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5 dicas para melhorar a comunicação entre líderes e liderados

17 de novembro de 2022 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Capacitar o time em escuta ativa e mapear parâmetros para mensurar as ações são formas de agir para estreitar o relacionamento.

As lideranças são parte fundamental para garantir o bom desempenho das equipes, e isso é possível pela comunicação. De acordo com um estudo conduzido pela Stanford Graduate School of Business, menos de um quarto dos funcionários consideram seus líderes como comunicadores bem-calibrados.

Isso quer dizer que, na prática, as lideranças se comunicam muito ou pouco com seus liderados, o que pode causar falta de entendimento sobre o que é importante em determinada demanda ou fase da organização. “Muitos líderes acabam excedendo a quantidade de informações que devem ser passadas à sua equipe. Por outro lado, há quem não se comunique por considerar que este é um trabalho que deve ser parte do time de Comunicação Interna e se esquecem que a gestão de pessoas é um trabalho, acima de tudo, da própria liderança”, conta Felipe Hotz, CEO e fundador da plataforma que oferece soluções para aumentar a eficiência e performance da área de Comunicação Interna.

Como garantir uma comunicação equilibrada e efetiva entre líderes e liderados? Felipe Hotz dá 5 dicas para ajudar. Confira!

Proporcione um ambiente para trocas

Com o trabalho híbrido, ou ainda no remoto, é natural que os colaboradores se sintam mais retraídos na hora de conversar sobre pontos sensíveis com as lideranças, muitas vezes por não os conhecer bem. “O recomendado é abrir espaços para trocas descontraídas e informais. Assim, quando houver o momento de feedbacks ou conversas que demandam um nível maior de atenção, elas tendem a ser mais fluidas”, explica o executivo.

Capacite o time

“Muitas pessoas esquecem que a comunicação é uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada. Fornecer cursos que ajudam no desenvolvimento da comunicação interpessoal pode ajudar a engajar os líderes que já fazem parte da organização e, de quebra, formar potenciais comunicadores em todo o organograma”, conta Felipe.

Potencialize o fluxo de comunicação

“O termo intoxicação também vale para a comunicação com os colaboradores. Saber compartilhar a informação certa de uma forma direcionada é essencial para garantir a eficácia da comunicação interna nas organizações. Com a ferramenta do Comunica.In, percebemos um aumento de até 76% da efetividade da comunicação com públicos internos. Com o uso da solução é possível fazer uma ampla gama de segmentações de público e direcionar as mensagens que são verdadeiramente relevantes para cada um deles, o que reflete diretamente no aumento das taxas de engajamento”, afirma. Isso ajuda a garantir o equilíbrio e evita que os colaboradores se sintam ansiosos e estressados por conta do excesso ou falta de comunicação.

Entenda seu papel na automação e personalização da estratégia

Com a quantidade de dados gerados a cada instante a necessidade de simultaneamente, automatizar os processos de comunicação interna das organizações é cada vez mais urgente. Por outro lado, a liderança tem a função fundamental de unir os indivíduos de uma equipe, para que juntos possam alcançar os objetivos comuns. “Por isso, quem está nesse papel precisa identificar o que dá certo e errado sobre cada assunto, para cada membro de cada time. Conseguir ter clareza naquilo que repassa e para quem, é essencial para o bom funcionamento de uma equipe, assim como criar um ambiente de trabalho mais produtivo depende de uma comunicação saudável e personalizada também. Com a automação dos processos repetitivos sendo resolvidos pela tecnologia da maneira certa, é mais fácil formar um time estratégico de verdade e promover o crescimento dos negócios. Com o Comunica.In, houve a redução de até 65% de horas dedicadas a atividades operacionais na área de Comunicação Interna”, explica Felipe.

Respeite as preferências pessoais de comunicação

“É importante entender as percepções dos funcionários sobre a comunicação com seus líderes. Além de rodar pesquisas com os colaboradores, qualificar os profissionais para desenvolver uma escuta ativa e entender quais elementos estão funcionando bem e o que pode ser melhorado. A interação com mensagens de cuidado e interesse também é importante para promover o melhor relacionamento entre os colaboradores”, fazer a análise e mensuração dos dados de comunicação interna ajuda a descobrir qual o melhor canal para que a mensagem chegue ao time. “Existem setores que usam muito o email, outros o Whatsapp, Slack, Teams, outros preferem centralizar tudo em um app. Cada grupo de indivíduos dentro da organização tem suas preferências, que podem ser descobertas e aprimoradas para aumentar a efetividade e eficácia da comunicação interna”, finaliza.

Fonte: Mundo RH

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