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UTM: o que é e como usar os parâmetros em sua estratégia de marketing

14 ferramentas de marketing digital indispensáveis para a sua estratégia!

9 de novembro de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Se você parar para refletir um pouco sobre marketing digital, vai ver que não é mais uma questão de ter ou não uma estratégia que lhe traga visibilidade online. A verdade é que, sem trabalhar sua empresa em site, blog e redes sociais, você corre até o risco de não ser lembrado. E um fato claro sobre isso: quem não é lembrado tem o faturamento comprometido.

A gente já caminhava para essa necessidade de explorar mais o digital, mas a pandemia causada pela COVID-19 acelerou todo o processo e acabou trazendo prejuízos para quem não pensava em ferramentas de marketing digital nem nada do tipo.

Um estudo da Intelligenzia mostra alguns dados interessantes. Cerca de 40% das empresas B2B não estavam preparadas para a realidade da pandemia e 86,8% precisaram reestruturar suas ações, adequando-as ao momento atual.

Com isso em mente, trouxemos um guia sobre as ferramentas de marketing digital que vão ajudar na sua estratégia como um todo, facilitando a automação de marketing e trazendo dados imprescindíveis à inteligência do negócio. Vamos começar?

Por que você precisa de ferramentas de marketing digital?

Implementar uma estratégia de marketing pede que você tenha, de forma esclarecida, quais são os seus objetivos e um conhecimento detalhado do negócio, incluindo aí pontos altos e baixos, conhecimento do público etc.

Assim, para cada objetivo, algumas ferramentas se tornam imprescindíveis. Por exemplo, se você quer engajar melhor os leads ou ganhar novos contatos, precisa de uma ferramenta de e-mail marketing que traga diversas possibilidades, como templates de e-mail e integração com o sistema de CRM.

O interessante das ferramentas de marketing digital é que elas otimizam a execução de diversas tarefas e ainda:

facilitam a automação de processos, trazendo ganho de agilidade e produtividade da equipe — que pode focar a estratégia e automatizar as tarefas repetitivas;

permitem reduzir os custos, uma vez que trazem diversas funções, fazendo com que a própria equipe dê conta das ações;

podem ser integradas com outras ferramentas, tornando o fluxo de tarefas mais simples e otimizando toda a comunicação;

trazem dados e inteligência à sua estratégia de marketing. Afinal, seu CRM, ao ser integrado com uma ferramenta de vendas, permite que a qualificação de leads seja rapidamente identificada e repassada à equipe que vai dar sequência à venda.

  • ferramentas para gestão de projetos;
  • plataformas de análise competitiva e pesquisa;
  • ferramentas de análise de performance;
  • ferramentas para relacionamento com cliente;
  • ferramentas para gestão de canais;
  • ferramentas de produção.

Para começar ou aprimorar a sua estratégia, o melhor, como dissemos, é listar os objetivos do seu negócio, que podem ser:

  • ranqueamento eficiente nos motores de busca;
  • taxas de conversão mais altas;
  • fidelização de clientes;
  • trazer mais tráfego para seu blog, site ou e-commerce;
  • aperfeiçoar o engajamento nas redes sociais.

Ao entender quais são os objetivos, você poderá escolher de uma maneira mais acertada as principais ferramentas. Com isso em mente, exploramos melhor os tipos de ferramenta mais usados no marketing digital.

Ferramentas para gestão de projetos

A ideia de usar uma ferramenta que permita uma gestão de projetos eficiente faz com que toda a equipe esteja a par do andamento das tarefas, favoreça a comunicação, permita criar dashboards para projetos ou clientes e quebre o todo da entrega em tarefas menores.

Um extra desse tipo de ferramenta é a integração com seu e-mail e envio de notificações a todos conforme as etapas de um trabalho vão sendo cumpridas, afinal, o alinhamento da equipe faz toda a diferença!

Plataformas de análise competitiva e pesquisa

O marketing vive também de benchmarking, compreendendo como a estratégia da concorrência pode impactar seus resultados. Em termos de pesquisa em buscadores, também é válido entender as principais palavras-chave utilizadas.

Muitas vezes, são as posições em uma SERP que definem a venda, por isso, é interessante também monitorar esses resultados com frequência a fim de que sua marca não fique para trás.

Ferramentas de análise de performance

Não basta publicar sua estratégia e esperar os resultados. Quando você os acompanha, em um constante monitoramento de performance, pode adaptá-la e, assim, melhorar os resultados. Também é possível ter mais insights para que você ganhe em inteligência no marketing digital.

Pensando na performance de blogs e sites, alguns sistemas de CMS já contam com um dashboard que traz esses números. Dessa forma, é possível fazer uma ótima gestão das informações, como é o caso do CMS Hub.

Ferramentas para relacionamento com cliente

O CRM é uma das principais nessa categoria e traz informações e insights muito ricos sobre os seus possíveis ou atuais clientes. Como ao controlar automaticamente as interações, ter um dashboard que dá mais visibilidade sobre o status de cada lead permite a conversa com prospects e reúne os contatos em um só lugar — eliminando as diversas planilhas.

