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5 dicas para fazer networking do jeito certo

10 de novembro de 2022 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Não importa em que ponto você esteja em sua trajetória profissional: seja no início, logo após a graduação, seja em meio a uma transição de área, ou simplesmente na busca cotidiana por resultados cada vez melhores, cultivar e ampliar sua rede de contatos profissionais será sempre um dos ativos estratégicos mais valiosos para manter uma boa gestão de carreira.

O termo networking não se consagrou na linguagem do mundo corporativo à toa. A utilidade dessa prática é reconhecida por profissionais dos mais variados setores e níveis hierárquicos, manifestando-se, por exemplo, em relações de parceria ou mentoria fora ou dentro de uma mesma organização.

Como define a professora Mariangela Schoenacker no curso Carreira em Transição, do Administradores Premium, networking é “um processo que cria e mantém conexões interpessoais verdadeiras, que facilitam trocas de informação e conhecimento e geram ganhos para as partes envolvidas”.

Mas de acordo com Schoenacker, que atua como diretora de operações da Lee Hecht Harrison no Nordeste, é preciso ter esforço e cuidado para preservar uma boa comunidade de contatos e desfrutar de suas vantagens. Confira abaixo 5 dicas importantes listadas pela especialista sobre como fazer networking do jeito certo:

1) Organize seus contatos

Uma prática especialmente útil para quem está em início de carreira ou acabou de mudar de área é organizar seus contatos em listas. Schoenacker sugere que a primeira delas deve ser composta pelas pessoas que você já conhece: amigos de faculdade, colegas de um emprego anterior, antigos clientes ou fornecedores.

Depois, você pode fazer uma lista de pessoas que quer conhecer, porque as considera estratégicas para seus planos ou simplesmente se interessou por seu trabalho após ler um artigo ou assistir a uma palestra. A partir daí, você pode, segundo a especialista, eleger os contatos prioritários entre os nomes dessa nova lista, planejando as melhores estratégias para abordar cada um – por exemplo, através de amigos em comum ou mesmo das redes sociais.

“Para alguns você pode usar o LinkedIn, para outros o WhatsApp ou Instagram; vai depender do canal de contato mais usado por cada profissional”, explica Schoenacker.

2) Esteja aberto e disponível 

Para fazer bem seu networking, você precisa querer ajudar e saber ouvir os outros, ser acessível e agradável e estar disposto a socializar não apenas no seu ambiente de trabalho ou em eventos corporativos, mas nas mais diversas situações do cotidiano.

“Não se feche numa bolha, na sua empresa, na sua área de atuação. Esteja sempre disponível para descobrir conexões, trocar cartões em festas, no mercado, enfim”, destaca a especialista. “A qualquer lugar, sempre há a possibilidade de ampliar sua rede de contatos”.

3) Mas também não seja inconveniente

Muitos profissionais ainda pecam por confundir networking com autopromoção excessiva. “Fazer networking não é pedir emprego; é uma via de mão dupla. Esses contatos devem ser feitos com moderação, sem inconveniências”, enfatiza Schoenacker.

A professora do Administradores Premium salienta a importância de manter o respeito e o bom senso quando se espera algum retorno de um contato profissional: “Se você mandou seu currículo, por exemplo, e não obteve resposta imediata, não fique em cima. Dê um tempo de 15 dias de ‘etiqueta’ para ela responder, você não sabe o que está acontecendo na vida da pessoa, se ela foi viajar ou está muito ocupada. E sempre tenha o cuidado de agradecer pela atenção e ajuda”.

4) Mantenha os elos vivos

As vantagens de contar com uma boa rede de contatos profissionais podem não ser mesmo imediatas; muitas vezes os frutos só serão colhidos a longo prazo, anos depois da primeira abordagem. E como vale para todo relacionamento longevo, o segredo é nutrir esses laços para mantê-los fortes.

Schoenacker sugere que é sempre de bom tom trocar telefonemas, mensagens ou mesmo agendar encontros para assegurar que as portas estejam abertas de ambos os lados da relação.

5) Explore o LinkedIn

De todas as redes sociais, o LinkedIn apresenta o maior potencial como ferramenta para auxiliar seu networking.

“É muito mais do que um lugar para procurar emprego. O LinkedIn é um canal de relacionamento, de onde você pode extrair uma lista de e-mails e telefones para fazer contato, vender suas competências profissionais com a publicação de artigos, fazer pesquisas sobre determinadas empresas e suas estruturas e se atualizar como profissional”, define Schoenacker.

Fonte: Administradores

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