Please enable JS

Blog

China acirra disputa e prevê lançamento de internet 6G em 2030

China acirra disputa e prevê lançamento de internet 6G em 2030

23 de dezembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Diversos países e empresas têm projetos relacionados à rede sucessora do 5G.

Enquanto a rede ultrarrápida do 5G deve começar a funcionar efetivamente no Brasil apenas em 2022, a China já pensa além: está de olho na internet 6G, que deve entrar em operação até 2030. De acordo com Wang Jianzhou, ex-presidente da estatal de telefonia China Mobile, o país está estudando formas de implementar a nova tecnologia.

Durante discurso de abertura num evento, Jianzhou abordou as perspectivas para o 6G, como a promessa de velocidades até 100 vezes maiores que no 5G. O agora consultor sênior da Global Mobile Communications Association (GSMA) comentou que a internet de sexta geração deve começar a ser implementada em seu país em aproximadamente oito anos.

Wang também explicou que o 5G está num estágio inicial, mas os estudos para a rede sucessora já estão em curso. “Enquanto estamos construindo o 5G, o 6G já começou”, comentou. Ele disse que é preciso acelerar a pesquisa e o desenvolvimento da futura rede.

Apesar de deter uma posição de destaque nesta área, a China não é a única que deu largada nas pesquisas sobre o 6G. Fabricantes como Apple e Samsung tocam projetos para implementar uma internet ainda mais rápida. A Nokia lidera as pesquisas na Europa e deve trabalhar em conjunto com fabricantes como Ericsson e Siemens, além de operadoras de telefonia conhecidas na região. A Huawei também participa desta corrida, com as primeiras análises sobre 6G em 2019, no Canadá.

A Xiaomi declarou em 2020 que estava dando os primeiros passos para entrar no grupo de pesquisadores que querem entregar a próxima geração de rede. O Japão investiu com verbas públicas um valor capaz de iniciar pesquisas nesse sentido. A região se destacou em 2020 por registrar o primeiro chip capaz de transmitir dados a 11 Gb/s, o que pode ser útil na era do 6G.

Mesmo com tantas empresas e países na disputa, é preciso lembrar que a materialização do 6G demore alguns anos para de fato acontecer. Por enquanto, vale voltar as atenções para a conexão 5G, que ainda está longe de se popularizar. No Brasil, o tão esperado leilão de radiofrequências aconteceu neste ano e a expectativa do governo é de que a conexão chegue às capitais no primeiro semestre de 2022.

Com informações de Gizchina

Fonte: Tech tudo

Posts relacionados

Empresa diz que mais de 100 milhões de brasileiros tiveram dados de celulares expostos

Anunciantes compartilhando seus dados com… agências de inteligência

26 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Marco Civil da Internet: o que é e quais os impactos gerados em seus 10 anos

24 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

IA já supera os humanos em tarefas básicas, revela relatório

22 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Meta lança assistente de IA no WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger

19 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Google Drive recebe modo escuro oficialmente na web; saiba como ativar

18 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

YouTube age contra apps de celular que cortam anúncios

17 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc