Please enable JS

Blog

Como realizar o planejamento da força de trabalho?

29 de julho de 2022 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Quem trabalha com gestão de pessoas entende qual a importância de ajustar sua equipe conforme as demandas da empresa. Dessa maneira, é possível aproveitar os talentos e habilidades do seu time. Por isso, fazer um bom planejamento da força de trabalho é uma etapa crucial para otimizar os resultados da corporação.

Ao conhecer as reais condições de seu time e as metas que precisam ser alcançadas, torna-se ainda mais fácil determinar como será distribuída a força de trabalho da empresa. Para fazer uma boa escolha, é importante conhecer quais os principais passos presentes nesse tipo de planejamento.

O que é o planejamento da força de trabalho?

O planejamento da força de trabalho se refere ao alinhamento entre os elementos estratégicos e operacionais do time para alcançar os objetivos determinados pelos líderes da corporação.

Esse plano considera quais as necessidades individuais dos colaboradores, suas habilidades, flexibilidade de horários, demandas por treinamentos e grau de satisfação com o cargo. Por isso, sua realização demanda bastante conhecimento por parte da equipe de RH.

Independentemente do porte da empresa, realizar esse planejamento permite que o negócio use seus recursos humanos de maneira mais inteligente e eficiente. Além disso, ele contribui para uma melhor distribuição dos talentos da empresa e faz uma alocação dos indivíduos conforme a necessidade de cada setor.

Como fazer o planejamento da força de trabalho?

Existem algumas boas práticas que vão lhe ajudar no planejamento da força de trabalho de sua empresa. Por meio delas, você consegue fazer contratações pontuais que aumentam as receitas do negócio sem gerar custos acima do que entra de dinheiro. Veja mais sobre o assunto abaixo!

Entenda as metas da empresa

Compreender as metas do seu negócio é um passo importante para planejar a força de trabalho necessária para atingir cada um dos objetivos. Por exemplo, ao estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, é possível ter mais claro em mente quantos colaboradores vai precisar ao passar do tempo.

Além disso, com as metas estabelecidas e entendidas, você consegue compreender o momento adequado de contratar e quantos novos funcionários serão necessários após concretizar um objetivo.

Crie um modelo de pessoal

Essa etapa também é relevante na hora de fazer o planejamento da força de trabalho. Por meio dela você consegue maior padronização nos processos da empresa e, desse modo, melhora a previsão e o gerenciamento dela.

Para isso, vale entender os aspectos de cada uma das funções da empresa e estabelecer o modelo em cima deles. Por exemplo, suponha que você faça vendas por telefone. No modelo de pessoal, você pode definir quantas ligações cada operador consegue efetuar a fim de estipular a quantidade de pessoal necessário para atingir as metas.

Identifique as necessidades da equipe

Entender quais são as necessidades dos colaboradores é um ponto essencial para alcançar bons resultados e ter um planejamento da força de trabalho eficiente. Por exemplo, por meio dessa identificação, é possível definir os maquinários importantes para aumentar a produtividade e os treinamentos essenciais na capacitação da equipe.

Portanto, faça um mapeamento de todas as funções existentes na empresa e entenda o que você precisa oferecer para que cada um dos funcionários sejam capazes de performar de maneira eficiente.

Mantenha o foco nas competências essenciais

É necessário ter conhecimento quais são as competências que cada membro da equipe precisa ter para efetuar o trabalho de maneira eficiente e, desse modo, colaborar para o crescimento da sua empresa.

Portanto, vale a pena estudar quais são as competências essenciais de cada função em seu negócio. Além disso, ofereça treinamentos constantes para desenvolver seus funcionários. Outro ponto relevante é ter em mente essas aptidões na hora de selecionar os novos colaboradores. Assim, você faz contratações de pessoas que já contam com o perfil desejado.

Faça o acompanhamento de indicadores

Monitorar o desempenho da sua força de trabalho é outra etapa fundamental para melhorar o planejamento da sua força de trabalho. Por exemplo, por meio dos indicadores adequados, é possível compreender quais são as dificuldades enfrentadas em sua empresa.

Assim, consegue-se investir em treinamentos e ferramentas que solucionem essas questões e ajudem a melhorar a produtividade do negócio. Portanto, vale a pena entender os kpis necessários e monitorar sua força de trabalho para garantir eficiência.

Avalie os resultados

Além de acompanhar os indicadores chave da sua empresa, é importante avaliar os resultados obtidos para encontrar oportunidades e acabar com os gargalos do seu negócio. Para isso, você pode fazer reuniões periódicas com o seu time a fim de dar feedbacks e encontrar o melhor caminho para a organização.

Além disso, envolva os funcionários em decisões que fazem parte do cotidiano de trabalho deles. Isso pode ajudar a aumentar a motivação e, consequentemente, gerar resultados melhores e mais lucros.

Como adaptar esse planejamento para o modelo híbrido?

Quando se trata do modelo híbrido, ou seja, de alguns colaboradores presenciais e outros atuando em home office, é importante realizar algumas adaptações ao plano da força de trabalho.

Cabe ao setor de RH acompanhar o cumprimento dos horários e atividades desenvolvidas por cada membro do time, comunicando as lideranças sobre qualquer situação pendente. Contudo, o controle e gerenciamento de equipe se torna mais complicado na modalidade híbrida.

Por isso, uma excelente alternativa é contar com a tecnologia para otimizar o gerenciamento do RH nesse tipo de situação. Por meio de softwares de gestão de pessoas, você consegue automatizar diversas tarefas, efetuar o acompanhamento dos horários da equipe e emitir relatórios específicos sobre o time. Desse modo, é possível desenvolver suas atividades de maneira simples, rápida e eficiente.

Viu como é importante otimizar o planejamento da força de trabalho? Por meio de alguns cuidados você consegue tornar a sua organização ainda mais eficiente e competitiva. Além disso, melhorar o gerenciamento do time traz mais satisfação e qualidade de vida para os colaboradores, impactando diretamente a sua produtividade.

Fonte:Blog da Fortes

Posts relacionados

7 benefícios da migração dos dados da sua empresa para a nuvem

9 de agosto de 2022 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Análise de dados indica limites de trabalho para prevenir burnout

9 de agosto de 2022 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Retenção de talentos é o maior desafio das organizações no pós-pandemia

8 de agosto de 2022 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Implementando a cultura do feedback

5 de agosto de 2022 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

O processo de compra é uma experiência que deve ser muito positiva para o cliente

4 de agosto de 2022 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

O que é Growth Hacking? E qual a sua importância?

4 de agosto de 2022 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc