Please enable JS

Blog

Como ser promovido no trabalho: 12 dicas fundamentais para impulsionar sua carreira

Como ser promovido no trabalho: 12 dicas fundamentais para impulsionar sua carreira

15 de julho de 2021 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

O novo profissional do mercado não busca somente boas remunerações e benefícios, mas também trabalhar em uma empresa que tenha um bom plano de carreira e incentive seu desenvolvimento e crescimento profissional. Mas você sabe como ser promovido no trabalho?

Destacar-se em meio aos colegas de time e ganhar uma promoção na empresa pode ser um desafio, mas quando esse objetivo é alcançado também é recompensador. Afinal, isso mostra que a empresa reconhece seu desempenho e seus resultados, além de confiar em você como um profissional de alta performance que pode alcançar outros patamares.

Então, se você busca ser promovido no trabalho e quer mostrar todo o seu potencial, mas não sabe como, confira este post! Acompanhe a leitura e conheça 12 dicas fundamentais para impulsionar sua carreira!

1. Incorpore a cultura da empresa

Nada deixa um gestor mais satisfeito do que um colaborador que literalmente “veste a camisa da empresa”. Logo, quando você demonstra que está alinhado com a política e os valores que a organização prega, suas chances de ser promovido, consequentemente, aumentarão.

Isso porque, um colaborador que dá match com a cultura organizacional sempre trabalhará mais motivado, tornando-se mais produtivo. Além disso, esse profissional tende a contribuir mais para que a empresa alcance os melhores resultados.

2. Entenda o que seu líder espera do seu desempenho

Procure ir além. Isso mesmo, cumprir somente o que está dentro das atividades destinadas a você não é o suficiente para ser promovido no trabalho.

Logo, além prestar atenção no que é dito nas reuniões one-on-one e dos feedbacks periódicos que seu gestor lhe oferece sobre seu desempenho, procure questioná-lo sobre onde ele quer que você chegue. Ainda, é importante você expressar quais são seus objetivos profissionais dentro da organização e que caminhos tem percorrido para alcançá-los.

Para tanto, proponha projetos e ideias para que a equipe trabalhe melhor e de forma mais prática para que as metas sejam alcançadas com maior facilidade.

3. Demonstre inteligência emocional

A inteligência emocional tem sido uma das soft skills mais requisitadas no mercado de trabalho. Isso porque, o profissional que conta com essa habilidade tem mais facilidade de lidar com os desafios que o ambiente corporativo apresenta diariamente.

Assim, o profissional consegue ter um bom relacionamento interpessoal, avaliar melhor quais as ações e estratégias mais indicadas para resolução de problemas. Logo, com a inteligência emocional em dia, você tem a oportunidade de alcançar uma promoção com mais facilidade.

Ainda, isso é uma vantagem se você deseja um cargo de liderança, pois a inteligência emocional também tem relação com a empatia e com o poder de motivar os demais colegas de time.

4. Saiba quais habilidades você precisa desenvolver

Por meio dos feedbacks e avaliação de desempenho você consegue ter uma noção de quais são seus pontos fortes e quais precisa melhorar.

Mas a peça-chave para ter um profundo autoconhecimento está no perfil comportamental. Ao mapeá-lo, você saberá exatamente como, onde e até quando precisará se desenvolver para aprimorar as soft e hard skills que demandam os cargos que busca alcançar dentro da empresa.

5. Seja positivo e evite fofocas

Demonstrar bom humor e atitude positiva diante do ambiente organizacional, de seus desafios e mudanças, é fundamental para que suas chances de ser promovido no trabalho cresçam.

Um exemplo disso é uma pesquisa do National Bureau of Economic Research, que revelou que estudantes de um MBA que eram otimistas tinham mais facilidade de encontrar trabalho que seus colegas de profissão. Ainda, segundo o estudo, eles apresentavam probabilidade de 5 a 10% mais alta de serem promovidos que os pessimistas.

Afinal, nenhum gestor ou colega de time gosta de trabalhar ao lado de alguém mal-humorado, não é mesmo?

