educação atualizada e rápida, graças ao uso global da Internet.
Ao mesmo tempo, é importante manter um diálogo franco com o seu supervisor sobre oportunidades educacionais, pois se submeter a aulas online mostra que você tem a iniciativa de aprender algo novo e crescer junto com a empresa. Usar o benefício da educação continuada beneficiará não apenas você de um ponto de vista pessoal, mas também sua carreira e a empresa para qual trabalha.
Porém, muitas vezes quando ouvimos estatísticas como as citadas acima, pensamos apenas em habilidades tecnológicas ou hard skills, mas isso não é necessariamente verdade: ter um bom comando apenas de habilidades técnicas não é mais suficiente – o mercado de trabalho exige perfis profissionais transversais e versáteis no campo digital, mas também quando se trata de habilidades interpessoais, as soft skills, como noções de comunicação e de gerenciamento. Ou seja, onde quer que você esteja e o que quer que você esteja fazendo, você eventualmente precisará se atualizar se quiser permanecer profissionalmente viável.
Fonte: Administradores
Fonte da imagem: Projetado pelo Freepik