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Como montar um briefing para criação de identidade visual

14 de outubro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O que é o briefing?

O briefing é um documento que reúne todas as ideias que o potencial cliente tem para a realização de determinado projeto, podendo ser um site, uma campanha de mídia ou um conteúdo específico.

É possível classificar o briefing como um modelo de manual de instruções para que toda a  equipe possa se guiar por ele. A partir do documento é possível chegar a resultados satisfatórios, já que a maioria das informações para a execução são fornecidas pelo seu cliente.

Vantagens de se utilizar o briefing para os projetos

Dentre as principais vantagens de se utilizar o briefing, temos:

  • menor taxa de retrabalho – com o uso do briefing a taxa de retrabalho é pouca ou quase nenhuma. Nem sempre é possível impedir as solicitações de alteração, já que cada cliente tem um nível de exigência, porém, o briefing pode ajudar muito a reduzir essa margem de ajustes;
  • o tempo de produção é menor – o briefing tem um papel muito importante no tempo de produção, já que ele tende a tornar a execução mais ágil. O tempo de produção traz maior satisfação para o cliente e ainda contribui para a organização de quem está envolvido na execução do projeto;
  • os resultados são mais alinhados com as expectativas do cliente – quanto mais detalhado for a entrevista e descrição do briefing com o cliente, melhor será o resultado. Assim, será possível desenvolver todas as ideias.

Quais informações devem estar no briefing?

Há alguns dados primordiais que devem constar no briefing para criação de identidade visual. Veja quais são eles:

  • qual é a persona?;
  • que imagem a marca quer transmitir?
  • quais são os valores importantes da empresa?
  • quais as principais características da marca?
  • quais palavras são indicadas para uso e quais não usar?
  • quais cores devem ser usadas e evitadas?
  • há tipografia já definida? Há preferências?
  • quais palavras definem o que a marca é e o que deseja transmitir
  • quem são os concorrentes?
  • há referências de outros trabalhos de identidade visual? (próprio ou de concorrentes)
  • já existe um manual de marca?
  • qual é o diferencial da empresa?
  • possui slogan?

Com essas questões bem definidas, você terá seu briefing completo! Além disso, não se esqueça de agrupar todos os materiais que a empresa já tem — folders, anúncios, banners, entre outros —, tanto exemplos bons como aqueles que foram considerados ruins. É importante ter um panorama do que deu certo ou não.

Porque a identidade visual é tão importante?

Construir uma identidade visual é indispensável, pois é por meio dela que você se comunica com o público e passa a imagem que deseja a ele.

É essa identidade que irá ditar quais são seus valores e posicionamento de marca. Todas as cores, formas, tipografias e outros elementos visuais vão complementar a ideia que quer transmitir.

O briefing para a criação de identidade visual pode ser usado para a:

  • construção de um site,
  • de banners,
  • logotipo,
  • campanhas,
  • diagramação de materiais ricos (como e-books e infográficos, por exemplo),
  • entre outras peças.

Passo a passo para a criação de um briefing para identidade visual

Para conseguir preencher um briefing com as informações essenciais para a criação de uma identidade visual, criamos esse passo a passo sobre tudo o que não pode faltar. Confira abaixo:

Parte 1. Definição de informações estratégicas

Para que a agência ou profissional responsável pelo seu projeto esteja ciente de quais são as informações mais importantes é necessário preencher alguns itens sobre informações estratégicas que a sua empresa tem. Por exemplo:

  • mercado e o público-alvo – para entender quem são os seus clientes é necessário traçar as informações sociodemográficas (como a idade, estado civil, etc);
  • posicionamento da sua marca – o posicionamento é a tradução da solução que sua empresa oferece ao mercado, atendendo uma necessidade de modo específico;
  • o seu diferencial – aqui é descrito o diferencial da marca, podendo ser o atendimento, localização ou até mesmo a variedade.

Parte 2. Definição de informações para design e referências

Em seguida é necessário dar os direcionamentos e informações relevantes para o design da identidade visual. Entre as principais informações, estão:

  • os materiais que a empresa já possui – é preciso fornecer ao designer todos os materiais já criados, sejam folders, anúncios de jornais, de revistas, filmes, sites e e-mail marketing;
  • uma referência de material que você acredita ser interessante – mostre também alguns exemplos de matérias de comunicação de outras empresas e de outros segmentos, que você admira e acha que podem servir como boas inspirações;
  • aponte os seus concorrentes – além de fornecer essa lista de concorrentes, é importante, se possível, apresentar os materiais de marketing e comunicação também;
  • defina o que é permitido e o que não é – palavras e até elementos gráficos que podem ser levados em consideração na hora da organização são essenciais para garantir uma produção assertiva.

A importância do briefing para os projetos de marketing digital

O briefing é importante para a organização dos trabalhos, pois ele reúne em um só documento todas as informações mais relevantes para o desenvolvimento do projeto. É importante para garantir que os projetos de marketing digital sejam bem executados e atendam as expectativas dos clientes.

Fonte: Agência Mestre

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