Duplex, tecnologia de inteligência artificial da Google, foi anunciada durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (14) e será usada em vários campos; entenda o funcionamento.
A Google anunciou nesta terça-feira (14) que trará para o Brasil a Duplex, tecnologia de inteligência artificial que simula conversação humana para automatizar tarefas específicas. Aqui no país, por enquanto, a novidade – que atualmente está em fase de testes – será utilizada em três áreas: para contatar estabelecimentos e atualizar informações sobre comércios no buscador; para facilitar a compra de ingressos pela internet; e para consultar locais de votação via Google Assistente, em uma parceria feita com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A ideia é que, com a tecnologia, a comunicação de inteligência artificial aconteça de maneira mais ágil e “natural”. Nas linhas a seguir, saiba tudo sobre os usos da tecnologia e como ela funciona.
O que é a Duplex e para que serve
A Duplex é uma tecnologia de inteligência artificial que simula aspectos da conversação humana – como interrupções, por exemplo – para criar papos mais naturais. Lançada em 2018, seu principal propósito – além de deixar o contato mais “humanizado” – é realizar tarefas práticas do dia a dia de maneira mais ágil via dispositivos móveis.
Assim, a tecnologia pode ser usada para diferentes ações. No exterior, por exemplo, é possível usar a Duplex para marcar um horário em salão de beleza. Outra tarefa possível é telefonar para estabelecimentos utilizando a inteligência artificial – que, para soar mais natural, incorpora pausas e interjeições à fala.
No que será usada aqui no Brasil?
Aqui no Brasil, a Duplex – que, atualmente, passa por testes – será aplicada primeiramente em três vertentes. A primeira será na realização de contato da Google com estabelecimentos que sejam cadastrados no buscador para atualização das informações disponíveis na plataforma. A empresa afirmou que, diariamente, tem feita cerca de 200 ligações para diferentes comércios com a finalidade de atualizar os dados disponíveis no Google.
Porém, a ideia é que o recurso se expanda para outros tipos de tarefas. De acordo com a Google, seguindo as medidas que a empresa anunciou para as Eleições 2022, um objetivo é de que seja possível descobrir seu local de votação de maneira rápida, simplesmente perguntando ao Google Assistente – que, então, utilizaria o Duplex para isso. A novidade será feita em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, segundo a companhia, o Google Assistente auxiliaria em todos os passos referentes a essa busca.
Além disso, outra novidade para o Duplex e que atualmente que está em testes no Brasil é a possibilidade de adquirir ingressos de cinema pela web utilizando a tecnologia. A função já está disponível nos Estados Unidos e no Reino Unido, e a ideia é que descomplique esses processos de compra.
Não há previsão exata de quando esses recursos serão implantados no país, mas é possível que siga o calendário eleitoral.
Fonte: Techtudo