Uma atualização na política de privacidade confirma que a plataforma X confirmou vai mesmo utilizar dados públicos para treinar seu modelo de IA, o misterioso xAI. A mudança no texto determina que a companhia pode “usar informações coletadas ou disponíveis publicamente para ajudar a treinar os modelos de inteligência artificial e aprendizado de máquina”.
Após a conta X News Daily compartilhar na rede social essa alteração na política de privacidade, o proprietário Elon Musk respondeu que “apenas dados públicos, e não DMs ou qualquer coisa privada”, serão utilizados para treinar os modelos.
A questão sobre o treinamento de modelos de IA com dados de usuários gera discussões sobre a apropriação de conteúdos e a violação de privacidade e de direitos de propriedade intelectual.
Muitas companhias do setor reforçam seu comprometimento em utilizar apenas banco de dados públicos e garantir que dados pessoais ou comportamentais não são usados para treinar modelos de IA ou gerar insights para novos produtos.
Ainda que Musk informe que dados privados e mensagens diretas não serão coletados para o treinamento de sua IA, as postagens, curtidas e comentários públicos poderão alimentar o xAI.
Esse modelo de inteligência artificial foi proposto em julho por Elon Musk com a missão de “entender a verdadeira natureza do universo” e questionar “quais são as perguntas mais fundamentais sem resposta”, segundo os posts da empresa em seu anúncio.
O xAI é uma companhia separada da X Corp (a responsável pelo Twitter), mas faz parte do mesmo conglomerado X Holding Corp, de Musk.
Fonte: Canal Tech