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Facebook alerta anunciantes para evitarem táticas de watchbait

Facebook alerta anunciantes para evitarem táticas de watchbait

31 de março de 2022 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Atrair a atenção dos usuários está se tornando uma tarefa cada vez mais difícil. No entanto, apesar de alguns produtores de conteúdo e empresas acreditarem que encontraram a fórmula secreta para conquistar esse feito, o Facebook criou maneiras de reprimir iscas de cliques em seu feed. Entenda!

O que é? Watchbait

A Meta está alertando os profissionais de marketing para evitar uma nova tática que eles chamam de “watchbait”. De acordo com o Facebook, watchbait é o conteúdo de vídeo “que retém intencionalmente informações, sensacionaliza o conteúdo ou induz os espectadores a assistir ou se envolver com o vídeo”.

O watchbait pode acontecer no título, legenda, miniatura ou no próprio vídeo. Veja alguns exemplos citados pelo próprio Facebook:

“Sua reação foi impagável!! 😂😂”;

“ESSA É A PIOR MANEIRA DE ACORDAR!! 😂”;

“Fenômeno climático CHOCANTE pode explodir seus planos!!!”.

O que pode acontecer se uma Página usar watchbait?

Se o sistema do Facebook detectar watchbait em seu vídeo, a empresa diz que irá limitar a frequência com que é recomendado e sua capacidade de classificação. Se você postar regularmente isca de vigilância, a rede pode chegar a reduzir a distribuição geral da sua página.

O que você não deve fazer:

  • omitir informações importantes;
  • usar de termos exagerados;
  • utilizar adjetivos muito fortes;
  • utilizar letras maiúsculas ou emojis em excesso no título;
  • criar expectativas enganosas;
  • enganar os usuários;
  • usar imagens cortadas ou editadas no photoshop que não foram tiradas do vídeo como miniatura;
  • retratar conteúdo fictício, roteirizado ou falso como sendo real.

O que você deve fazer:

  • utilizar títulos precisos e informativos
  • utilizar um tom de voz próprio da sua marca;
  • ser original;
  • ser autêntico;
  • utilizar trechos reais do vídeo como sua miniatura ou nugget.

O que a penalização de Watchbait pode nos mostrar

As ações de penalização do Facebook para essas práticas é mais um, dos diversos indicativos de que a experiência do usuário é algo de extrema importância no universo digital. Aqueles que, de alguma forma, tentarem burlar os princípios da produção de conteúdo de valor sofrerão consequências negativas.

Conheça maneiras corretas de chamar a atenção do seu público

  • A técnica do copywriting consiste no processo de redação persuasiva voltada para a venda, anúncios, landing pages, propagandas e qualquer estratégia de marketing digital.
  • os vídeos nuggets viralizaram nas redes sociais por serem uma forma rápida e fácil de consumir conteúdo útil e de valor. Aprenda tudo o que você precisa saber em nosso artigo vídeo nuggets: o que são, como fazer e utilizá-los;
  • as iscas digitais são a melhor forma de conseguir gerar leads, de maneira eficiente e, na maioria das vezes, sem muito custo. Aprenda como, lendo nosso artigo 8 iscas digitais que você pode usar para gerar mais leads.

Fonte: Agência Mestre

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