Please enable JS

Blog

6 dicas cientificamente comprovadas para impulsionar sua criatividade

21 de novembro de 2023 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

É fácil presumir que criatividade é algo com que você nasceu ou não. Na verdade, vários estudos parecem indicar que a criatividade é um traço de personalidade estável.

Não é preciso que seja assim, no entanto. Em artigo escrito para a Inc., o palestrante e autor Jeff Haden listou seis perspectivas e estratégias para mudar esta situação.

1- Abrace uma atitude criativa

Seguindo a teoria do investimento em criatividade, criada pelo professor e psicólogo social Robert Sternberg, a criatividade começa com a decisão de que você está disposto a ir contra a multidão.

Novo e diferente, no final das contas, realmente significa novo e diferente, o que quer dizer que muitas pessoas pensarão que você está errado.

Metaforicamente, pessoas criativas “compram na baixa” quando suas ideias são impopulares e “vendem na alta” quando suas ideias são amplamente aceitas.

Desta forma, ser criativo muitas vezes exige que você seja visto como um pouco ou muito diferente, e nem sempre no bom sentido – pelo menos por um tempo.

2- Evite o Efeito Einstellung

A primeira ideia que vem à mente, desencadeada por características familiares de um problema, muitas vezes impede que uma solução melhor seja encontrada.

Isto quer dizer que, quando você pensa que sabe a resposta, sua visão fica turva. Você é um martelo, o problema é um prego, e qualquer coisa que pareça confirmar que o problema é um prego aumenta não apenas a probabilidade de você seguir esse caminho, mas também de se sentir bem em segui-lo.

Para ser mais criativo, finja que a primeira resposta que você encontrar não está disponível. Finja que você não pode resolver o problema dessa maneira. Você não pode tentar motivar um funcionário em dificuldades, mas talvez você possa fornecer mais treinamento, ou designar um mentor, ou criar metas mais alinhadas com seus interesses.

Tirar uma solução da mesa, pelo menos por um tempo, pode ajudá-lo a encarar problemas difíceis de maneiras totalmente novas e descobrir soluções que, uma vez encontradas, parecem óbvias.

3- Abrace os três elementos da coragem criativa

De acordo com Sternberg, estes são os elementos da teoria triangular da criatividade:

  • ter a coragem de questionar suas próprias crenças
  • ter a coragem de ir contra as crenças dos outros
  • ter a coragem de ir contra o pensamento mais amplo do tipo “é assim que as coisas são”.

Quer fazer algo diferente? Em termos simples, isso significa fazer, acreditar ou abraçar algo que você normalmente não faz. Para isso, você precisará desafiar pessoas próximas a você que questionam sua ideia.

“Muitas vezes, a coisa mais difícil não é enfrentar os outros, mas enfrentar as próprias formas de pensar enraízadas”, afirma o especialista, o que nunca é fácil.

4- Abrace o fato de que você estará errado constantemente

Segundo Jeff Bezos, o CEO da Amazon, um indicador-chave de alta inteligência é a vontade de mudar de ideia – e muito.

“As pessoas mais inteligentes estão constantemente revendo seu entendimento, reconsiderando um problema que pensavam já ter resolvido. Elas estão abertas a novos pontos de vista, novas informações, novas ideias, contradições e desafios à sua própria maneira de pensar”, declarou o empresário.

Consistência de pensamento? Isso não é uma característica positiva. Pessoas criativas buscam novos dados, novas análises, novas perspectivas, tendo o que Bob Sutton, professor de Stanford, chama de “opiniões fortes, que são defendidas de maneira fraca”.

A criatividade, como acontece com muitas coisas, envolve uma série de oscilações e erros. Isso é mais do que aceitável, porque é parte integrante do processo criativo.

5- Abrace uma mentalidade paradoxal

Um estudo de 1996 mostrou que vários ganhadores do Prêmio Nobel e cientistas inovadores dedicaram muito tempo para “conceber ativamente múltiplos opostos ou antíteses simultaneamente”.

Embora todos desejemos certeza, abraçar as contradições é muitas vezes o caminho mais criativo a seguir. Assim, adotar uma mentalidade paradoxal o tornará mais criativo, mais inovador e mais capaz de resolver problemas.

Abraçar demandas opostas, perspectivas opostas e aparentes contradições podem ser fundamental para encarar velhos problemas de maneiras inteiramente novas e encontrar soluções que, de outra forma, nunca teriam sido consideradas.

6- Veja o sono como uma vantagem

De acordo com um estudo publicado no Journal of Business Venturing, as pessoas que não dormem geram ideias piores do que gerariam se estivessem bem descansadas, são piores em distinguir entre boas e más ideias, e são mais impulsivas, o que as torna mais propensas a agir de acordo com suas más ideias.

De acordo com os pesquisadores, 77% da variação total na criatividade diária se deve a flutuações internas, enquanto apenas 23% se deve a diferenças entre características pessoais.

Isto quer dizer que, embora algumas pessoas possam ser mais criativas do que outras, alguém descansado e recarregado é muito mais criativo do que alguém privado de sono.

Fonte: Administradores

Posts relacionados

abc