Em um mundo cada vez mais conectado e intermediado pela internet, que nos ajuda a encurtar distâncias no âmbito pessoal e profissional, fatores como a velocidade, estabilidade e segurança de rede passam a ser cada vez mais importantes. Com o aumento gradativo no número de dispositivos ligados à internet que fazem parte do dia a dia, a conectividade já vai muito além de computadores e smartphones, impulsionando a tecnologia a evoluir para conseguir atender à todas essas demandas.
Uma demonstração clara do progresso tecnológico são os avanços dos padrões de internet sem fio, como no caso do Wi-Fi 6 – a mais nova geração de Wi-Fi. Alterando a forma de se conectar e consumir informações, o padrão de rede 802.11ax veio para suprir as necessidades dos espaços e dispositivos inteligentes, fornecendo uma rede mais rápida, eficiente, flexível e escalável em comparação ao seu predecessor, o Wi-Fi 5.
Para você entender melhor esse progresso, fizemos uma lista com quatro vantagens do Wi-Fi 6. Confira a seguir!
1. Velocidade
Ninguém gosta de ficar esperando um tempão para um vídeo carregar ou para baixar um arquivo, não é mesmo? Isso é influenciado pela capacidade da internet de transferir dados. O Wi-Fi 5 tem, em geral, capacidade entre 3.5 e 6.9 Gb/s, já o novo padrão, o Wi-Fi 6, oferece até 9.6 Gb/s de velocidade, proporcionando um ambiente digital mais rápido e, consequentemente, otimizando o uso da internet no dia a dia.
2. Conectividade
Essa velocidade mais rápida significa que, além de carregamentos e downloads mais velozes, a rede Wi-Fi 6 pode distribui-la em mais equipamentos, sem deixar a conexão lenta ou instável.
A quantidade de dispositivos conectados depende, é claro, do roteador utilizado. Enquanto existem diversas opções no mercado, a Huawei tem equipamentos que já são capazes de se conectar a mais de 200 aparelhos sem perder a velocidade ou congestionar a rede.
3. Estabilidade
No entanto, de nada adianta velocidade sem constância de conexão. A estabilidade, por tanto, é fundamental e depende da emissão de sinal, que, dentro de sua área e de alcance, é mais forte no Wi-Fi 6 do que em seu antecessor. A sexta geração de Wi-Fi tem modo de modulação de amplitude de quadratura (QAM) de 1024, diminuindo oscilações e interferências no sinal mesmo com o uso intenso, como em ambientes corporativos, comerciais ou em casas inteligentes.
4. Segurança
Enquanto os antigos padrões de rede não tinham obrigação de utilizar o WPA3, o Wi-Fi 6 necessariamente faz uso do protocolo, como manda a organização Wifi Alliance. Isso significa que os usuários têm mais uma camada de proteção de rede sem comprometer a performance.
O WPA3 tem nível de criptografia elevado tanto na versão comercial quanto na de uso pessoal em comparação com o WPA2 — que tem outras falhas de segurança como uso de chave pré-compartilhada (PSK).
Fonte: Tecmundo