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Crie Indicadores de não conformidade e descubra como evitar custos desnecessários

13 de dezembro de 2022 / Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

Antes de tudo: como estão sendo trabalhados os indicadores de não conformidades (NC) aí na sua empresa?

Primeiramente, vamos a definição:

Indicador – elemento que tem como objetivo apontar ou mostrar algo, na Forlogic dizemos que ele deve expressar sua “Dor”. Ou seja, indicar em quais pontos devemos olhar criticamente.

Não conformidade – ocorre quando um produto, serviço ou processo não atende às especificações pré-definidas, acarretando resultados não satisfatórios. Embora sejam advindas de eventos negativos “erro no processo ou resultados indesejados”, sua análise e correção são oportunidades para gerar resultados positivos.

Por que devo me preocupar com indicadores de não conformidades?

Ao falarmos de NCs, os indicadores geralmente são: número de ações atrasadas, número de tratativas não executadas ou número de incidências. Enfim, direcionamos nosso olhar para o percentual de tratativas atrasadas, classificações por tipo ou responsáveis, até fazemos um Pareto ou um 5 Porquês.

Então eu te pergunto, você já parou para analisar os custos que uma não conformidade nos processos pode gerar na sua empresa? Acredite, o não tratamento de uma NC pode causar problemas como:

  • custos com retrabalho;
  • multas trabalhistas e ambientais;
  • acidentes;
  • prejudicar a imagem da empresa no mercado;
  • desestimular os colaboradores.

Te convido a analisar 3 situações:

  • Gasto com retrabalho de algo que não saiu como previsto – nesse caso, levamos em consideração o número de funcionários que serão direcionados para a tarefa, custo com os maquinários, custos com matéria prima, sem contar o tempo que a atividade demanda.
  • Perda na produtividade – quando uma empresa perde muito tempo tratando reincidências consequentemente ela terá redução na produtividade.
  • Fatores mercadológicos – impactos negativos na produção ou prestação de serviços que podem se tornar externo, o que influencia diretamente no potencial de mercado e intensidade competitiva acarretando a lucratividade da empresa.

Acredito que apenas esses 3 motivos, por si só, já podem e devem ser levados em conta para que as Não conformidades sejam acompanhadas e analisadas com muita atenção. Sugiro que você crie indicadores e os monitore.

Como ser assertivo no tratamento de uma não conformidade

Antes de tudo, o primeiro passo é padronizar as informações referente às falhas, isso facilitará na diferenciação das incidências e reincidências, além de atuar na causa raiz do problema.

Depois, centralizar as informações, reduzindo as chances de perda de dados importantes para a identificação da causa raiz das incidências.

Posteriormente, acrescente evidências, quanto mais detalhes de uma NC, melhor, assim as tratativas serão mais assertivas.

Fonte: Blog da Qualidade

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