Com toda certeza, você já deve ter ouvido muito por aí quais são as ações básicas do dia a dia para o enfrentamento da COVID-19, certo? Bom, na verdade nunca é demais relembrar esses cuidados simples que podem ajudar a salvar vidas. Além do distanciamento social que já foi aplicado em vários países do mundo como um dos métodos mais eficazes para a não proliferação do vírus e agravamento da crise sanitária, existem os procedimentos de higiene pessoal e também, caso não seja possível o isolamento social, regras básicas com relação aos aspectos de convivência em locais públicos.
Lavar as mãos
Lave com frequência as mãos. De preferência, com água e sabão. Caso não seja possível, use álcool gel 70%. Lembre-se que o teor do álcool é importante, não podendo ser maior, nem menor do que essa porcentagem, pois o líquido pode evaporar antes mesmo de matar o vírus.
Evite aglomeração
O melhor é ficar em casa, mas é importante reconhecer que tem pessoas que não podem, e que por esse motivo precisam respeitar as regras de distanciamento. Em vários locais públicos, o uso das máscaras já é obrigatório e tem sido replicado também a distância mínima entre as pessoas para o não contágio.
Use máscara
No começo da pandemia aqui no Brasil, era possível observar poucas pessoas usando máscaras nas ruas. É inquestionável a importância do uso desse artificio na luta contra o coronavírus, pois, após alguns estudos, foi possível interpretar que o seu uso dificulta a circulação desse vírus no ar, por meio das gotículas de saliva que são expelidas ao falar. Fato é que as máscaras já tomaram conta de vários locais públicos, as pessoas aderiram a sua utilização e virou uma verdadeira “moda do bem”. Tem para todo o gosto.
Tossir no cotovelo
Na verdade, essa é uma regra de etiqueta bem antiga, e que não ajuda na prevenção somente desse vírus. Mas, claro, ganhou notoriedade devido a grave crise da saúde que o mundo se encontra. O motivo da importância desse ato é simples, ao cobrir a boca quando tossir, o cotovelo age como uma barreira protetora para a contenção das gotículas que saem desse movimento. De forma alguma use as mãos.
Não apertar mãos
Em tempos de pandemia, alguns costumes culturais e de relacionamento tiveram que passar por adaptações, é o caso do aperto de mãos. As mãos entram em contato com muitas superfícies, por isso o ideal é nunca levar as mãos ao rosto e evitar qualquer tipo de toque, seja em você ou no próximo. Mas tem pessoas que já acharam outras formas de demonstrar afeto. Independente da forma, é importante frisar que o vírus distanciou e isolou a sociedade, mas isso não é motivo para não demonstrar e valorizar os sentimentos a quem se ama, viu?
Fiquem em casa
Fiquem em casa, se puder! O isolamento social é importante e já vem demonstrando resultados importantes na luta contra o coronavírus. Em todo o mundo a curva de contaminação já tem se achatado, possibilitando o tratamento adequado dos infectados.
O isolamento já tem até efeito colateral do bem. Estamos chegando em uma das épocas em que é normal os casos de gripe em alguns países do mundo pelas baixas temperaturas do ar. Até aí nenhum fato novo, mas a Dinamarca anunciou depois de algumas pesquisas, que as medidas de isolamento social adotadas pelo país para combater a pandemia de coronavírus possibilitou uma redução acentuada nos casos de gripe.
Não se esqueça: essa é só uma fase, vai passar. Estamos juntos contra o coronavírus!
Confira mais conteúdos como esse na categoria sobre Coronavírus.
Ah, tem também as nossas redes sociais, onde tem sempre um conteúdo exclusivo para você.
Até o próximo post 😉
Foto: Freepik