Please enable JS

Blog

Celular Seguro já bloqueou 60 mil aparelhos em 6 meses de programa

10 de julho de 2024 / Inovação / por Comunicação Krypton BPO

O programa Celular Seguro já protegeu milhares de usuários contra perda, roubo e furto de celulares. Descubra como essa ferramenta funciona e como ela pode ajudar você

Desde o lançamento em dezembro do ano passado, o programa Celular Seguro já bloqueou 60 mil aparelhos perdidos, roubados ou furtados.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), mais de dois milhões de usuários em todo o país se cadastraram na ferramenta, registrando mais de 1,4 milhão de pessoas de confiança.

A plataforma opera como um botão de emergência para situações de perda, furto ou roubo de celulares. Com alguns cliques, os usuários podem bloquear o aparelho, a linha telefônica e aplicativos bancários.

Como funciona o Celular Seguro

O Celular Seguro pode ser acessado com o login do gov.br. Os usuários podem registrar seus aparelhos no site ou através do aplicativo, disponível na Play Store (Android) e na App Store (iOS).

Ao acionar o “botão de emergência”, o programa permite o bloqueio das linhas, dispositivos e aplicativos digitais das vítimas.

Além disso, os usuários podem indicar pessoas de confiança, autorizadas a efetuar os bloqueios. A própria vítima também pode realizar o bloqueio acessando o site por um computador.

Após o registro de furto, roubo ou perda, as instituições financeiras participantes bloqueiam as contas associadas. Os procedimentos e prazos para cada operação estão disponíveis nos termos de uso do site e do aplicativo.

Como reverter o bloqueio

Se o usuário recuperar o celular após emitir um alerta de perda, furto ou roubo, deverá entrar em contato com a operadora, bancos e outros serviços para solicitar o desbloqueio.

Cada empresa possui um processo específico para a recuperação dos aparelhos e das contas em aplicativos.

Celular Seguro terá rastreamento

Para ampliar o alcance do programa, o MJSP anunciou a incorporação de um protocolo de rastreamento e recuperação de celulares desenvolvido no Piauí.

As empresas de telefonia informarão onde e em qual aparelho uma nova linha foi habilitada. Em casos de furto ou roubo, o receptador será intimado via WhatsApp a comparecer a uma delegacia.

Sem nota fiscal, o aparelho deverá ser entregue às autoridades para devolução aos legítimos proprietários.

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Piauí indicam que, no primeiro trimestre de 2024, houve uma redução de 44% nos roubos de celulares e 18% nos furtos em comparação ao mesmo período do ano anterior. O índice de recuperação de aparelhos aumentou 139%.

Celular Seguro

O Celular Seguro tem se mostrado uma ferramenta eficaz na luta contra o furto e roubo de celulares no Brasil.

Com a inclusão de novas funcionalidades, como o rastreamento, o programa promete aumentar ainda mais sua eficiência, proporcionando segurança e tranquilidade aos usuários.

É essencial que mais pessoas conheçam e utilizem essa ferramenta para garantir a proteção de seus dispositivos e dados pessoais.

Fonte: Contábeis

Posts relacionados

Novo método pode ajudar a detectar demência em fase inicial

11 de julho de 2024 / Inovação / por Comunicação Krypton BPO

Fala AI: IA reproduzindo voz, analisando rostos e criando gêmeos digitais

10 de julho de 2024 / Inovação / por Comunicação Krypton BPO
celulas

Nanorrobôs podem identificar e matar células cancerígenas, revela estudo

8 de julho de 2024 / Inovação / por Comunicação Krypton BPO

Cientistas criam exoesqueleto com IA que ajuda a caminhar e correr

4 de julho de 2024 / Inovação / por Comunicação Krypton BPO

Robô humanoide pode revolucionar indústria com sua ‘super visão’

26 de junho de 2024 / Inovação / por Comunicação Krypton BPO

Novo robô tem segredo para ajudar pessoas com TDAH; conheça

25 de junho de 2024 / Inovação / por Comunicação Krypton BPO

abc