Em nova atualização, o aplicativo mostra ícone que dá acesso a catálogo de produtos; pagamentos continuam barrados pelo BC
O WhatsApp já é usado para vender produtos e serviços, pelo menos, desde 2015. Em 2018, ele ganhou uma versão voltada a pequenas e médias empresas, o WhatsApp Business, que tinha mais recursos para facilitar a organização e gestão de clientes. Agora, o aplicativo ganhou um novo botão de compras para encurtar o caminho entre a conversa e aquisição de um produto.
O botão tem o ícone de fachada de loja e leva o usuário a um catálogo de produtos, que deve ser montado pela loja. Ao lado dele, ficará um botão de compras, já disponível na versão mais recente do aplicativo.
Segundo o WhatsApp, mais de 175 milhões de pessoas usam o WhatsApp Business diariamente para se comunicar com empresas. Segundo uma pesquisa da consultoria Accenture, de julho deste ano, 83% dos brasileiros já utilizam o WhatsApp para fazer compras — e 37% deles consomem produtos de grandes empresas. Nos negócios de pequeno porte, a prevalência é ainda maior: 64%. E se engana quem pensa que o uso é ocasional. A pesquisa mostra que 59% fazem compras pelo menos uma vez por semana.
Fonte: Exame