Não é raro que pessoas não tenham certeza sobre se ou quando delegar. De acordo com a coach de negócios Andrea Liebross, esta é uma das principais coisas com as quais seus clientes costumam ter problemas.
“Muitas vezes as pessoas temem delegar. Elas se preocupam com coisas como que outras pessoas que não realizem bem a tarefa ou que delegar de alguma forma implica que elas não conseguem exercer sua influência”, explica a especialista.
No entanto, de acordo com ela, quando utilizada estrategicamente, a delegação pode apoiar os objetivos de toda a organização.
Para que isso seja feito de forma bem sucedida, em vez de temer, é preciso que os executivos entrem no que Liebross chama de Zona de Realização Extraordinária. Dentro dela, toda a equipe atinge um novo patamar de produtividade e prazer no trabalho por meio de um melhor alinhamento.
Em artigo escrito para a Fast Company, a especialista listou quatro perguntas para aqueles que não sabem se devem delegar as tarefas ou realizá-las por conta própria:
“Muitas vezes entramos na rotina de fazer um trabalho intenso porque sempre fizemos isso. Mas às vezes precisamos parar e examinar se isso ainda precisa ser feito. Pode ter feito sentido há quatro anos, quando não tínhamos o software de hoje. Pode ter apoiado as nossas prioridades organizacionais anteriores. Mas isso faz sentido hoje?”, questiona Liebross.
“Todo mundo tem que fazer coisas que não ama. No entanto, quando você faz muitos de uma vez, ou durante a maior parte do dia, você perde energia e se esgota. O oposto ocorre quando você faz o que ama – você ganha energia”, explica a especialista.
“Essa resposta geralmente se correlaciona com as respostas da segunda pergunta, porque provavelmente você é bom no que adora fazer e vice-versa”, comenta Liebross.
É comum que fundadores de negócios mantenham a mesma mentalidade de quando eles foram abertos, convencidos de que apenas eles podem cumprir determinadas funções. Isso, no entanto, nem sempre é verdade.
“Sem delegação inteligente, sua organização não poderá escalar e alcançar mais, e os funcionários frustrados que desejam crescer e aprender buscarão oportunidades em outro lugar”, afirma a especialista.
Fonte: Administradores