Please enable JS

Blog

reuniao conversa

Distrações no escritório: estes são os maiores inimigos da concentração no trabalho

21 de maio de 2019 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

De máquinas de impressão a animais de estimação, são muitos os motivadores da distração nos novos ambientes de trabalho

Teclados sendo batidos freneticamente. Gargalhadas. Sons da máquina de impressão e de café. Quais destes fatores mais derrubam a produtividade dentro de um ambiente de trabalho? Apesar de ser uma resposta muito pessoal, a dúvida motivou um grupo de estudiosos da companhia FutureWorkplace, em parceria com fabricante de materiais de escritório Poly, a elaborar um estudo que analisa os principais motivadores da distração nos espaços de trabalho.

O excesso de estímulos sonoros muita vezes causa confusão e a perda de foco nas atividades. Mais do que incomodar, esses fatores podem causar distrações e a redução da produtividade. Por essa razão, aquele colega que fala alto no telefone está no topo da lista de inconveniências, acompanhado dos toques de telefone e pequenas celebrações. No final deste texto você vê a lista com as maiores causas de distração.

Para 76% dos entrevistados, uma conversa de telefone em volume muito alto é a principal distração no ambiente de trabalho, classificada como incômodo moderado, alto ou muito alto. No entanto, de acordo com a pesquisa, a poluição sonora não é a única responsável pela falta de concentração: até mesmo a temperatura inapropriada de um ar-condicionado é suficiente para atrapalhar a execução de tarefas, relata o Quartz.

A tendência crescente no mundo do trabalho que consiste em incluir a presença de animais de estimação no escritório também parece ter suas desvantagens. Trazer seus pets para o trabalho parece estar criando uma distração em 46% dos funcionários.

Em relação às crianças, mais da metade dos entrevistados (53%) alegou ficar distraído com a presença delas no escritório. Ao todo, 5.150 funcionários participaram do levantamento. Um dos critérios para a seleção dos entrevistados era trabalhar presencialmente no escritório por, no mínimo, três dias na semana.

As interrupções parecem ser um problema recorrente apontado por quem trabalha em espaços abertos e compartilhados. Recentemente, uma pesquisa da universidade de Harvard mostrou que escritórios abertos estimulam o isolamento, a redução da colaboração e exercício da criatividade. Entretanto, apenas 61% dos entrevistados disseram trabalhar em ambientes abertos. Uma estatística bem menor do que os 98% que disseram se sentir abstraídos de maneira geral.

Veja abaixo a seleção das distrações apontadas como mais nocivas, de acordo com a pesquisa:

  1. Um colega trabalho falando alto no telefone;
  2. Colegas de trabalho conversando nas proximidades;
  3. Toques de telefone;
  4. Celebrações (aniversários, aposentadoria, novos bebês, etc.);
  5. Reuniões de grupo próximas;
  6. Visita de crianças;
  7. Jogos de equipe em todo o escritório;
  8. Visita de familiares;
  9. Jogos (tênis de mesa, futebol, videogames, etc.);
  10. Animais de estimação no escritório;
  11. Sons externos (carros, sirenes, clima, paisagismo, latidos de cães);
  12. Um colega comendo;
  13. Sistema de ar condicionado mal regulado;
  14. Barulho de copiadora/impressora;
  15. Máquinas de café.

Fonte: Época Negócios
Imagem: Negócio foto criado por yanalya – br.freepik.com

Posts relacionados

abc