Pesquisadores descobrem uma nova falha que compromete a segurança interna de computadores
Há cerca de um ano, pesquisadores descobriram uma falha nos processadores de tecnologia da empresa Intel que permitia acesso a informações pessoais do usuário, como arquivos e senhas, e reduziam a velocidade do aparelho em até 30% – os bugs eram chamados de Meltdown e Spectre. No dia 14/05, foi detectada uma nova falha, denominada ZombieLoad, que permite que hackers se infiltrem no sistema interno de máquinas. Apple, Microsoft e Google já divulgaram atualizações para combater o problema.
O ZombieLoad é um bug remanescente de Meltdown e Spectre e atua atacando um canal lateral nos chips, permitindo que hackers alterem o design interno dos aparelhos. Foi levantado que quase todos os chips Intel produzidos desde 2011 foram afetados pelo ataque de canal, exceto os de formato AMD e ARM.
O nome do bug é dado devido ao termo “carga zumbi”, que é um amontoado de informações mal processadas. Cada dispositivo é apenas capaz de visualizar seu próprio conjunto de dados, mas o zombieload dá acesso a qualquer informação que tenha passado pelo processador.
Imagem: Business photo created by jcomp – www.freepik.com
Fonte: Exame