Please enable JS

Blog

navegador

Google lança nova atualização de conteúdo útil, agora disponível em todo o mundo

19 de dezembro de 2022 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

A criação de conteúdo apenas para ranquear nas SERPs desaparecerá para sempre.

Em agosto, o Google mudou as regras do jogo. Ele lançou a atualização de conteúdo útil, uma mudança no algoritmo que valoriza conteúdo original e aprofundado em vez de conteúdo reciclado.

Com esse novo cenário, os webmasters tiveram que se concentrar em criar experiências voltadas para as pessoas primeiro, com artigos úteis contendo experiências autênticas. Esse primeiro lançamento foi focado em sites em inglês como piloto, mas agora estará disponível em todos os idiomas.

Assim, na primeira semana de dezembro, o Google lançou mundialmente a atualização de conteúdo útil. Para isso, ele utilizará um sistema especial para classificar o conteúdo escrito por humanos para humanos.

O novo sistema de conteúdo útil explicado

Qual é a diferença entre a atualização do Google lançada em agosto e o anúncio feito em dezembro? Bom, o último tem dois focos principais: melhorar o sistema e funcionar em vários idiomas.

Lembre-se de que todo mecanismo de pesquisa funciona com um algoritmo em segundo plano. A tecnologia ajuda a identificar o tipo de conteúdo e, então, classificá-lo.

No caso do Google, a nova atualização de conteúdo útil vai impulsionar os sites que entregam um valor único. Quanto mais esforço você fizer para se diferenciar de outros criadores de conteúdo, melhor.

Essas novas mudanças podem levar aproximadamente duas semanas, então você provavelmente verá algumas mudanças em seu tráfego orgânico.

O Google está realmente focado em ajudar seus usuários?

Na história do Google, sabemos que ele se preocupa com a intenção ou necessidade do usuário, pelo menos é o que diz.

No entanto, podemos ver algumas contradições com certas pesquisas. Por exemplo, de acordo com um levantamento do SEMRush, a maioria das pessoas precisa reescrever sua pesquisa para encontrar a resposta correta. Portanto, nem todo mundo está satisfeito com os resultados da SERP.

Por outro lado, temos que entender que a atualização de conteúdo útil é muito nova. Nos próximos meses provavelmente veremos mais melhorias.

Como os sites podem ser afetados?

Qualquer atualização sempre afetará as métricas dos sites. No caso do Blog da Rock Content, tivemos uma queda nos meses de agosto e setembro após a primeira atualização de conteúdo útil deste semestre. Então, provavelmente algo parecido pode acontecer nas últimas semanas de dezembro.

Alguns grandes sites de notícias também viram uma movimentação interessante em seu tráfego. Por exemplo, o The New York Times recuperou a visibilidade durante as duas atualizações, mas depois a perdeu significativamente, apenas para recuperá-la novamente. Nesse caso específico, a atualização de agosto teve um impacto negativo nas empresas de conteúdo, enquanto a de setembro teve um efeito positivo.

Durante a última semana de dezembro, você provavelmente verá algumas mudanças em seu tráfego, mas se o seu foco já está em entregar conteúdo personalizado, é muito provável que você recupere suas visitas na web nas primeiras semanas de janeiro.

As práticas que você nunca mais verá

Ainda restam algumas dúvidas sobre como será o sistema e como ficará a tecnologia do Google para classificar o conteúdo.

Existem algumas práticas não tão boas que desaparecerão para sempre.

Artigos “misturados”

Um erro comum ao tentar ranquear nas SERPs é “misturar” todo o conteúdo que está nas primeiras posições em outro conteúdo. Basicamente é reescrever o que está sendo dito sem acrescentar algo novo.

Entendemos que conferir o que já está dando certo é bom para a sua estratégia, mas se você tentar ser diferente, adicionar outra perspectiva e contar sua própria experiência, o usuário (e agora o próprio Google!) vai agradecer por isso.

E, como recompensa, você terá uma classificação mais alta.

Escrever apenas para emplacar palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é uma etapa comum em qualquer estratégia de SEO. No entanto, agora temos que ser mais sábios sobre o momento em que vamos escolher com que tipo de termo vamos trabalhar.

Alguns criadores optam por se concentrar demais em palavras-chave com alto volume e dificuldade apenas porque são populares ou importantes. Isso não é o bastante.

Agora é hora de escolher as pesquisas que fazem sentido para seu público específico.

Não usar autores especializados

Terceirizar a criação do seu conteúdo é até uma boa prática, principalmente se você trabalha com uma grande quantidade de materiais. No entanto, algo com o qual você deve ter muito cuidado é garantir que esses freelancers saibam o que estão escrevendo ou do que estão falando.

Se eles não são especialistas, mas estão entusiasmados com isso, você pode associá-los aos verdadeiros especialistas de sua equipe, para que possam aconselhar e treinar escritores com informações valiosas.

Por exemplo, eu gosto muito de animais e de aprender coisas novas sobre eles, então seria um problema para mim escrever um artigo sobre como manter meu cachorro saudável. Apesar de não ser veterinária, meu dever é fazer uma boa pesquisa e pedir a um verdadeiro especialista que traga insights para aquele conteúdo.

A escrita para ranqueamento de SEO é uma prática que ainda exige muito a se fazer. Responder às perguntas e dúvidas do seu público será fundamental para o seu sucesso no cenário digital.

Fonte: Rock Content

Posts relacionados

5 dicas para engajar clientes, segundo especialista da Twilio

9 de maio de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Como landing pages eficientes podem aumentar conversões em negócios

3 de maio de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O plano de comunicação como ferramenta estratégica de negócios e crescimento

29 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO
instagram

Mercado Pet: venda de itens lideram engajamento no Instagram

26 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Experiências ruins estão reduzindo a lealdade às marcas

17 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O lançamento de produtos em parceria com influenciadores vale a pena para a indústria?

9 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

abc