Please enable JS

Blog

Engajamento: você sabe o porquê você faz o que você faz?

10 de julho de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Esses dias atrás li o livro “Por quê? Como motivar pessoas e equipes a agir” de Simon Sinek, que afirmava o seguinte: quando você é motivado pelo porquê, o sucesso simplesmente acontece.  Engajamento com um “por quê”?! Na hora achei ‘balela’, mas hoje a frase fez sentido

Resumindo o contexto do livro

Em seu livro, Simon Sinek conta que estudando sobre líderes com alto poder de influência pelo mundo, observou que todos se comunicam exatamente da mesma forma. E tudo isso gira em torno do “Porquê”.

Ele destaca ainda que as grandes empresas não contratam pessoas qualificadas e as motivam, pelo contrário elas contratam pessoas já motivadas e as inspiram.

Em contrapartida, quando essas pessoas motivadas são direcionadas a fazer algo que elas não acreditam e não fazem sentido para elas, a tendência é que essas deixem o trabalho para ir em busca de algo que as envolvam.

Resumindo meu contexto

Fui designada a construir um material com conteúdo sobre planejamento estratégico, inclusive em breve compartilharemos, mas enfim, até aqui tudo bem, então minha líder me incumbiu de levantar um possível conteúdo para discutirmos o que iria para esse tal material.

Esse era um desafio que certamente daria um up no meu ânimo. Mas isso não aconteceu, pelo menos não de imediato, e eu vou explicar o porquê.

No primeiro momento estava focada no que fazer e como fazer. Então eu vi o desafio como algo mecânico que seria apenas mais um conteúdo.

Mas o que tudo isso tem a ver com engajamento?

Esta palavrinha “porque” é de fato a “cereja do bolo” de qualquer projeto, e eu consegui enxergar isso quando minha líder me chamou para fazer o PAS (Planejamento Ágil de Significado) desse material.

De cara ela me perguntou, por que devemos fazer esse conteúdo?  E na sequência vieram outras perguntas como por exemplo:

  • Por que as pessoas vão se interessar por esse conteúdo?
  • Por que as pessoas devem ler esse conteúdo, qual o propósito de fazê-lo?
  • Por que escolhemos esse público?
  • Por que vamos seguir com esse tema?

Sabe aquela frase “meus olhos brilharam”, é isso deve ter acontecido no momento que comecei a responder as perguntas.

Então te pergunto, você consegue entender a influência que esses porquês tiveram para mim? Posso afirmar que responder essas perguntas foi libertador, sai da linha de raciocínio: “o que escrever?” Para:

  • Por que vou escrever?
  • Quem vou atender?
  • Aonde quero chegar com isso?
  • Com quem vou contribuir?

Ao obter as respostas para os porquês a construção do conteúdo começou a fazer mais sentido, com isso as ideias referentes ao conteúdo a ser escrito começaram a surgir espontaneamente.

O engajamento começa com o “por quê”!

Enquanto um colaborador tiver claro o porquê da execução de suas tarefas e de sua contribuição com a empresa e a sociedade, ele se sentirá engajado e não medirá esforços e energia para realizar suas tarefas.

Pois, conforme surgem os resultados, a produtividade se acentua e o profissional fica mais motivado por encontrar na organização uma visão alinhada aos seus princípios.

E ainda como o livro traz:

“Quando as pessoas dentro da empresa sabem por que vão trabalhar, as pessoas de fora da empresa têm muito mais probabilidade de entenderem por que a empresa é especial.”Fonte: blog da Qualidade

Posts relacionados

Release em seo: 5 dicas para ter sua notícia ranqueada no google

11 de julho de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Gringos em campanhas brasileiras: desafios e vantagens para as marcas

10 de julho de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Marcas devem educar pessoas para evitar associações a fraudes digitais

25 de junho de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

A importância da validação de e-mails nas campanhas de marketing online

21 de junho de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Marketing de Relacionamento: como criar laços valiosos

20 de junho de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Google permitirá buscar dados pessoais que aparecem nos resultados de busca

18 de junho de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

abc