Com o novo recurso de Topics, Google promete ajudar anunciantes, enquanto mantém a segurança e a privacidade de usuários na web.
O Google apresentou, nesta terça-feira (25), seu novo recurso para web que permite gerar publicidade baseada em interesses, enquanto promete manter a privacidade e a segurança dos dados dos usuários: o Topics. Essa tecnologia faz parte da iniciativa Privacy Sandbox e substitui o Federated Learning of Cohorts (FLoC) como alternativa aos cookies tradicionais.
A decisão de abandonar o FLoC veio após uma pesquisa feita com usuários. Depois desse feedback, o Google criou o Topics para melhorar a privacidade dos usuários enquanto fornece as ferramentas necessárias para criadores de conteúdo, editores e desenvolvedores ganharam dinheiro com anúncios em seus negócios.
Com o Topics, o navegador será capaz de separar os interesses dos usuários em grandes categorias, como fitness, viagem, games, entre outros. Segundo o Google, esse processo acontece somente no dispositivo que está sendo usado, sem envolver servidores externos.
Em outras palavras, se a pessoa pesquisar muito por Nintendo Switch, por exemplo, a categoria de videogames vai aparecer como relevante nos sites que usarem Topics, em vez do próprio console ou o termo “Nintendo”. Assim, os donos dos portais conseguem otimizar suas campanhas sem comprometer dados sensíveis dos usuários.
Topics serão categorias amplas e sem temas sensíveis
Além de organizar as buscas em grandes categorias, os Topics serão separados em temas mais amplos e não irão incluir assuntos que possam ser sensíveis, como gênero ou raça. Para reforçar a privacidade dos usuários, o Google ainda promete mais transparência e controle sobre os dados compartilhados pelo Topics.
Ainda sem data exata para começar a funcionar, o Topics estará disponível em breve como parte de um teste para desenvolvedores no Chrome. Esse teste será essencial para decidir o funcionamento do recurso, assim como o design dos controles dos usuários.
Fonte: Tecnoblog