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5 passos para montar seu planejamento empresarial para 2024

29 de novembro de 2023 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

O final do ano é um período de avaliação nas equipes empresariais e em todo o ambiente corporativo sobre as metas alcançadas e o que é necessário aperfeiçoar para os próximos 365 dias. E utilizar um planejamento para basear essa análise e projeção é um diferencial importante para líderes e gestores.

Como explica a mentora de líderes Carol Castro, o planejamento empresarial é um documento norteador e definidor das ações de qualquer ambiente corporativo, ou mesmo das diferentes equipes dentro das organizações. “Sem esse documento, fica difícil atingir metas ou até mesmo defini-las. O líder e seu time passam a trabalhar no impulso, o que prejudica os resultados”, alerta a expert.

“O liderado é um espelho do que vem de cima. Se o gestor não dá o exemplo, o funcionário terá dificuldades para, por si só, definir planos e estratégias. É um efeito cascata de desorganização. Ainda que qualquer empresa tenha percalços e mudanças de prioridades, devido a questões internas e externas, quando existe um planejamento fica mais fácil lidar com alterações e imprevistos”, explica.

Para ajudar líderes e gestores empresariais a montarem um planejamento para iniciar 2024 com objetivos bem definidos, Castro lista cinco dicas abaixo. Confira:

1) Avalie sua autoliderança

Antes de conversar com a equipe para definir as estratégias do ano que vem, o líder precisa reavaliar a sua gestão no ano que termina. Ou seja, é importante que ele perceba se foi capaz de gerir as próprias demandas ou mesmo tomar decisões sobre sua equipe.

“O gestor deve avaliar em quê ele conseguiu se autoliderar, quais as demandas atingidas, aquelas que ficaram pelo caminho e as atitudes que podem ter influenciado neste processo. Não adianta alguém liderar uma equipe e não conseguir ser líder dela mesma”, salienta a mentora.

2) Realize feedback com os colaboradores

A cultura do feedback nas empresas é importante para que os líderes possam repassar pontos positivos ou negativos para os colaboradores. “O feedback é uma etapa necessária tanto para quem está à frente da equipe quanto para os liderados. Por isso, deve ser encarado como um presente, e o momento em que ele é feito precisa ser sempre programado e estar dentro da rotina de trabalho”, destaca a especialista.

Castro aponta que, no caso de um feedback no final do ano, o gestor pode, após fazer uma autoavaliação, ver quais os alcances e as dificuldades de cada membro da equipe, para que tomem conhecimento dos pontos fortes de seu trabalho ao longo do ano e aqueles a serem ajustados.

Essa comunicação deve ser praticada, porém, sem juízo de valor ou depreciação das atitudes dos colaboradores, conforme a especialista: “Apontar o que será abordado sem julgar a pessoa é importante para que ela não se sinta pressionada, ou mesmo veja o feedback como um momento ruim”.

3) Faça uma reunião geral de planejamento

A próxima etapa é reunir a equipe para traçar as estratégias do ano que se inicia. “A participação de todos é importante, pois o time não é feito somente do líder, e todos podem contribuir com os rumos traçados”, comenta Castro.

Com números e indicadores, o líder pode detalhar o momento em que a equipe ou empresa se encontra, recordar suas conquistas e desafios no ano e projetar quais devem ser os rumos e os objetivos de 2024. A mentora incentiva que o gestor aproveite essa etapa para reforçar a autogestão, ou seja, estimule os liderados a tomarem decisões e conduzirem seus trabalhos sem a necessidade de que ele esteja sempre vigilante.

4) Relembre visão, missão e valores da empresa

Durante o processo de planejamento, também é válido retomar pontos básicos da instituição, como missão, visão e valores – e não se trata apenas de explicar, mas traduzir esses elementos para os colaboradores, caso seja necessário.

“O empresário ou o líder de equipes muitas vezes quer que o colaborador tenha a mesma percepção dele sobre a empresa, mas isso não acontece sem muito trabalho, pois são pessoas diferentes, com visões de mundo diferentes. Questões como essas fazem parte do empreendedor, pois foi ele quem teve a iniciativa de criar a empresa, algo que não faz parte da história dos colaboradores. Por isso, a tradução desses elementos é necessária”, ressalta Castro.

5) Use ferramentas para traduzir o que você quer

Para que os colaboradores entendam e incorporem as questões fundamentais da empresa, em especial funcionários com pouco tempo de casa, a expert sugere que o líder conte com ferramentas como: a Análise SWOT (que identifica forças, oportunidades, fraquezas e ameaças para o trabalho); o direcionamento de objetivos e tradução deles em metas quantitativas, periódicas e realistas; e os indicadores de produtividade, capacidade e qualidade.

“Com isso, todos os integrantes do time poderão contribuir com ideias e metas para o melhor andamento da empresa na construção do planejamento do novo ano”, conclui Carol Castro.

Fonte: Administradores

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