Please enable JS

Blog

reuniao

10 hábitos que vão ajudá-lo a desenvolver seu carisma

20 de dezembro de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Se você quer ser mais carismático e construir mais relacionamentos positivos será necessário desenvolver certos hábitos. Confira 10 dicas que vão ajudá-lo a construir características importantes das pessoas carismáticas

Você já deve ter percebido que certas pessoas têm a capacidade nos fazer sentir mais importantes imediatamente. Isso se chama carisma. Felizmente a característica pode ser desenvolvida aos poucos, garantindo melhoras em todos os relacionamentos da sua vida. Se você, assim como as pessoas carismáticas, tem o desejo de fazer com que os outros se sintam mais especiais e motivados, certos hábitos podem ajudar. Confira como você pode ser alguém mais carismático e, por consequência, construir e manter grandes relacionamentos, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

1. Escute mais e fale menos
Se você quer ser uma pessoa carismática, mostre que está interessado no que os outros têm a dizer. Faça perguntas, mantenha contato visual, sorria. O segredo é responder, tanto verbal quanto não verbalmente. Isso mostra às pessoas que você as considera importantes. Evite oferecer conselhos a não ser que eles sejam pedidos, escutar é mais eficiente que dar conselhos para mostrar que você se importa. Isso acontece porque os conselhos fazem com que você se torne o objeto da conversa e não mais a pessoa. De maneira geral, fale apenas quando tiver uma contribuição importante. E, nesse caso, lembre-se de que a contribuição deve ser importante para a outra pessoa e não para você.

2. Não pratique a audição seletiva
Certas pessoas são incapazes de escutar o que as outras têm a dizer a não ser que isso as beneficie de alguma maneira. Talvez você mesmo já tenha feito algo parecido, ainda que involuntariamente. Entretanto, se você quer ser carismático, deve evitar o comportamento. Pessoas verdadeiramente carismáticas ouvem atentamente a todos, independentemente das vantagens que o assunto possa representar.

3. Concentre-se nas outras pessoas
Embora você acredite ser uma pessoa carismática e atenciosa, provavelmente já cometeu alguma gafe como ignorar o que outras pessoas estão dizendo para manter a atenção ao seu telefone ou coisa parecida. Esse comportamento é completamente anti-carismático. Se você realmente quer se conectar com as pessoas, precisa se concentrar exclusivamente nelas. Dê toda a sua atenção ao momento, ouça o que elas têm a dizer e ignore possíveis distrações como o celular, a TV e o computador.

4. Dê antes de receber
Nunca pense no que você pode ganhar ao desempenhar determinada atividade. Manter o foco no que você pode oferecer às pessoas é um comportamento carismático. Se doar é a única maneira de estabelecer um relacionamento com conexões reais. Ao pensar, mesmo que por um breve momento, no que a pessoa pode oferecer, você mostra que está interessado apenas em usá-la para benefício próprio.

5. Não seja vaidoso
Se você está preocupado com a sua capacidade de desempenho e a enorme quantidade de coisas importantes que faz, acaba por se tornar vaidoso, pretensioso e arrogante, o que destrói muitas relações, sejam elas pessoais ou de trabalho.

6. Entenda que os outros são mais importantes
Você já conhece a si mesmo: sabe quais são suas opiniões, perspectivas e pontos de vista. De fato, tudo isso é importante para que você seja quem é. Entretanto, você não pode aprender mais nada a partir da personalidade já estabelecida. Por isso, é preciso entender que o outro é mais importante, já que pode ensinar outras coisas a você. Lembre-se: embora você conheça a si mesmo, ainda não sabe quais são os sonhos, opiniões e perspectivas das outras pessoas. É isso que vai ensinar a você novas lições.

7. Orgulhe-se das conquistas alheias
Mantenha em mente que você não precisa ser sempre o único a brilhar. Orgulhar-se das conquistas de outras pessoas diz muito mais sobre você do que sobre elas. Mostre que você está realmente satisfeito pelo sucesso dos outros, faça elogios e ressalte comportamentos bons. Isso mostra que você está atento ao que acontece ao seu redor e, mais que isso, que você se importa.

8. Escolha suas palavras
Ainda que as atitudes sejam mais definitivas, as palavras têm forte influência sobre as atitudes dos outros. Por isso, tenha cuidado ao fazer críticas e sugestões. Concentre-se em compartilhar palavras positivas, para que as pessoas se sintam incentivadas a continuarem oferecendo seu melhor.

9. Não aponte erros alheios
Ainda que você ache muito interessante conversar sobre o que deu errado na vida alheia, essa é uma atitude completamente não carismática. Evite esse tipo de comentário, apontar falhas e erros alheios não pode ajudá-los a não ser que você tenha uma contribuição positiva para fazer a partir disso.

10. Admita suas próprias falhas
Ao contrário dos erros alheios, os seus devem ser reconhecidos e refletidos. Lembre-se de que todos estão sujeitos a isso e procure entender o que ocasionou aquele erro, bem como o que você pode fazer para evitá-lo no futuro. Aprender com as situações negativas vai ajudá-lo a ser melhor no futuro.

Fonte: Universia

Posts relacionados

abc