Please enable JS

Blog

planejamento

Análise: entendendo os indicadores de avaliação de um negócio

23 de abril de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Um investidor buscava abrir seu primeiro negócio e optou por uma rede franquias, e enquanto avaliava o plano de negócio desenvolvido para sua região surgiu o seguinte comentário: “Então esse investimento me retornará em média R$ 7 mil de lucratividade ao mês”. Ao iniciar a jornada para abertura de seu próprio negócio é comum haver confusão entre lucratividade, rentabilidade e payback, no entanto, são coisas distintas. Diferenciar facilmente esses indicadores permitirá que se tenha mais clareza e assertividade para qualquer análise de viabilidade.

Expliquei-lhe sobre alguns indicadores para a melhor avaliação de um negócio e compartilho nas próximas linhas deste artigo, pois acredito em poder contribuir com quem está caminhando para abertura de seu primeiro negócio.

A lucratividade é um indicador que utiliza como sua base o faturamento do negócio, então, se o negócio possui um faturamento médio de R$ 100 mil e possui lucro operacional médio de R$ 9 mil, este negócio apresenta uma lucratividade de 9%

Para calcular a lucratividade:

(Lucro operacional médio / Faturamento médio mensal) = (9.000 / 100.000) = 9%

Importante observar aqui que a lucratividade é dada em percentual (%), não sendo valores monetários como o investidor havia mencionado em seu comentário. Neste caso, a pergunta correta a ser feita ao franqueador seria se o negócio retornaria um lucro operacional de R$ 7 mil ao mês.

Outro indicador importante para analisar é a rentabilidade, que tem como base o investimento realizado no negócio. Seu resultado é dado em percentual, portanto chamaremos aqui de índice de rentabilidade.

Se um empreendedor investe R$ 250 mil para abrir o seu negócio e seu lucro operacional médio mensal é de R$ 9 mil, conforme exemplo anterior, esse investimento apresenta um índice de rentabilidade de 3,6% ao mês.

(Lucro operacional médio mensal / Investimento realizado) = (9.000 / 250.000) = 3,6% a.m

Perceba que se alterarmos na fórmula o “Lucro operacional médio mensal” para “Lucro operacional anual” teremos o índice de rentabilidade ao ano.

Já o payback é um indicador que permite compreender o tempo de retorno de investimento, desta forma é possível enxergar com clareza quando retornará seu investimento na linha do tempo, e diferentemente da rentabilidade que tem seus resultados apresentados em percentual, no payback o resultado é apresentado em meses e/ou ano dependendo apenas dos dados utilizados para analisar.

Para calcular o payback no exemplo que utilizamos anteriormente.

(Investimento realizado / Lucro operacional médio mensal) = (250.000 / 9.000) = 27,77 meses

Este negócio apresenta payback de 27,77 meses ou 2,32 anos.

No exemplo que utilizamos conseguimos compreender que esse negócio apresenta um índice de rentabilidade de 3,6% a.m, o investidor terá de volta seu capital investido no negócio em 27,8 meses e sua lucratividade é de 9% do faturamento do negócio.

Repare que todos os indicadores apresentados para o mesmo exemplo nos retornam resultados distintos, dominar esses indicadores certamente fará a diferença no momento de analisar a viabilidade de um negócio ou mesmo a sua saúde financeira.

Sucesso em suas análises!

Fonte: Administradores

Imagem: Negócio foto criado por pressfoto – br.freepik.com

Posts relacionados

Organização pessoal e gestão do tempo: 5 dicas para otimizar

Cuidar de quem cuida: a importância da saúde emocional do RH

13 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Profissionais 50+ voltam com toda força ao mercado de trabalho

12 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Pix bate novo recorde de transações diárias, com 73 mi de transferências

Pix bate recorde com quase 280 milhões de transações em um dia

11 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO
Confira habilidades importantes para o desenvolvimento profissional

Desenvolvimento Profissional: como impulsionar o crescimento das equipes

10 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Cultura da IA nas empresas: desafios e possibilidades

9 de junho de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Além do ChatGPT: saiba como a IA vem transformando a gestão de desempenho nas empresas

7 de abril de 2025 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc