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Como a Rock Content utiliza o conteúdo interativo na estratégia de marketing

2 de agosto de 2023 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

No cenário digital atual, capturar e reter a atenção do público-alvo é algo bastante desafiador.

Uma abordagem altamente eficaz é o uso do conteúdo interativo. De acordo com o Content Marketing Institute (CMI), 79% dos profissionais de marketing entrevistados afirmaram que a interatividade melhora a retenção do material.

Ao incorporar elementos interativos em estratégias de marketing, as marcas criam experiências imersivas que envolvem o público de forma inovadora — resultados que já vimos em nossa equipe de marketing na Rock Content.

Nós utilizamos quizzes, enquetes, calculadoras e muito mais para nos conectar com nosso mercado-alvo.

Neste artigo, vou me aprofundar em como a interatividade é capaz de aumentar o engajamento e gerar resultados.

The Beat, a primeira e única newsletter interativa de marketing

Conheça a The Beat, a nossa newsletter interativa de marketing construída no Ion.

A primeira edição foi lançada em janeiro de 2022 em inglês, seguida por versões em português e espanhol alguns meses depois.

Ter uma newsletter semanal que traz atualizações concisas sobre conteúdo, marketing e vendas é uma parte vital da nossa estratégia para diversificar o conteúdo que promovemos ao público.

E, claro, torná-la interativa significa oferecer aos leitores uma experiência única e envolvente, diferente de qualquer outra newsletter de marketing que já existe.

Desde o início, priorizamos a incorporação de momentos claros de interação ao longo da página. O Ion, nossa plataforma escolhida, tem sido fundamental para a inclusão sem esforços de recursos como quizzes, reações, gráficos animados e muito mais.

Queremos que os leitores não apenas apreciem o conteúdo, mas também participem ativamente dele. Isso aumenta o engajamento e nos fornece dados valiosos sobre o público.

Cada interação contribui para uma riqueza de dados que nos ajuda a entender melhor nosso público e a tomar decisões mais informadas.

Webinars: Jam Sessions e Bastidores do Marketing

O Jam Sessions é a nossa série de entrevistas, onde trazemos os mais destacados profissionais de marketing do mundo para compartilhar seus conhecimentos. Cada entrevista aborda uma variedade de temas relevantes do universo do marketing, desde as últimas tendências em mídia social até o papel transformador da IA no marketing de conteúdo.

Além disso, temos o Bastidores do Marketing, uma série exclusiva de webinars que revela os bastidores da equipe de marketing da Rock Content. Com esse projeto, buscamos inspirar profissionais de marketing em todo o mundo, compartilhando processos e técnicas que impulsionam nossos sucessos.

Para garantir uma experiência perfeita e interativa aos nossos espectadores, todos os nossos webinars são hospedados em páginas especialmente desenvolvidas no Ion.

Essa abordagem nos permite alcançar dois objetivos fundamentais: proporcionar interatividade e coletar dados valiosos.

Em nossas páginas interativas personalizadas, combinamos vídeo e chat do YouTube, ao mesmo tempo em que criamos CTAs exclusivos para incentivar os participantes a explorar ainda mais nosso conteúdo. Essa estratégia tem sido fundamental para impulsionar nossos resultados de crescimento de forma significativa.

Esta página é interativa e registra todas as ações dos usuários, oferecendo dados valiosos para analisar nosso público.

Desde o piloto do Jam Sessions, conquistamos quase 11 mil espectadores para nossos eventos. Nossos webinars do Bastidores do Marketing já atraíram mais de 2.000 espectadores este ano.

Materiais ricos interativos

Conteúdo estático não basta para se destacar e criar experiências memoráveis.

De acordo com o Demand Gen Report, 91% dos consumidores preferem conteúdo interativo e visual em vez de um material estático simples.

Todos sabemos que materiais ricos são essenciais para estratégias de marketing de conteúdo, mas a interatividade eleva tudo a um novo nível.

Os números falam por si: conseguimos aumentar a taxa de conversão de um ebook em 20,7% com otimizações e dados gerados dentro do Ion. Além disso, a interatividade também impulsionou a conversão do nosso Gerador de Persona em incríveis 431%.

Então, sim, acho seguro dizer que funciona.E também podemos trazer a interatividade em diversos tipos de conteúdo, como e-books interativos, calculadoras, infográficos, avaliações, entre outros.

A seguir, trouxe alguns exemplos:

  • E-books interativos
  • Quizes
  • Calculadoras
  • Ferramentas

Podemos criar experiências personalizadas para cada visitante por meio da interatividade em todos esses conteúdos.

Em ebooks e infográficos, os usuários podem para visualizar mais informações nos subtópicos que acham mais interessantes, por exemplo.

E com calculadoras e avaliações, todos obtêm resultados diferentes dependendo das respostas dadas.

Mais uma vez, isso não apenas proporciona uma ótima experiência, sendo também muito é bom para a coleta de dados. Com cada clique registrado, obtemos toneladas de informações relevantes para nos ajudar a criar experiências ainda melhores.

Hubs de conteúdo

Outra grande vantagem da interatividade é possibilitar a criação de hubs de conteúdo, onde os visitantes têm acesso a uma variedade de conteúdos relacionados a um mesmo projeto ou assunto.

No nosso caso, criamos um kit de modelos de e-mail marketing para campanhas digitais, oferecendo acesso fácil a templates para diferentes objetivos em um único hub.

Fonte: Rock Content

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