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Fluidez e integração: as peças fundamentais para o Marketing moderno

1 de agosto de 2023 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Customer Experience, Data Driven, Branding, CRM. Para quem vive o mundo do Marketing, estes termos não são nenhuma novidade. Em contrapartida, a urgência descrita pela necessidade de operacionalizar a conexão entre estas e outras disciplinas do Marketing é, para muitos profissionais, uma percepção ainda recente, provocada, principalmente, pela dinamicidade dos tempos atuais.

Ditando mudanças mercadológicas significativas, sobretudo no comportamento do consumidor, a era pós-pandemia impõem às marcas e empresas desafios sem precedentes. Neste cenário, a capacidade de adaptação a um mundo de novas demandas e tecnologias torna-se, cada vez mais, um diferencial para a sobrevivência.

A fim de desmistificar os recentes rumos tomados pela área, o Clube Mundo do Marketing debateu as principais características Marketing Moderno em uma SuperLive que contou com a participação de Júlia Chagas, Diretora de Marketing e Experiência do Aluno da Alura, Carol Nucci, Sócia e CMO da Weme, Antonio Augusto, Diretor de Marketing da Localiza.

Confira alguns dos principais insights da SuperLive:

Fluido como um líquido

No dicionário, o adjetivo “fluído” descreve um agente que navega as cercanias com facilidade, de forma espontânea. Uma das principais características do Marketing Moderno, a fluidez afeta tanto o formato estrutural da área, quanto as estratégias desenvolvidas para ela.

Nos últimos anos, a característica se tornou uma necessidade e deu forma às mudanças mais significativas nas diretrizes de planejamento de Marketing. “Às vezes, as organizações crescem a ponto de se tornarem enrijecidas demais. Para o Marketing, isso é muito danoso. Processos rígidos não permitem a abertura para as novidades. Por isso, o fluido permite que as operações fiquem por dentro das mudanças do agora, e possibilita que hipóteses e variáveis sejam testadas e medidas de forma eficiente”, pontua Carol.

Isso significa dizer que, embora práticas e conceitos eficientes há dez anos não preservem hoje a força de outrora, elas ainda são parte importante do know-how que constitui a atual identidade da categoria.  “O Marketing é tão fluido quanto o consumidor que pretende tocar. Essa fluidez faz com que não exista um modelo baseado na ruptura completa de práticas anteriores”, reflete Antonio Augusto.

Estrelas do Marketing Moderno

Afinal, para onde olhar e por onde começar a caminhar em um mundo recheado de possibilidades? Na era da tecnologia, a resposta está nos recursos que favorecem o acesso à informação. “Ter uma visão movida pela análise de dados é algo quase compulsório. É importante saber analisar o que dizem os dados e como eles interagem e dão suporte para as decisões de negócios, de produto, de desenvolvimento, inclusive para programação. Essa mudança está bem mais clara hoje em dia, e isso se intensificou no pós-pandemia, em função de um processo de digitalização acelerado”, explica Júlia.

A utilização dos dados em favor do negócio em mãos possibilita o endereçamento de ações e campanhas às verdadeiras estrelas do Marketing Moderno: os consumidores. “Saímos de uma visão focada em produto para uma visão de cliente e descobrimos, pela análise de dados, que os consumidores que antes distinguíamos como clientes de aluguel de carro ou de compra de seminovos da gestão de frotas são, na verdade, os mesmos. Estão em jornadas distintas, que precisam de abordagens distintas, com momentos de consumo distintos e, portanto, precisam de produtos distintos”, conta o Diretor de Marketing da Localiza.

Neste contexto, a realidade descrita pela centralização do cliente contribui ativamente para a importância de se operacionalizar as integrações entre as diversas disciplinas que compõem o Marketing moderno. “O profissional moderno precisa estar conectado às áreas de dados, de insights, toda a estrutura de Marketing, comunicação, jornada para entender o que o cliente está dizendo e conectar isso com o que está sendo desenvolvido, comunicado e entregue”, finaliza Carol.

Fonte: Mundo do Marketing

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