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7 dicas para fortalecer sua marca e aumentar suas vendas

7 dicas para fortalecer sua marca e aumentar suas vendas

22 de fevereiro de 2022 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Aumentar as vendas é, sem dúvidas, o objetivo mais marcante e representativo das empresas atualmente. Mas, em muitos casos, os gestores não sabem qual caminho seguir para que essa meta seja alcançada.

É preciso aprender a fortalecer a marca para incrementar as vendas e melhorar a lucratividade anual do negócio. Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo completo e com as melhores dicas para você turbinar a empresa e aumentar os lucros.

1. Faça um bom estudo de personas

O primeiro passo para conseguir aumentar as vendas é fazer um bom estudo de personas. Trata-se de personagens semifictícios, criados para representar o público ideal da marca, nos quais é possível encontrar informações como:

– As preferências de consumo;

– Maiores dificuldades;

– Maiores objeções de compra;

– Maiores necessidades, entre outras.

Entender o consumidor é, também, analisar as informações sobre ele e seus hábitos de compra. É interessante ter uma boa Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management — CRM) para armazenar e analisar todas as informações, além de conseguir realizar a comunicação de forma eficaz e expressiva.

2. Acompanhe a concorrência

Outra iniciativa muito importante é aprender a acompanhar a concorrência. Muitas pessoas têm receio de manter uma rotina de análise e monitoramento, pois não entendem a importância desse tipo de ação.

Mas, se podemos aprender muito com os erros e acertos dos outros, por que não aproveitar o que a concorrência faz e extrair algo disso? A análise dos concorrentes também ajuda a ter maior conhecimento de mercado e a identificar as oportunidades de reforço e melhorias dos diferenciais competitivos.

3. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são mais do que apenas um canal de comunicação direta com o público: trata-se de uma fonte de informações valiosas para um negócio.

Pense nesse tipo de mídia como um espaço onde os clientes e prospects podem falar sobre o que pensam, o que gostam e o que desgostam na empresa. Assim, você pode respondê-los, ajudá-los na resolução de seus problemas e reduzir a distância na comunicação entre marca e consumidor.

As redes sociais são fundamentais para reforçar e reestruturar as personas definidas. Além disso, elas melhoraram o relacionamento com a clientela, estimulando uma fidelização e a adoração à marca a partir de um contato prestativo e consultivo.

4. Invista em e-mail marketing

Investir em uma boa estratégia de e-mail marketing também é uma forma de fortalecer a marca e aumentar as vendas. Há quem diga que tal prática tenha acabado, mas a verdade é que, se as ações não forem bem estruturadas, os resultados serão, de fato, inexpressivos.

No entanto, colocar seu pensamento estratégico nas atividades pode ser uma forma muito interessante de contatar o cliente e levar cada vez mais informações para ele. O e-mail marketing precisa ser produzido para uma base de leads que converteram em páginas da empresa e forneceram o contato do correio eletrônico.

Ao liberar seu e-mail para uma marca, o prospect está dando a ela a oportunidade de ter uma conversa mais direta e direcionada. Por isso, você precisa ter bastante atenção e cuidado ao elaborar sua estratégia de e-mail marketing.

Para otimizar suas rotinas, as ferramentas de automação de marketing são uma boa pedida! Tais recursos podem ajudar a deixar o processo mais otimizado, segmentado e personalizado, transformando a forma de se comunicar com o cliente.

5. Trabalhe o SEO

O Search Engine Optimization (SEO), ou otimização para mecanismos de busca, é um investimento capaz de trazer benefícios diversos para as organizações. Essa ação envolve resultados mais palpáveis apenas em médio ou longo prazo, mas, ao alcançá-los, são inegáveis as transformações dentro do negócio.

Otimização de páginas

As páginas otimizadas podem ajudar a atrair mais clientes a partir do site. Isso significa que, quanto mais adequadas aos mecanismos de busca elas forem, maiores são as chances de que sejam encontradas logo nos primeiros resultados dos buscadores.

Além disso, a experiência que o usuário tem no site pode ser o divisor de águas no número de conversões.

Criação de conteúdo

A produção de conteúdo vai ajudar a melhorar o rankeamento para palavras-chave específicas relacionadas ao negócio. E essa indexação, assim como as otimizações das páginas, contribuirá para aumentar as taxas de acesso dentro do site, fazendo com que mais pessoas conheçam a marca e se tornem clientes.

6. Defina ações pós-venda

As ações pós-venda, além do atendimento (sobre o qual falaremos mais a seguir), são fundamentais para fortalecer uma marca e aumentar as vendas. Afinal, ninguém melhor do que o próprio cliente para falar sobre a empresa no mercado.

A satisfação do público precisa ser uma prioridade, pois ela trará benefícios como:

– Aumento da recorrência de compras pelo mesmo cliente;

– Aumento do ticket médio;

– Aumento da lucratividade da empresa;

– Aumento do lifetime value de cada cliente;

– Aumento do número de consumidores fiéis;

– Aumento do número de indicações de pessoas;

– Redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC);

– Redução da taxa de churn em negócios B2B.

7. Tenha suporte de atendimento online

O atendimento ao cliente requer muita atenção. Apesar de muitas companhias não o considerarem importante, trata-se da peça-chave para a fidelização do público e o aumento das vendas.

Isso acontece porque o cliente fiel tende a não só consumir mais na empresa em questão, mas a indicar pessoas para comprar também. E a indicação é fundamental para reduzir o Custo de Aquisição de Clientes, o que eleva ainda mais a rentabilidade de cada compra e aumenta as taxas de lucro real mês a mês.

Aumentar as vendas e fortalecer a marca exigem planejamento. Isso porque é preciso identificar quem é o público-alvo, qual tipo de conteúdo ele consome, que mídia ele prefere e, com base nisso, estruturar um bom plano de comunicação.

A oportunidade de alavancar o negócio e gerar cada vez mais lucros é toda sua!

Fonte: Flammo

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