Please enable JS

Blog

investimento

BH figura no Top 10 das cidades mais atrativas para investidores

10 de janeiro de 2023 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Levantamento do Bloom Consulting aponta ainda Uberlândia, no Triângulo Mineiro, entre os grandes destaques do País.

O bom ambiente de negócios atrelado à elevação dos índices de desempenho econômico, social e turístico tem garantido boa visibilidade à cidade de Belo Horizonte. A capital mineira foi eleita a 10ª cidade brasileira mais procurada por investidores nacionais e estrangeiros em 2022.

De acordo com o ranking Brasil City Branding, produzido e apurado pelo Bloom Consulting, BH ainda figura na terceira colocação entre as cidades mais procuradas por investidores no Sudeste do País. As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro foram as duas primeiras que mais apresentaram atrativos para investidores no ano passado, respectivamente.

A pesquisa consiste na medição de resultados e no impacto da marca dos 100 municípios mais populosos do País. Entre os quesitos avaliados estão o de Negócios com o aspecto de investimentos, atrelado aos relatórios de Turismo e Talento das cidades. Além disso, o ranking permite que as prefeituras possam desenvolver estratégias eficazes para os seus municípios, tendo em consideração todos os aspectos relevantes para melhorar a performance na atração de investimentos.

O economista e também secretário de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Adriano Faria, destaca os fatores que evidenciam BH no ranking. “Aqui na prefeitura, acreditamos em um modelo de atração de investimentos baseado na lógica em que o empreendedor busca levar o seu empreendimento ou investimento para cidades que ofereçam um conjunto de coisas. Então, muitas vezes as pessoas imaginam as políticas de incentivo de desoneração tributária. Alguns municípios, por exemplo, praticam até a cessão de terrenos como mecanismo de atração, mas entendemos que o investidor busca mais. Então alguns motivos que fazem de Belo Horizonte uma cidade muito atrativa começa pela localização das capitais do País”, diz.

Logística favorável

De acordo com o secretário da pasta, Belo Horizonte possui a característica de conseguir ligar as outras cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, de forma muito rápida. “A qualidade do aeroporto também facilita bastante esse deslocamento. Para os empresários, esse é um fator importante. Outro fator é a educação, pois temos na cidade de Belo Horizonte uma estrutura robusta de universidades renomadas, como é o caso da UFMG e da PUC Minas, que estão entre as melhores do País. Já entre as faculdades, começamos pela UNA”, elenca.

Outra aposta ressaltada por Adriano Faria é a entrega de uma infraestrutura social com atendimento de saúde básica acima da média e facilitadores para a instalação de negócios. “A cidade cobra muito, e esse trabalho vem sendo alcançado com muita eficiência. Nos últimos anos, temos investido muito na desburocratização. Belo Horizonte é uma das capitais do País em que você consegue abrir uma empresa mais rápido. Hoje você faz praticamente tudo on-line e com 600 serviços disponíveis pelo BH digital. Há ainda instituições representativas fortes tanto na parte industrial quanto no comércio, como a CDL-BH, uma das maiores do Brasil”, afirma.

Arte com cidades mais atrativas a investidores

Uberlândia tem visibilidade superior a várias capitais

Em Uberlândia, região do Triângulo Mineiro, onde estão instaladas grandes empresas como a Ambev, BRF, Algar Telecom e Mart Minas, é a 13ª cidade mais procurada no País pelos investidores. Importante polo econômico no Estado, o município mineiro desponta com visibilidade para novos negócios à frente de 12 capitais brasileiras. A cidade aparece primeiro, por exemplo, que João Pessoa (PB), Florianópolis (SC), Maceió (AL) e Cuiabá (MT), além de outras grandes cidades como Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP) e Joinville (SC).

O prefeito do município mineiro, Odelmo Leão, enfatiza que a presença de Uberlândia na lista comprova um trabalho focado em várias frentes. “Assumi um compromisso muito claro para reconstruir nossa cidade e resgatar a credibilidade que o município historicamente sempre teve. A prova está na expansão de negócios já instalados e atração de novos investimentos, na geração de emprego, nas exportações, no avanço tecnológico e nos principais rankings nacionais. Isso acontece porque estamos conseguindo levar o nome de Uberlândia a quem busca se desenvolver junto”, detalha.

Fonte: Diário do Comércio

Posts relacionados

abc