Os fraudadores veem oportunidades para nos atingir nesses tempos de incerteza. Aqui estão os esquemas mais populares e como podemos nos proteger
Nunca fomos tão atraentes como alvos para fraudadores e golpistas como somos agora.
Isso ocorre porque a incerteza em torno da pandemia de coronavírus criou mais oportunidades para robocallers, hackers e outros ladrões.
Por um lado, milhões de pessoas estão entrando com novos pedidos de subsídio de desemprego e aguardando verificações de estímulo. Portanto, quando um telefonema ou e-mail de alguém que pretende ser um banco ou um funcionário do governo chega, é mais difícil ignorarmos.
Além disso, com tantas pessoas sendo obrigadas a trabalhar em casa, nossos dispositivos pessoais de tecnologia tornaram-se um alvo atraente para quem quer se infiltrar nas empresas.
Embora haja poucos dados sobre a extensão dessas atividades sombrias, especialistas em segurança disseram ter visto um aumento nos golpes invadindo nossas caixas de entrada, telefones e sites. No mês passado, a Comissão Federal de Comércio emitiu um aviso, aconselhando as pessoas a não responderem às comunicações digitais daqueles que alegam ter informações sobre cheques do governo, entre outros esquemas.
“É uma caixa de oportunidades da Pandora que eles podem aproveitar”, disse Sam Espinosa, executivo da Next Caller, que desenvolve tecnologia para detectar chamadas fraudulentas. “A primeira vez que você lida com o desemprego pode não ser a hora em que pensa: ‘Isso é um fraudador’.”
Em uma pesquisa realizada pela Next Caller na semana passada, 37% dos entrevistados disseram acreditar que haviam sido alvo de fraudes e golpes relacionados ao coronavírus, ante 32% no mês passado. Além disso, 44% disseram que se sentiam mais vulneráveis à fraude agora que seus negócios lhes permitiam trabalhar em casa.
Conversei com especialistas em segurança sobre alguns dos golpes mais importantes e maneiras de nos proteger. Aqui está um guia do que não cair.
Sites Falsos
Até as coisas mais simples, como comprar uma garrafa de desinfetante para as mãos , parecem difíceis agora. Muitos de nós procuramos ansiosamente a web em busca de soluções. Os fraudadores estão tentando capitalizar nosso comportamento criando sites falsos.
Alguns sites fraudulentos parecem clones de sites governamentais legítimos que contêm informações sobre o Covid-19, mas também exibem anúncios maliciosos solicitando suas informações pessoais. Outros sites falsos são lojas que fingem vender máscaras faciais e material de limpeza, mas existem apenas para coletar as informações do cartão de crédito. Em seguida, os golpistas podem usar as informações fornecidas involuntariamente para obter acesso às suas finanças.
“O número de sites e lojas que surgiram em todo o lugar aumentou”, disse Ron Culler, diretor sênior de tecnologia e soluções da empresa de segurança ADT Cybersecurity. Logo depois que o governo começou a emitir cheques de estímulo, ele disse, os golpistas registraram 15.000 sites falsos que se apresentavam como IRS para roubar informações pessoais e financeiras das pessoas.
Aqui estão algumas medidas para se proteger de sites fraudulentos:
Verifique o URL do site
Um site falso pode parecer idêntico a um site governamental ou bancário, mas o nome de domínio na barra de endereços é uma revelação falsa. Clique na barra de endereços e procure por domínios que terminem em “com.co”, “.ma” ou “.co”, em vez de domínios mais legítimos, como “.com” ou “.org”.
Instale um bloqueador de anúncios
Para impedir que seu navegador carregue um anúncio obscuro buscando suas informações pessoais, você pode baixar uma extensão de bloqueio de anúncio para o seu navegador. Para navegadores de computador, eu recomendo uBlock Origem, e em iPhones eu recomendo 1Blocker X .
Chamadas fraudulentas
Robocallers têm uma reputação de parecer idiotas, mas, na realidade, trabalham duro pelo seu dinheiro e são engenhosos.
Eles fazem o dever de casa com você e se adaptam às suas respostas. Na maioria das vezes, eles “falsificam” números de telefone, manipulando redes telefônicas para tocar seu telefone a partir de números dos quais não estão realmente ligando – incluindo dígitos que pertencem ao seu banco ou a uma agência governamental.
Em casos extremos, dois golpistas trabalham juntos – um está no telefone com o banco e o outro no telefone com você – solicitando informações pessoais para que eles possam imediatamente enganar o agente de suporte ao cliente do banco para conceder acesso à sua conta.
“O que eles estão procurando é qualquer rachadura no sistema”, disse Espinosa. As chamadas de alto risco para instituições financeiras são 50% mais altas do que antes da pandemia, de acordo com sua empresa, que monitora o número de chamadas potencialmente fraudulentas sendo feitas para as empresas. Um banco está recebendo mais 6.000 ligações de alto risco por hora, disse ele.
Então, aqui está o que fazer:
E-mail e mensagens de texto
O phishing, no qual um fraudador representa alguém para solicitar suas informações pessoais, é um dos golpes mais antigos da Internet. Mas isso ainda acontece porque funciona.
Os fraudadores se adaptaram ao ciclo de notícias em constante mudança na pandemia. Em e-mails e textos, eles usaram vários disfarces, fingindo ser a Organização Mundial de Saúde, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a Receita Federal e muito mais, de acordo com a ADT.
Seus e-mails e textos pretendem ter informações sobre o vírus ou como as pessoas podem obter assistência financeira. Mas suas mensagens freqüentemente contêm links para sites que solicitam informações pessoais ou baixam arquivos que contêm malware.
Aqui está o que procurar:
Sua casa (agora seu escritório)
O que há de único na pandemia é que milhões de trabalhadores de escritório estão trabalhando em casa. Isso significa que os ataques às nossas empresas estão sendo cada vez mais direcionados a nós em casa. Os hackers que tentam roubar informações de uma empresa podem atacar nossas contas pessoais de email ou redes domésticas, disse Culler.
A responsabilidade é nossa: seguir algumas práticas recomendadas para proteger a segurança de dados de nossos empregadores, além da nossa, disse ele.
Essas etapas incluem:
Todas as precauções acima podem parecer complicadas, mas, em caso de dúvida, volte para algo que aprendeu na infância e dê uma reviravolta: nunca converse com estranhos, especialmente quando eles solicitarem suas informações pessoais.
Fonte: The New York Times
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