Please enable JS

Blog

Como conseguir uma promoção em 2021?

Como conseguir uma promoção em 2021?

25 de janeiro de 2021 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Quando se trata de conseguir uma promoção, é importante saber separar o que depende do que não depende de nós.

“A expectativa de um novo ano sempre traz consigo a renovação das reflexões sobre diversos aspectos da nossa vida, inclusive sobre a carreira. A busca de crescimento profissional é algo importante de se colocar em perspectiva para o novo período que se inicia.

A concretização dos planos de futuro depende do planejamento pessoal da carreira, porém é importante lembrar que nem tudo nesse planejamento depende de nós. Existem fatores contextuais, que têm interferência na carreira, e que nem sempre são controláveis.

Então, quando pensamos em conseguir uma promoção, é importante saber separar o que depende do que não depende de nós. Atualmente, nem mesmo as empresas têm clareza das mudanças que ocorrerão em um futuro próximo, porém, essa instabilidade não significa que elas paralisem seu planejamento estratégico ou que que deixem de mapear o caminho para o alcance de objetivos organizacionais.

Da mesma forma, mesmo em cenários de incerteza, as pessoas têm condições de planejar o futuro, buscando definir estratégias para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

Apesar da importância de planejar os próximos passos da carreira, a nova competência requerida tanto de empresas quanto de pessoas é a de “adaptação”.

Adaptar os planos de futuro conforme os cenários mudam tem se mostrado o caminho mais certo para o alcance de objetivos que, muitas vezes, também precisam ser remodelados.

Então, ao buscar uma promoção, é essencial pensar de forma mais ampla, projetando a nova situação em termos de busca por crescimento na carreira. E, para buscar esse crescimento, alguns passos podem ser sugeridos:

1º passo: Panorama do crescimento profissional

Faça uma lista de quais aspectos do seu crescimento profissional dependem de você, por exemplo, melhoria da sua qualificação profissional e/ou educacional, ampliação da sua network, desenvolvimento de novas competências, etc.

2º passo: Estabelecimento de objetivos

Separe quais dos aspectos listados no primeiro passo podem ser transformados em objetivos factíveis de crescimento para o próximo ano. De forma realista, defina quais deles podem ser concretizados por meio de ações concretas que estejam ao seu alcance.

3º passo: Definição de ações

Decida quais dessas ações serão, de fato, empreendidas para o alcance dos seus objetivos e busque os recursos necessários para concretizá-las. Lembre-se de que esses recursos não são somente financeiros, mas, podem ser emocionais, de tempo, de suporte familiar, etc.

4º passo: Escalonamento temporal

Faça um escalonamento da execução dessas ações, colocando-as em uma perspectiva temporal para o decorrer do ano. Pense também em quais delas podem ser realizadas simultaneamente e quais devem ser executadas de forma isolada.

5º passo: Execução das ações

Inicie suas primeiras ações logo no começo do ano e lembre-se de reavaliá-las periodicamente. Mas, é importante considerar que algumas delas só terão efeito no longo prazo e talvez não tenham um resultado imediato muito concreto.

Então, nessa avaliação contínua, pense no quanto os objetivos que você desenhou e as ações às quais você deu andamento estão colaborando, ou têm o potencial de colaborar, com sua expectativa de ser promovido até o final do ano. Se for o caso, promova um redirecionamento no seu plano.

Esses passos representam a responsabilidade que cada um de nós tem sobre o progresso da carreira. Apesar de não haver uma garantia de que eles levarão a uma promoção, a ambição pessoal de ser promovido(a) tem o potencial de gerar importantes progressos no desenvolvimento profissional que, certamente fará toda a diferença quando as oportunidades surgirem.

Dessa forma, aprender a organizar os próximos passos da sua carreira é algo que pode ser motivador para a construção de um futuro mais promissor e gratificante. Essa auto organização permite que você enxergue a carreira de forma mais ampla e, inclusive, tem o potencial de gerar a consciência de que uma possível promoção será uma consequência do seu amadurecimento pessoal e profissional”.

Fonte: Infomoney

Posts relacionados

abc