O YouTube anunciou nesta segunda-feira (09) uma série de mudanças na sua plataforma de vídeos para valorizar conteúdo noticioso de verdade e combater a desinformação e as notícias falsas. Para isso, o site e os apps do YouTube devem trazer pelo menos três novidades importantes.
A página inicial do YouTube vai ganhar seções dedicadas a notícias vindas de fontes confiáveis, com credibilidade determinada pelo próprio algoritmo de busca da Google. A identidade do canal será cruzada com o histórico de citações da fonte por outras publicações, entre outras variáveis. Com isso, o YouTube vai buscar dar preferência para o jornalismo profissional em vez de promover vídeos de canais de entretenimento que, por acaso, resolveram falar sobre algum fato noticioso.
Teremos também mudanças na tela de buscas do YouTube. Ao pesquisar algum fato histórico importante no YouTube, como o pouso na Lua pela NASA, os espectadores verão um primeiro resultado em texto vindo de fontes como a Wikipédia e a Enciclopédia Britânica. A ideia é mostrar informações “oficiais” antes de qualquer outro vídeo.
Os primeiros vídeos no resultado dessa busca também serão ordenados de acordo com a credibilidade da fonte, seguindo basicamente os mesmos critérios usados para colocar vídeos de jornalismo profissional na tela inicial do YouTube.
A terceira mudança tem a ver com notícias em desenvolvimento, de acontecimentos sendo cobertos pela imprensa de forma contínua. Durante tiroteios nos EUA, muitos vídeos mentirosos ou com títulos caça-cliques acabaram aparecendo nos resultados antes de publicações de agentes noticiosos de credibilidade, disseminando desinformação. Agora, quando alguma pessoa pesquisar sobre esse tipo de acontecimento no YouTube, a plataforma poderá mostrar primeiro alguns artigos escritos antes dos vídeos, todos vindos de publicações de confiança.
Isso deve ajudar a evitar a disseminação de fake news no YouTube. Isso porque, em momentos como a cobertura de um evento importante, jornalistas normalmente focam seus esforços inicialmente em escrever artigos detalhados. Só depois é que se preocupam com a produção mais longa e demorada de vídeos. Nesse meio tempo, entretanto, é perfeitamente possível que canais não profissionais comecem a publicar conteúdo impreciso ou mentiroso acerca do acontecimento.
Todas essas novidades já vinham sendo testadas pelo YouTube com alguns usuários, mas, a partir de agora, serão distribuídas gradativamente para todos os espectadores da plataforma. “O YouTube tem a responsabilidade de tornar fones confiáveis disponíveis imediatamente, oferecer conteúdo para ajudar pessoas a tomarem suas próprias decisões e apoiar o jornalismo com tecnologia que faz as notícias prosperarem”, disse o chefe de produto do YouTube Neal Mohan em um comunicado oficial sobre as novidades.
Fonte: Tecmundo