6. Crie um Plano de Desenvolvimento Individual

Quando você conhece seu perfil comportamental e o alinha com um Plano de Desenvolvimento individual, as chances de ser promovido no trabalho crescem ainda mais.

Isso porque, você terá uma rota determinada de quais cursos e treinamentos realizar, quais soft skills deve desenvolver com o método coaching, por exemplo, dentre outras vantagens.

Assim, se sentirá mais seguro, motivado, tornando-se um profissional de alta performance. Logo, será muito mais vantajoso para a empresa oferecer uma promoção do que contratar um profissional de fora rapidamente para assumir o cargo de imediato.

7. Busque se qualificar constantemente

Todo bom profissional sabe que não basta somente ter uma graduação para ter um bom desempenho e crescer profissionalmente.

Em uma sociedade globalizada, as habilidades tanto técnicas quanto comportamentais valorizadas no mercado de trabalho mudam constantemente. Logo, é preciso investir em uma pós-graduação em instituições reconhecidas ou até mesmo em cursos rápidos. 

Sabemos que nem sempre sobra tempo e dinheiro para investir em capacitação e aprimoramento. Mas existem muitas certificações de qualidade e gratuitas que podem ser realizadas até mesmo online. Para quem é da área de gestão de pessoas, por exemplo, há uma infinidade de cursos gratuitos de RH que ajudam no impulsionamento da sua carreira.

8. Peça mais responsabilidades

Se você entende que pode ir além das tarefas que são atribuídas a você, sem que isso atrapalhe sua produtividade, não hesite em pedir mais responsabilidades.

Nesse sentido, se você é um profissional de RH que cuida somente da área de recrutamento e seleção, mas sabe que pode auxiliar com a gestão de outras demandas da área, realize um pedido bem fundamentado ao seu gestor, sem desmerecer o trabalho dos demais colegas.

Para tanto, é possível apresentar de forma visual, por meio de uma apresentação, como tem sido seu desempenho em métricas e quais qualificações você tem para executar uma nova atividade ou até mesmo um novo cargo.

9. Converse com quem já foi promovido

Conversar com demais membros do time que já foram promovidos no trabalho é fundamental para que você entenda qual foi o caminho que eles percorreram para alcançar o crescimento profissional dentro da organização e coletar algumas dicas. Mas lembre-se que cada indivíduo é único e tem sua própria trajetória.

Entenda que esse diálogo pode trazer o entendimento das habilidades e práticas que a empresa valoriza e prioriza na hora de promover um colaborador. Assim, você pode ser mais efetivo na hora de elaborar seu plano de desenvolvimento individual.

10. Saiba pedir na hora certa e de forma correta

Atualmente, a maioria das empresas passa pela necessidade de colocar seus colaboradores em home office e a comunicação tem sido feita de maneira remota, logo, é preciso ter cuidado ao pedir uma nova responsabilidade ou promoção.

Sabemos que com o trabalho remoto é necessário que gestores e líderes realizem mais reuniões durante o dia, principalmente no início da manhã e fim da tarde.

Por isso, tente agendar uma reunião em um horário mais tranquilo, por exemplo, após o horário de almoço, para que você possa conversar com seu gestor com maior tranquilidade. Ainda, é importante escrever em tópicos os argumentos que utilizará, além de ensaiar um bom discurso antes do bate-papo.

Por fim, seja prático e objetivo demonstrando qual cargo deseja conquistar, apresente as competências que você dispõe para a nova função e também peça feedback sobre em quais pontos precisa melhorar para ser promovido no trabalho futuramente.

11. Tenha humildade em aprender continuamente

É muito comum pensar que somente colaboradores em funções operacionais e analistas buscam promoções no trabalho. Mas quem está em cargo de liderança também deseja crescer e, para isso, é necessário entender que o aprendizado é constante, independentemente da hierarquia. 

Logo, é fundamental estar sempre lendo obras literárias sobre liderança, realizando cursos de especialização, ou seja, aprimorando as competências para alcançar cargos de presidência ou CEO.