Além dessa, ferramentas de vendas que estejam integradas com o CRM também vão trazer mais possibilidades de conversão.

Os bônus do CRM

Contar com um sistema de CRM é fundamental para que você conheça melhor seus clientes e possíveis clientes, fazendo ações que garantam fidelização. Com envio de e-mail contendo promoções específicas, cumprimentos em aniversários e conteúdos de acordo com os interesses das pessoas, a segmentação é mais exata e traz mais resultados.

Ferramentas para gestão de canais

Essenciais em controlar as publicações e monitorar os resultados, seja das redes sociais ou do blog. Elas também são importantes para que você agende as postagens, fazendo com que o dia a dia fique mais produtivo.

Ferramentas de produção

São como as de marketing de conteúdo, que permitem criar landing pages e newsletters sem ajuda de desenvolvedores e ajudam a conquistar um tráfego mais direcionado.

Quais são as principais ferramentas de marketing digital?

  • Asana;
  • Basecamp;
  • Trello;
  • Slack;
  • MozBar;
  • SEMRush;
  • Buzzsumo;
  • Google Analytics;
  • HootSuite;
  • Instamizer;
  • HubSpot CRM;
  • Sales Hub;
  • CMS Hub;
  • Marketing Hub.

Nós reunimos as principais ferramentas de marketing digital referentes às funções citadas anteriormente. A seguir, trazemos as principais features de cada uma.

  1. Asana

A Asana tem um dashboard muito intuitivo e fácil de gerenciar, de acordo com o andamento dos projetos. Permite reunir todos da equipe e é extremamente visual, o que facilita a compreensão. Um dos pontos altos é o quadro Kanban, que ajuda a priorizar entregas.

  1. Basecamp

O Basecamp foi todo pensado para o trabalho remoto, com chat e compartilhamento de arquivos, planilhas e imagens. Também faz check-ins automáticos, agenda entregas e dá mais integração ao time.

  1. Trello

O Trello tem um quadro de Kanban muito maleável e simples de organizar, fazendo com que todos saibam em que pé estão todas as tarefas. Outro ponto vantajoso: ele conta com alguns gatilhos baseados em regras que você mesmo cria.

  1. Slack

O Slack traz uma organização de comunicação que implica em mais produtividade. É possível organizar as conversas e marcar as que têm prioridade de resposta. Também é possível ter canais para cada projeto.

  1. MozBar

A extensão MozBar (Chrome e Firefox) permite que você analise sites diversos no que diz respeito à prática de SEO e entenda como seu negócio está posicionado diante da concorrência.

  1. SEMRush

O SEMRush ajuda na sua visibilidade online, com insights sobre pesquisa orgânica, palavras-chave, auditoria de conteúdo, entre outros. Uma ferramenta bem completa pensando em seu marketing como um todo.

  1. Buzzsumo

O Buzzsumo faz com que você entenda os conteúdos mais relevantes a serem trabalhados, seja em seu blog, site ou redes sociais. Também apresenta um panorama sobre influenciadores.

  1. Google Analytics

É essencial a quem tem e-commerce, site e blog, pois o Google Analytics sinaliza a trajetória do visitante em seu site. Você ganha informações preciosas, por exemplo, de onde vem o tráfego, quais as páginas mais visitadas, taxa de rejeição, de abandono de carrinho, entre outras.

  1. HootSuite

O HootSuite auxilia no planejamento, criação e agendamento de conteúdos de suas redes sociais, além de monitorar e responder o público, otimizando a interação.

  1. Postgrain

Focado no Instagram, o Postgrain deixa que você gerencie todas as interações e publicações. A busca por palavra-chave também ajuda a encontrar as conversas de maneira rápida.

  1. HubSpot CRM

O CRM da HubSpot é muito completo em funções, como visibilidade total do pipeline de vendas, chat e chatbot para conversar com prospects e registro automático das atividades. Vale dizer que é uma ferramenta 100% gratuita.

  1. Sales Hub

O Sales Hub automatiza processos que faz com que o time de vendas trabalhe melhor as propostas, como criação de e-mails, registro automático de dados, follow-up de relacionamentos etc.

  1. CMS Hub

Você conta com toda a facilidade para criar e gerenciar seu site a partir do CMS Hub. Há templates prontos, dashboard com informações de tráfego, ajuda com palavras-chave, além de relatórios variados.

  1. Marketing Hub

O Marketing Hub é uma ferramenta pensada para aumentar o tráfego e converter mais visitantes com a possibilidade de criar landing pages, fazer automação, análises e muito mais.

O ideal é que, antes de escolher as ferramentas, você pesquise sobre integrações e funcionalidades de modo a entender quais serão mais acertadas à sua equipe e modelo de negócio. Ler reviews e entender quais opções a sua concorrência usa também ajuda na decisão.

Com as ferramentas de marketing digital certas, todas as tarefas ganham em produtividade e inteligência. Além disso, a equipe fica mais engajada e os resultados começam a surgir em pouco tempo.

Fonte: Hubspot

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