Please enable JS

Blog

Gratidão e êxito profissional

1 de março de 2022 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Perdoar é uma atitude nobre e sempre importante, válida não apenas no âmbito pessoal, como também no profissional. É um gesto que nos livra de maus sentimentos, como o rancor, a raiva e a vingança, que, inclusive, podem afetar diretamente nosso bem-estar emocional, mental e físico. Também é preciso entender que perdoar não significa livrar o outro da culpa, tampouco esquecer o que ocorreu. Está relacionado a deixar o sofrimento ir embora. E leva tempo até que estejamos prontos para aprender a perdoar. Mas saiba que este é um ponto vital para o sucesso de sua carreira dentro das empresas.

Um passo fundamental neste processo é reconhecer que houve, sim, um dano e que não gostamos daquilo que aconteceu. A partir daí, o perdão desponta quando a pessoa combina consigo mesma que vai parar de focar no problema ocorrido e passará a olhar para novas situações. Sendo assim, perdoar é muito mais um ato voltado para nós mesmos do que direcionado àquele que nos causou algum tipo de mal. A mágoa e o ressentimento são sentimentos cansativos, mental e fisicamente, levando o ser humano à insônia, ao estresse e à depressão.

Atualmente, a neurociência tem explicado muitos mistérios sobre o ser humano, até então desconhecidos. Ela descobriu que, quando as células nervosas ficam doentes, geram respostas físicas no corpo, algo que a falta de perdão pode provocar. Portanto, perdoar é uma oportunidade para se libertar de amarras negativas do passado e seguir adiante. Simboliza a inteligência e permite o amadurecimento do indivíduo nas variadas esferas da vida.

Mas, para perdoar genuinamente, é preciso autoconhecimento, ou seja, se conhecer profundamente, quanto às suas competências e habilidades. Um aprendizado sobre quem você é e quem se tornou. É assim que assumimos o protagonismo de nossa vida e damos sentido às situações que experimentamos.

Existem muitas razões para perdoar, porém a mais importante é porque faz bem a você mesmo! A pessoa deixa de se concentrar excessivamente em suas mágoas e consegue focar mais em coisas boas para si, sendo uma ação libertadora. Além disso, é melhor valorizar o seu tempo com sentimentos positivos, depositando seu coração e seus pensamentos naquilo que te faz feliz. Por isso, não subestime o poder do perdão. Adote logo essa atitude com quem te magoou e siga adiante. Lembre-se que no ambiente corporativo não há espaço para pessoas rancorosas. A todo momento temos embates, mas é preciso seguir em frente em meio a conflitos e pontos divergentes. Isso é o que gera a tão falada inovação.

Outro ponto de vital importância àqueles que querem ter êxito profissional em suas carreiras é a gratidão. Ela é um sentimento poderoso e verdadeiramente transformador, pois nos leva a reconhecer e valorizar o que é bom e a identificar as coisas positivas que acontecem conosco e com as pessoas que estão próximas a nós. Você já parou para agradecer a Deus por tudo que tem? Se está lendo este artigo, no mínimo, tem um belo motivo para ser grato: tens vida!

Ao parar e analisar, perceberá que profissionais exitosos em suas carreiras são, usualmente, pessoas gratas. Com isso, constroem uma rede de conexões fabulosas. Afinal de contas, é tão bom estarmos próximos de pessoas assim; não é verdade?

Quem não exercita a gratidão tende a só olhar o lado ruim dos acontecimentos. No entanto, tenho certeza de que, por pior que seja o momento pelo qual você esteja passando, sempre há algo para agradecer. Como bem sabemos, toda experiência traz aprendizados, válido nos âmbitos profissional e pessoal.

Cada vez mais, temos uma vida acelerada, em meio ao estresse, cobrança por resultados e a famosa falta de tempo. Porém, nada disso é desculpa para não sermos agradecidos. Um dos piores defeitos que uma pessoa pode ter é a ingratidão, postura que pode afetar totalmente a sua credibilidade.

Robert Emmons, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, atestou, por meio de suas pesquisas, como a gratidão reduz as emoções tóxicas das pessoas e proporciona o aumento da felicidade. Isso porque, segundo os estudos, ao sermos gratos, liberamos no organismo a dopamina, neurotransmissor que gera internamente uma onda de bem-estar e prazer. Emmons é autor do best-seller “Agradeça e Seja Feliz”!

E já que a vida é um sopro, como costumamos falar, é sempre importante pararmos um momento durante o dia simplesmente para agradecer o que temos: a família, a saúde, nosso lar, nosso emprego e, inclusive, nossos desafios. Pois, como diz o ditado: “Mar calmo nunca fez um bom marinheiro”. Então, te pergunto: pelo que você é mais grato em sua vida?

Fonte: Diário do Comércio

Posts relacionados

abc