12. Faça seu marketing pessoal

Por último, mas não menos importante, promova sua imagem profissional nas redes sociais, principalmente no LinkedIn.

Essa rede social é uma ferramenta poderosa de marketing pessoal e networking. No LinkedIn, é possível postar fotos do seu dia a dia no ambiente organizacional, elaborar posts e artigos que mostrem quais assuntos da sua área de atuação você domina e, ainda, conectar-se com outros profissionais e empresas, proporcionando um conhecimento mútuo.

Além disso, ao publicar sobre a empresa e o seu trabalho, você ainda estará auxiliando a organização a emplacar uma imagem de marca empregadora no mercado, atraindo outros talentos para a organização.

O que o RH pode fazer para ajudar?

O setor de Recursos Humanos tem um papel fundamental de proporcionar desenvolvimento profissional aos colaboradores para que os mesmos sejam promovidos no trabalho.

Isso porque, o setor de RH é um dos que mais evoluiu no decorrer dos anos, deixando de ser somente a área que cuida de admissões, demissões e folhas de pagamento para ocupar um lugar de protagonismo na gestão de talentos com base em diversas metodologias para desenvolvimento de pessoas.

Nesse sentido, uma das principais ferramentas que o RH conta para que gestores e líderes possam tomar as melhores decisões sobre promoções dentro da empresa está na metodologia People Analytics. Por meio dela, o RH coleta os dados que estão no big data e os cruza e analisa para transformá-los em informação organizada e útil para melhorar a qualidade na decisão sobre os colaboradores da empresa.

Isso porque, esse método proporciona um acompanhamento mais estratégico de fatores como engajamento, produtividade e satisfação dos profissionais na organização. Além de permitir a identificação de profissionais de alta e baixa performance.

Outra peça-chave que o RH tem em mãos para ajudar profissionais a serem promovidos está no mapeamento do perfil comportamental. Com os dados em mãos, o setor consegue conhecer cada colaborador com maior profundidade, entendendo como ele se comporta diante das mais diversas situações e quais atividades e cargos o deixarão desmotivado, por exemplo.

Além disso, entendendo os perfis comportamentais dentro da empresa, o RH pode direcionar mais estrategicamente treinamentos e capacitação de acordo com o que cada um precisa e, ainda, um alinhamento assertivo de plano de carreira.

Para completar, o RH pode também ajudar, por meio de avaliações de desempenho e do clima organizacional, na orientação de melhorias que precisam ser feitas por parte da organização e do colaborador para que ambos cresçam e alcancem os melhores resultados. Isso, claro, pode levar a uma possível promoção.

Depois dessas dicas fundamentais, você entendeu como ser promovido no trabalho? Caso seja um profissional apaixonado pelo que faz e esteja atento aos seus pontos positivos e também às competências que precisa melhorar, além de buscar se desenvolver, você está no caminho certo!

Fonte: Solides

Posts relacionados

Quebrar grandes tarefas em menores e não dizer sim para tudo: veja como se organizar melhor no trabalho

Quebrar grandes tarefas em menores e não dizer sim para tudo: veja como se organizar melhor no trabalho

30 de julho de 2021 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
A média gestão faz um alerta: ela precisa de mais atenção

A média gestão faz um alerta: ela precisa de mais atenção

30 de julho de 2021 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
Como a pandemia ressignificou o papel da liderança?

Como a pandemia ressignificou o papel da liderança?

28 de julho de 2021 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
Contratação: quatro fatores muito valorizados pelos candidatos

Contratação: quatro fatores muito valorizados pelos candidatos

26 de julho de 2021 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
Qual é a importância da diversidade no ambiente de trabalho?

Qual é a importância da diversidade no ambiente de trabalho?

26 de julho de 2021 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
Quer ter mais foco? Dê espaço para o seu cérebro funcionar

Quer ter mais foco? Dê espaço para o seu cérebro funcionar

23 de julho de 2021 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

abc