Funções inúteis que rodam sigilosamente no celular drenam o pacote de dados móveis sem você perceber; saiba, a seguir, como desativar e evitar o consumo de internet
Algumas funções presentes no Android e no iPhone (iOS) podem drenar a Internet do celular sem o usuário perceber. Nestes casos, se o pacote de dados móveis for mais modesto, esse consumo silencioso se torna um problema, podendo te deixar na mão em um momento importante. Para evitar que isso aconteça, alguns ajustes podem ser feitos, como limitar a atualização automática de apps ou desabilitar o Assistente de Wi-Fi, recurso exclusivo de dispositivos da Apple. A seguir, confira cinco funções inúteis que consomem a internet do seu celular sem você perceber.
5 funções inúteis que consomem internet sem você perceber
Recursos dispensáveis do aparelho podem consumir a internet sem o usuário perceber. No índice abaixo, confira os tópicos que serão abordados nesta matéria do TechTudo.
1. Apps que usam apenas dados móveis
Um dos maiores vilões no consumo de internet no celular são os aplicativos que utilizam apenas dados móveis. Silenciosamente, esses apps atuam em segundo plano e drenam toda a franquia de internet. Para evitar esse desperdício, vale restringir o uso de dados desses aplicativos.
Se o seu dispositivo for Android, acesse “Configurações” e toque em “Conexões”. Em seguida, clique em “Uso de dados”, depois em “Protetor de dados” e toque em “Apps que podem usar dados”. Desative os aplicativos indesejados movendo o botão para a esquerda.
Já no iPhone, acesse “Ajustes” e toque em “Celular”. Na lista de apps, desative aqueles que você não deseja que utilizem dados móveis.
2. Atualizar apps automaticamente
Embora manter os aplicativos atualizados seja importante, permitir que essa atualização ocorra automaticamente pode consumir muita internet móvel. Por isso, o ideal é desativar a atualização automática ou restringi-la ao Wi-Fi.
No Android, abra a Google Play Store, toque na sua foto de perfil e vá em “Configurações”. Em “Preferências de rede”, selecione “Atualizar apps automaticamente”. Escolha a opção “Somente por Wi-Fi” ou “Não atualizar apps automaticamente”.
Em dispositivos iOS, vá em “Ajustes” e toque em “App Store”. Na seção “Downloads Automáticos”, desative a opção “Atualizações de Apps”.
3. Assistência ao Wi-Fi
A Assistência ao Wi-Fi é um recurso do iOS que, quando ativado, alterna automaticamente a conexão para os dados móveis sempre que o sinal de Wi-Fi estiver fraco. Embora seja útil para manter o usuário sempre conectado, o recurso pode consumir silenciosamente um excesso de internet sem que você perceba. Para desativá-lo, vá em “Ajustes”, toque em “Celular” e role a tela até encontrar “Assistência ao Wi-Fi”. Em seguida, mova o botão para desabilitar a função.
4. Dados em segundo plano
Se mesmo após restringir a ação de apps que usam apenas dados móveis a internet ainda esteja sendo consumida em abundância, é possível recorrer à função “Protetor de dados”. Ao ativá-la, o celular reduz o uso de dados e impede que os aplicativos funcionem em segundo plano consumindo a internet. Para isso, acesse “Configurações” e toque em “Conexões”. Em seguida, clique em “Uso de dados” e “Protetor de dados”. Por fim, habilite a função na opção “Ativar agora”.
5. Reprodução automáticas de vídeos
Por fim, uma medida importante para reduzir o consumo de internet é desabilitar a reprodução automática de vídeos. Por padrão, aplicativos de redes sociais e até o próprio YouTube iniciam a reprodução de vídeos assim que o app é aberto. No entanto, cada vídeo reproduzido automaticamente consome dados móveis. Para evitar isso, acesse as configurações de cada ferramenta e desative o recurso, especialmente quando o dispositivo estiver utilizando dados móveis.
Fonte: Techtudo