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As 9 competências do líder humano

30 de agosto de 2022 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Ao atuar de forma responsável, a empresa garante o desenvolvimento do meio, das pessoas com que se relaciona e de si mesma.

O perfil da liderança vem passando por adequações, e as empresas buscam cada vez mais a gestão humanizada

Com a valorização cada vez maior dos aspectos humanos da gestão, líderes enfrentam novos desafios. É o que mostra estudo recente e exclusivo da consultoria Gartner.

Empresas têm valorizado cada vez mais gestores autênticos, empáticos e com alta capacidade de adaptação.

Autenticidade

1. É movido por um propósito

2. Permite que os membros da equipe sejam eles mesmos no trabalho

3. Sabe como se expressar de forma verdadeira no ambiente corporativo

Empatia

4. Protege o bem-estar mental e físico da equipe

5. Garante que a produtividade seja sustentável ao longo do tempo

6. Tem cuidado e respeito genuínos com as pessoas

Adaptabilidade

7. Garante que os membros da equipe recebam suporte que atenda às suas necessidades individuais

8. Permite a flexibilidade de horário e local de trabalho

9. Faz com que as pessoas se sintam ouvidas

Os 3 estágios da complexidade

Nas últimas décadas, a gestão de pessoas se tornou mais desafiadora. O perfil da liderança vem passando por tantas adequações que ainda não é possível afirmar qual será o próximo conjunto de competências exigido.

Globalização

Líderes precisam pensar mais globalmente sobre seus negócios e trabalhar em fusos horários, culturas e segmentos diferentes

COMPETÊNCIA NECESSÁRIA: Liderança global

Horizontalidade

As estruturas organizacionais tornam-se menos isoladas e mais matriciais, exigindo maior colaboração e networking dos gestores

COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS: Liderança global + Liderança empreendedora

Instabilidade

O ambiente atual, de turbulência social e política, consolidação do modelo híbrido de trabalho e fusão da vida pessoal com a profissional, torna as competências comportamentais da liderança ainda mais essenciais

COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS: Liderança global + Liderança empreendedora +?

5 comportamentos esperados

As atitudes que os funcionários desejam ver nos gestores atualmente

  • Oferecer flexibilidade de horário e local de trabalho
  • Ouvir a equipe e entender que cada um tem características e necessidades diferentes
  • Importar-se com as dificuldades que cada um enfrenta nesses tempos difíceis
  • Compreender que as pessoas estão exaustas depois de anos intensos de pandemia e que não querem chegar ao burnout
  • Permitir que todos sejam quem são no trabalho e não os julgar por isso

Os principais obstáculos

Líderes revelam quais os desafios na adoção da liderança humana

Dúvida

28% não acham que a liderança humana é importante para alcançar seus objetivos de negócios. Precisam de mais comprometimento com a prática

Medo

21% temem a vulnerabilidade e o risco associados à liderança humana. Precisam ser encorajados a abraçar a prática

Insegurança

22% Não têm certeza de como praticar a liderança humana de forma efetiva. Precisam de apoio para ganhar autoconfiança.

Fonte:Você RH

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