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Cresce o interesse por ações promocionais em todas as faixas etárias

Cresce o interesse por ações promocionais em todas as faixas etárias

26 de agosto de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Estudo conduzido pela MKT House LAB mostra o engajamento do brasileiro com este tipo ativação de Marketing.

Com a pandemia e a retração econômica agravada pelo evento global, o perfil do consumidor que se engajava mais com ações promocionais das marcas mudou. Enquanto, durante muito tempo, as donas de casa acima dos 30 anos predominavam como participantes deste tipo de ação, agora, todos os públicos passam a ver vantagens nessa estratégia das marcas. É o que aponta o estudo “Promo Não Tem Idade”, conduzido pela MKT House Lab, hub de informações da MKT House

Realizado com mais de mil participantes entre 18 e 65 anos de todo o Brasil, por meio de metodologia própria, a pesquisa levanta uma série de comportamentos sobre o brasileiro e seu interesse com as promoções. De acordo com a pesquisa, a frequência nos pontos de venda é determinante para o engajamento com promoções.

Em todos os grupos etários, quanto maior a participação na ida aos pontos de venda, mais inclinação para se inscrever em ações promocionais O destaque para esse comportamento fica para o público 65+: 86% deles declaram que fazem compras no varejo físico e 57% afirmam que participaram de ao menos uma promoção entre janeiro e maio deste ano.

Brasileiro ama uma promoção – inclusive os jovens

As ativações promocionais continuam sendo um fenômeno entre os brasileiros. Quase a totalidade dos participantes do estudo – 97% – declaram que gostam de participar desse tipo de ação de marketing e um percentual de 35% afirma que em 2021, entre os meses de janeiro e maio, participou de ao menos uma promoção.

E quem pensa que apenas o público mais maduro se interessa por promoções, está enganado. Mais da metade dos jovens entre 18 e 24 anos (54%) vão às compras nos pontos de venda com frequência e, desse percentual, 24% já se engajaram em alguma promoção nos primeiros cinco meses do ano.

Contudo, o canal mais efetivo declarado por este público para comunicar promoções são as redes sociais – 41% deste grupo aponta esses sites como relevantes. Outra ferramenta eficaz para engajar o público jovem são as mecânicas do tipo “convide um amigo”, apontam 40% dos jovens participantes da pesquisa, principalmente quando o prêmio envolvido está relacionado a alguma experiência que pode ser vivida em conjunto.

Imediatismo dá o tom do engajamento

A casa própria continua sendo desejada por todos os grupos analisados no estudo, mas, quando é realizada uma análise por corte de gênero, as mulheres apresentam maior inclinação para esse prêmio, enquanto o carro surge com mais interesse pelos homens. Em relação ao tempo para receber o prêmio, a Instantaneidade é o recurso mais eficaz para engajar qualquer promoção.

Mais da metade dos brasileiros – 60% apontam sua preferência por promoções que premiem instantaneamente. Há ainda uma grande parcela daqueles que têm paciência para esperar um grande prêmio em um sorteio final – 59%. A pesquisa indica também um crescente interesse na modalidade do cashback. Mais de um terço (31%) dos brasileiros declaram que gostam de promoções que devolvem parte do valor da compra.

Fonte: Mundo do Marketing

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