Please enable JS

Blog

5 dicas de gestão financeira para um 2021 melhor para sua empresa

11 de junho de 2021 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Começar o novo ano com o pé direito é um dos primeiros desejos de todos os empreendedores brasileiros. Que tal focar no que depende de você como gestor?

Expectativas de um ano melhor surgem na cabeça dos empresários, mais um motivo para começar organizar a gestão financeira da empresa para que 2021 seja iniciado com o pé direito e sem muitas pendências.

O fato de realizar o planejamento já demonstra um grande interesse do gestor em adotar as boas práticas administrativas. Dessa forma, será muito mais fácil encontrar o caminho para dar um novo rumo aos negócios.

Todo mundo sabe que 2020 foi um ano cheio de desafios, afinal, muitas empresas não conseguiram resistir e fecharam as portas. Ninguém sabe como a economia vai se comportar ainda, no entanto, não dá para ficar parado esperando.

É necessário agir e imaginar desde os cenários mais otimistas até os mais pessimistas.

Diante disso, o melhor caminho é o planejamento, confira algumas dicas!

Enumere todas as pendências financeiras da empresa

Pra ter uma gestão financeira melhor em 2021 é fundamental começar o ano sabendo de todas as dívidas, dessa forma, fica mais fácil elaborar estratégias para sair da confusão.

Dificilmente uma empresa sairá de 2020 ileso, com toda essa questão da pandemia acumularam-se dívidas ao longo do ano. Por isso, é fundamental é criar uma planilha pela ordem de urgência para correr atrás de negociações com os credores.

Ademais, todo o começo de ano é difícil, diante disso, é necessária a redução de custos para conseguir pagar as despesas básicas dos primeiros meses.

É importante que esse orçamento seja bem planejado.

Monte previsões para diferentes cenários

O ano de 2021 pode ser melhor ou pior, ainda não é possível ter uma visão ampla, afinal, a pandemia não terminou.

Por isso, os gestores precisam saber lidar com essas distintas possibilidades. Ter uma programação que mostre situações diante de cenários otimistas e pessimistas é o melhor caminho para não precisar abandonar todas as metas.

Todavia, para fazer essas previsões, é importante que as finanças da empresa não estejam muito comprometidas. Por isso, é necessário ter o controle das dívidas e sempre contar com uma reserva para emergências.

Estipule metas

Toda a empresa precisa de um direcionamento, afinal, sem isso é como dirigir um veículo sem rumo.

Depois de realizar todas as análises de pendências e fazer as previsões para 2021, é essencial definir os objetivos e as prioridades.

Não importa quais sejam as metas, elas precisam ser definidas para criação de estratégias que guiarão seus próximos passos.

É fundamental saber onde a empresa precisa chegar para então traçar um plano que guie os próximos passos.

Monte um plano de ação

Não adianta fazer uma excelente gestão financeira para 2021 e não criar um plano de ação com base nas informações levantadas.

Agora que você já possui todo o levantamento das dívidas, previsões de diferentes cenários e as metas criadas, então, é a hora de determinar tudo o que será feito para manter as finanças controladas e atingir os objetivos.

Criar pequenas metas ajudam que as mesmas não caiam no esquecimento. Portanto, elabore um cronograma com metas mensais e faça uma descrição de todas as ações que devem ser tomadas dentro desse período.

Com todo o cronograma desenhado, os colaboradores da empresa vão conseguir fazer o que realmente precisa para atingir o objetivo.

Acompanhe tudo de perto

Embora o planejamento de gestão financeira para 2021 tenha sido feito de maneira rigorosa, as vezes é preciso mudar algo ao longo do caminho.

Por isso, é importante fazer um acompanhamento em todos os setores, do fluxo de caixa e do andamento das estratégias.

Diante disso, é possível cortar custos, evitar perdas e criar um plano de emergência para suprir alguma deficiência no processo.

O mais importante é não deixar a empresa à deriva, para isso, o gestor precisa assumir o comando e ter tudo sob controle.

Fonte: Administradores.com

Posts relacionados

Pandemia intensifica uso da internet por brasileiros com mais de 60 anos; veja dados!

Pandemia intensifica uso da internet por brasileiros com mais de 60 anos; veja dados!

14 de junho de 2021 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

São as pessoas que fazem a diferença

11 de junho de 2021 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Matriz de Eisenhower: melhore sua habilidade de priorização de tarefas

10 de junho de 2021 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Método Kanban: como melhorar seu fluxo de trabalho e ser mais produtivo

9 de junho de 2021 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Home office: saiba o que pega bem e o que pega mal pedir e fazer

Home office: saiba o que pega bem e o que pega mal pedir e fazer

8 de junho de 2021 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Como o RH pode fortalecer a marca empregadora?

Como o RH pode fortalecer a marca empregadora?

7 de junho de 2021 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc