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Executivas dão dicas de livros para inspirar mulheres à liderança

3 livros sobre Marketing para você ler nesse fim de ano

30 de outubro de 2023 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Se atualizar por meio de livros ainda é uma das escolhas favoritas dos profissionais de Marketing. Talvez por isso, muitos executivos sigam apostando em lançar novas obras para orientar seus pares no mercado com o que há de novo e com aquilo que aprenderam ao longo de sua jornada profissional.

Agora em outubro, Igor Pinterich, Gustavo Esteves e João Branco lançaram suas obras que servem como guia a todo profissional de Marketing. Cada um traz a sua expertise, seu olhar e sua vivência para complementar o trabalho de quem está vivendo o Marketing no dia a dia.

Conheça os lançamentos e como cada um deles pode te ajudar.

O poder do naming

Com a crescente dinâmica do empreendedorismo, nomear uma empresa, serviço ou produto é tarefa que requer atenção, podendo fazer toda a diferença. Entre os aspectos comerciais e de Marketing, cada vez mais o naming tem merecido dedicação como parte da estratégia para se diferenciar no mercado. Tanto é assim que resultou no livro O poder do naming – Como criar nomes de sucesso para sua empresa, marca ou produto, do publicitário Igor Pinterich e publicado pela Summus Editorial.

Enquanto descreve diversos casos de organizações brasileiras e internacionais, Igor Pinterich apresenta uma metodologia para auxiliar na escolha do nome, mostrando exemplos bem-sucedidos, outros que comprometeram o resultado e curiosidades ao longo da história.

Segundo o autor, o objetivo vai além de subsidiar aos que estejam em fase de criar uma empresa. “A intenção é mostrar que não se trata apenas de criatividade, mas também de ter mais critérios para decidir sobre um nome ou outro, já que esse nome, na estratégia geral, é uma das variáveis mais importantes para uma construção de marca sólida”, afirma o autor. Ele comenta que conhecer mais sobre a metodologia pode evitar as consequências de uma eventual troca e os prejuízos que isso implica.

No livro é possível conhecer uma metodologia prática que cria as condições para chegar ao nome ideal (ou o mais perto disso). Pinterich categoriza cada tipo de nome e suas diferentes funções, assim como aborda todos os aspectos que devem ser considerados para garantir o sucesso do nome — da noção semântica à arquitetura de marca. Usando a metodologia SNP, criada pelo autor e testada com clientes de vários setores, o leitor terá muito mais segurança para escolher um nome estratégico e alinhado com a filosofia e a cultura do negócio.

Menos achismo, mais dados

Em Menos Achismo, Mais Dados, lançamento da DVS Editora, o professor e especialista em Analytics Gustavo Esteves defende que as informações coletadas em massa são o combustível de empresas de todos os portes e segmentos, pois têm o poder de transformar especulações em decisões embasadas.

Segundo o autor, quem souber utilizar os dados da forma correta sairá na frente no mercado atual. Para isso, o especialista oferece um guia prático que ajuda a ampliar a capacidade analítica e permite adotar métricas sociais e de negócios, implementar KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de Desempenho) e desenvolver senso de prioridade.

CEO da Métricas Boss, Gustavo Esteves atuou em mais de 3 mil projetos de consultoria e auditoria de analytics. Destes, mais de 90% precisaram de intervenção para melhorias, revelando a urgência e a necessidade de entendimento de como a área funciona.

O especialista conta como cada segmento da área de dados é dividido, apresenta as principais métricas da web separadas por tipo de negócio ou estratégia e mostra como analisar essas informações dentro de um processo desenvolvido por ele mesmo, embasado em cases reais. Esteves destaca ainda como aproveitar esse conhecimento para reduzir custos indevidos e encontrar melhores soluções para problemas de negócios.

Menos Achismo, Mais Dados é destinado aos profissionais, estudantes e empreendedores que buscam novas perspectivas para os negócios digitais. Com este livro, eles serão capazes de, finalmente, entender aqueles números aparentemente abstratos que os analistas apresentam de forma quase incompreensível. Os leitores também estarão aptos a utilizar as informações na prática para gerar mais leads, clientes e faturamento.

Desmarketize-se

João Branco, eleito por diversas vezes como um dos melhores profissionais de Marketing do Brasil, apresenta seu novo livro “Desmarketize-se”. Publicado pela Editora Gente, a obra busca trazer um novo olhar ao universo publicitário, por meio de toda a experiência de mais de vinte e cinco anos de carreira do autor.

Após o sucesso do lançamento do seu best-seller “Dê Propósito”, o autor traz uma nova perspectiva para profissionais que buscam evoluir e atrair consumidores em uma sociedade que muda constantemente. Tudo isso sem receitas mágicas, guias ou manuais infalíveis de teorias para o sucesso. Em 24 horas do início da pré-venda, o livro entrou para a lista dos mais vendidos da Amazon.

O lançamento traz ainda análises valiosas de uma pesquisa exclusiva feita com mais de mil brasileiros. O estudo questionou os entrevistados sobre o que eles mudariam nas propagandas, qual a reputação das profissões, se o mundo ficaria melhor ou pior sem marqueteiros, e validou a importância de se repensar em um novo tipo Marketing, mais amigo, mas que funcionará no futuro.

Rony Meisler, CEO da Ar&Co e co-fundador da Reserva, é quem assina o prefácio do “Desmarketize-se”, onde descreve a trajetória do autor dentro do universo do Marketing. Meisler retrata João Branco como um “head de propósito” e prepara os leitores para uma leitura leve e única.

Fonte: Mundo do Marketing

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