Please enable JS

Blog

Data Studio Agora é Looker Studio

18 de outubro de 2022 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Na última terça-feira (11/10), o Google anunciou por meio do seu Blog Oficial do Google Cloud, que a partir de agora o Google Data Studio se tornará Looker Studio!

De acordo com o buscador, essa é a sua nova plataforma unificada de inteligência de negócios, cujo objetivo é tornar mais fácil para os usuários obter insights e tomar decisões com base nas informações. Confira todos os detalhes sobre essa nova ferramenta:

Google e a aquisição da Looker

Desde fevereiro de 2020, a Looker já faz parte do leque de soluções do maior buscador do mundo. De acordo com o anúncio publicado no Blog Oficial do Google Cloud, na época:

“Tenho o prazer de anunciar que o Google concluiu a aquisição da Looker. Juntos, estamos entusiasmados em oferecer aos clientes uma solução de análise abrangente que integra e visualiza insights em todas as camadas de seus negócios.”

Desde então, o Google tem buscado incluir recursos exclusivos da Looker em seus produtos de análise avançada, pois o grande motivador dessa aquisição era encontrar meios e ferramentas que facilitassem o manuseio dos dados, de forma que mais profissionais conseguissem utilizar as ferramentas do buscador.

Unificando os produtos de BI do Google

A atual proposta do buscador é criar um guarda-chuva com a marca Looker, sob o qual todos os produtos de análise e Business Intelligence possam estrategicamente estar alocados e integrados entre si.

Por isso, como a sua principal ferramenta de BI até o momento era o Google Data Studio, o Google tornou oficial a migração da sua antiga plataforma para se tornar o principal produto do novo guarda-chuva. Conforme anunciado pelo buscador:

“Hoje, estamos unificando nossa família de produtos de inteligência de negócios sob o guarda-chuva Looker. Looker é o nome que você ouvirá quando falarmos sobre nossos produtos de business intelligence do Google Cloud, pois reunimos Looker, Data Studio e as principais tecnologias do Google, como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML). E a partir de hoje, o Data Studio agora é Looker Studio.”

O buscador afirma que, com seu novo conjunto completo de soluções, será possível dar um passo além dos dashboards e painéis para trabalhar com fluxos de informações mais inteligentes, uma necessidade que muitas empresas têm ao tomar decisões.

O que podemos esperar do novo Looker Studio

O buscador informou alguns detalhes relevantes sobre sua nova plataforma. De acordo com ele, o Looker Studio pretende facilitar as análises de autoatendimento para todos os usuários, suportando mais de 800 fontes de dados, com um catálogo ultrapassando 600 conectores.

Dessa forma, será possível explorar diferentes combinações de dados, com uma variação ainda maior de fontes, em poucos cliques. Essas mudanças também dão mais autonomia aos usuários, que não necessitam tanto da participação de uma equipe de TI para a construção dos painéis.

Além disso, o Looker pretende manter as funcionalidades do Data Studio, mas procura incluir uma interface de usuário mais completa, para que os profissionais possam trabalhar com dados modelados de forma mais simplificada.

Looker Studio Pro

Apesar de o Google disponibilizar a nova plataforma de forma gratuita a todos os usuários, a novidade também inclui uma versão para atender uma demanda de clientes que exigem recursos mais focados na empresa.

O Looker Studio Pro é um upgrade para empresas que procuram novos recursos de gerenciamento empresarial, colaboração de equipes e acordo de nível de serviço (Service Level Agreement – SLA).

O Google também explica que, mesmo com os recursos adicionais, trata-se apenas da primeira versão e que há um roteiro de recursos em desenvolvimento que será iniciado com a integração do Dataplex para linhagem de dados e visibilidade de metadados, algo que os clientes têm solicitado.

Integração do Looker Studio aos Produtos Google

Outra grande novidade anunciada essa semana, é a disponibilização da versão prévia do Looker (núcleo do Google Cloud). Essa plataforma permite integração dos principais serviços de infraestrutura da nuvem do Google Cloud, como os serviços de segurança e gerenciamento.

O objetivo é integrar, o quanto antes, os produtos da nova marca Looker às funcionalidades e ferramentas do Google, para que os clientes possam usufruir de uma estrutura de dados aberta e sincronizada a todo momento.

Por isso, o Google está integrando o Looker ao Google Workspace. Dessa forma, os insights coletados diariamente pela plataforma de produtividade, ficarão disponíveis por meio de planilhas e outros documentos, facilitando a busca por respostas através de uma fonte segura de dados selecionados em toda a sua organização.

Além disso, outro passo importante para o Looker é a integração com o Planilhas do Google, que é a principal ferramenta utilizada para organização dos dados. De acordo com o buscador, essa integração está em pré-visualização, com planos de lançamento completo para o primeiro semestre de 2023.

O Google também está procurando parcerias com outras ferramentas de análise de dados, como Tableau e Power BI da Microsoft. No momento, a nova parceria do buscador foi com a Sisu Data, com o intuito de automatizar a descoberta de causas-raiz de problemas com 80% mais rapidez.

A nova ferramenta do Google pretende ser um facilitador na tomada de decisão, oferecendo uma maneira de aproveitar ao máximo os dados, de forma mais clara e objetiva para as equipes e com uma experiência melhor para o cliente. De acordo com o buscador:

“Mais de 10 milhões de usuários já acessam a família de produtos Looker, incluindo Looker Studio, todos os meses.”

Fonte: Agência Mestre

Posts relacionados

instagram

Mercado Pet: venda de itens lideram engajamento no Instagram

26 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Experiências ruins estão reduzindo a lealdade às marcas

17 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O lançamento de produtos em parceria com influenciadores vale a pena para a indústria?

9 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Reputação online: a influência da opinião sobre as empresas

4 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Meta introduz melhorias baseadas em IA à suíte Advantage

1 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

5 dicas para criar e-mail marketing com o uso da IA

20 de março de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

abc