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6 hábitos de comunicação de profissionais com alta inteligência emocional

12 de janeiro de 2024 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Durante sua carreira na CIA, a consultora corporativa Rupal Patel informou presidentes, decisores políticos, trabalhadores humanitários, unidades de operações especiais e embaixadores. Em todas essas interações, a inteligência emocional foi fundamental (no Administradores Premium, inclusive, você pode conhecer o tema a fundo com o curso Leadership – A Masterclass).

Ela precisou realmente entender seu público e, para alcançar a outra pessoa, aprendeu a falar a língua dela. Quando o presidente Barack Obama lhe pediu uma representação gráfica de um relatório escrito, por exemplo, foi exatamente isso que ele recebeu.

Com base em sua experiência, Patel listou, em artigo escrito para a CNBC Make It, seis hábitos de comunicação de profissionais com alta inteligência emocional:

1. Eles não se intimidam com grandes nomes

Indivíduos emocionalmente inteligentes não ficam empolgados com a importância de todas as pessoas na sala, como a presença de seu chefe ou de um cliente importante. Eles sabem ignorar o ruído de fundo e se concentrar em transmitir sua mensagem, explica a especialista.

“Eles tratam a todos com gentileza e respeito, não importa qual seja o título. É isso que os torna comunicadores eficazes”, complementa.

2. Eles praticam e se preparam

“Antes de grandes apresentações ou reuniões, as pessoas emocionalmente inteligentes ensaiam o que dizem, não sua ansiedade. Se você se concentrar nos nervos, ficará nervoso. Mas se você focar no conteúdo e na entrega de suas palavras, obterá ótimos resultados”, afirma Patel.

Para lutarem contra o medo, ela sugere que as pessoas se preparem dizendo as palavras em voz alta. “Entre em uma mentalidade poderosa e tenha todas as informações que você precisa ao seu alcance. Então continue praticando até que se torne uma segunda natureza”, orienta.

3. Eles têm um senso de perspectiva

Às vezes, apesar de seus melhores esforços, você pode fazer papel de bobo. Pessoas emocionalmente inteligentes, declara a especialista, sabem que se disserem alguma coisa e ela der errado, não será o fim do mundo.

“Quer sejam bem recebidas ou sejam recebidas com silêncio, elas podem continuar. Ser capaz de acolher esse constrangimento momentaneamente ou até mesmo o reconhecer de forma brincalhona e depois seguir em frente pode fazer com que as pessoas as respeitem mais”, afirma.

Outro grande expert em inteligência emocional, Daniel Goleman, tem mais a ensinar sobre esta e outras importantes habilidades no curso Leadership – A Masterclass, disponível no Administradores Premium.

4. Eles começam pequeno e com apostas baixas

“Alguns dos melhores oradores que conheço não começaram assim. Mas os mais inteligentes emocionalmente entenderam que sempre há espaço para melhorar. Eles não fugiram do desconforto”, conta Patel.

Em vez disso, ela explica, eles encontraram lugares um pouco menos assustadores para falar, como sendo voluntários em uma reunião de pais e mestres ou fazendo um brinde na festa de despedida de um colega de trabalho. “Depois, à medida que ficaram mais confiantes, chegaram a palcos maiores, como ser o orador principal em uma grande conferência do setor”, acrescenta.

5. Eles lideram com seus pontos fortes

Pessoas emocionalmente inteligentes sabem quais meios e estilos de comunicação funcionam melhor para elas e podem adaptar sua mensagem à situação em questão, afirma a especialista.

“Elas também sabem que usar sua voz de forma eficaz não significa necessariamente usá-la ao vivo e espontaneamente. Às vezes, escrever um roteiro, um e-mail ou uma carta também pode funcionar”, ressalta.

6. Eles sabem por que querem usar a voz

Pessoas emocionalmente inteligentes falam com propósito, diz Patel. “Usar sua voz não significa vomitar verbalmente. Se trata de aproveitar o poder que existe dentro de você e falar sobre as coisas que são importantes para você, quando elas são mais importantes”, explica.

Fonte: Administradores

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