O WhatsApp Beta para Android enfim liberou o recurso para verificar automaticamente os códigos de segurança de uma conversa criptografada. A mudança foi anunciada em abril, em meio a um pacote de recursos para proteger contas, e com previsão de chegada pelos meses seguintes, e só apareceu agora versão de testes.
A verificação automática atua nas conversas protegidas com criptografia de ponta a ponta e atesta se a conexão com a outra pessoa é segura. Antes disso, só era possível verificar a segurança de forma manual, a partir de um código de 60 dígitos ou de um QR Code.
O procedimento manual tem algumas limitações e exige que o destinatário usasse o próprio celular para concluir a checagem. A operação automática permite conferir se as conversas estão seguras de forma mais rápida e pelo próprio aparelho.
Para isso, o WhatsApp usa uma chave de comunicação conhecida como Auditable Key Directory (AKD), baseada em uma biblioteca de código aberto.
A novidade apareceu na versão 2.23.19.15 do Beta do WhatsApp para Android. De acordo com o WABetaInfo, somente um grupo limitado de testadores recebeu o recurso. Então, é necessário ter paciência até que o mecanismo apareça na versão estável do mensageiro.
Fonte: CanalTech