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Como melhorar o engajamento no instagram?

13 de outubro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O Instagram permite interagir facilmente com sua comunidade e aumentar rapidamente a notoriedade de uma empresa.

E não é à toa que diversas marcas, através de um maior engajamento no Instagram, obtiveram uma maior visibilidade e aumentaram suas vendas de uma forma significativa.

Vale lembrar que o engajamento é o indicador chave para as equipes de marketing, uma vez que mostra ao mesmo tempo que uma determinada postagem alcançou sua audiência e que seu conteúdo é pertinente.

Embora o algortimo do Instagram evolua constantemente, é certo que ele dá sempre prioridade aos conteúdos com taxas de engajamento mais altas.

No entanto, isso não é tudo. Cada detalhe conta!

Portanto, vamos mostrar aqui como uma empresa pode aumentar o alcance no Instagram e assim, atrair mais clientes e lucrar mais.

Como melhorar o engajamento no Instagram?

Independentemente do tamanho da sua empresa, usar o Instagram a seu favor pode fazer uma grande diferença.

Uma forte taxa de engajamento significa que o algoritmo do Instagram reconhece que sua postagem é suscetível de interessar um maior número de seguidores.

Assim, seu post vai aparecer no alto e mais vezes entre seus seguidores.

Por isso, selecionamos umas dicas que ajudam a ter mais engajamento no Instagram:

#1 Postar regularmente um conteúdo de qualidade

Mesmo a melhor estratégia digital não vai funcionar se você não tiver conteúdo suficiente para publicar.

Mas você não é obrigado a postar o melhor conteúdo todos os dias. Bastam alguns posts, desde que sejam criativos e cuidadosamente elaborados.

Além do aspecto visual, é necessário também escolher um bom formato.

Segundo um estudo feito pela Hubspot, os usuários do Instagram têm uma tendência a curtir e comentar os posts em formato de carrossel, seguido pelos vídeos e imagens.

A dica é variar os tipos de conteúdos, como imagens, vídeos, reels, vídeos IGTV e stories, pois essa é a melhor maneira de gerar interação Instagram.

Prepare seus conteúdos com antecedência e utilize um calendário de publicações, pois isso ajuda a compartilhar seus posts de forma regular sobre todas as plataformas e não apenas no Instagram.

#2 Publique seu conteúdo na hora certa

Criar um conteúdo de qualidade para suscitar engajamento Instagram é primordial, porém, é necessário publicá-lo na hora certa, ou seja, no momento que seus seguidores estão online.

Lembrando que cada empresa tem um público diferente, sendo necessário conhecer sua comunidade.

O objetivo aqui é fazer com que você seja visto por seua audiência, que é o que chamamos de “social timing”.

Os primeiros minutos e horas de vida de uma postagem no Instagram são decisivos.

Portanto, para gerar engajamento no Instagram, você pode testar em dias e horários diferentes, usar ferramentas ou deixar todo esse trabalho por conta de uma agência digital, principalmente se é a primeira vez que usa o Instagram para promover sua empresa.

#3 Explore as hashtags para mais visibilidade

As hashtags representam um papel importante no sucesso de sua empresa no Instagram. Para alcançar seus potenciais clientes e aumentar o engajamento com suas fotos, você deve usar boas hashtags.

No entanto, é importante escolher as hashtags com cuidado, e não podem ser muito genéricas.

Isso porque, quanto mais as hashtags são utilizadas, menos chance você terá de aparecer no topo.

Portanto, será mais fácil ser visível com uma hashtag de nicho, que tem menos concorrência, e assim, terá mais chances de aparecer nos nove primeiros posts.

Mais uma vez, priorize a qualidade sobre a quantidade.

Então, usar uma hashtag dedicada à sua marca contribui positivamente à sua imagem e ser facilmente reconhecido.

#4 Escreva legendas mais atrativas para aumentar o engajamento no Instagram

As publicações no Instagram com legendas geram mais engajamento e estimulam os usuários a passar mais tempo vendo sua postagem.

Uma vantagem já que o algoritmo valoriza o conteúdo de acordo com o engajamento no Instagram.

Uma boa legenda dará mais contexto à sua foto e levará sua audiência comentar e curtir, o que por sua vez, é uma maneira de como engajar no Instagram.

As legendas podem ser longas e detalhadas, porque contam uma história. Outras podem ser curtas e oferecem um ponto de vista ou um contexto a mais.

E outras ainda propõem um conteúdo mais sério, que leva sua audiência a refletir ou adicionam um toque de humor.

#5 Responder aos comentários o mais rapidamente possível

É essencial responder aos comentários para manter o diálogo e contribuir para levar seu post para o alto da lista de feeds dos seus seguidores.

À medida que as pessoas respondem, o Instagram reconhece sua publicação como um elemento de conteúdo precioso que poderá interessar outros usuários.

Por isso, tente responder o mais breve possível. Adicione um comentário rápido e carinhoso para mostrar que você está lá.

Uma outra maneira de como ser engajado no Instagram é fazendo perguntas nos comentários, pois indica que você se preocupa com a opinião deles.

#6 Aumente sua audiência graças aos influenciadores

Uma plataforma onde a influência é incontestável, é o Instagram. O marketing de influência no Instagram leva a mais engajamentos.

Para aumentar as visualizações de seus posts assim como a notoriedade da sua marca, fazer parcerias com influenciadores traz ótimos resultados.

Agora, para que essa parceria seja um sucesso, busque um influenciador com os mesmos valores de sua empresa, que seja no mesmo setor de atividade e capaz de suscitar engajamento.

Você pode escolher entre vários tipos de influenciadores nos mais variados domínios: tudo está explicado em detalhes em nosso artigo sobre marketing de influência.

#7 Organizar concursos

Uma das maneiras mais eficazes de melhorar o engajamento no Instagram consiste em propor concursos: oferecer produtos, um desconto, um convite a um evento…

Escolha um processo simples, mas que permite aumentar o engajamento: repostar uma de suas postagens, curtir, comentar, marcar alguém em um comentário, etc.

Para interagir no Instagram com sua audiência, faça uso do ponto forte da plataforma: o visual.

Apenas lembre-se que os concursos devem corresponder às necessidades da sua audiência para que ela se interesse em participar.

Tenha em mente que o perfil da sua empresa no Instagram é uma ferramenta de marketing preciosa, mas o sucesso não está assegurado se você não souber o que fazer.

Como você viu, existem diversas maneiras de melhorar o engajamento no Instagram, como publicar um conteúdo de qualidade, usar boas hashtags, fazer parcerias com influenciadores…

Faça tudo para que seus seguidores amem, comentem, visualizem, compartilhem e cliquem nos seus posts, pois isso vai aumentar a visibilidade de sua marca, atrair clientes potenciais, e consequentemente, sua empresa será mais rentável!

Fonte:Agência Digitalex

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