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Abordagem híbrida é essencial para as ações de marketing digital

Guest post: por que investir nessa estratégia de marketing?

10 de janeiro de 2023 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O guest post é uma estratégia assertiva no marketing digital, já que a produção de conteúdo de valor é importante para cativar o público-alvo, especialmente nesta era digital e com o perfil consumidor voltado para a identificação e interação com as marcas.

Guest post é uma estratégia de Marketing Digital em que o blog de uma empresa utiliza textos feitos por autores convidados. Para isso, é comum acontecer troca de conteúdo entre os dois parceiros.

Por exemplo, uma empresa X produz conteúdo sobre sapatos para a empresa Y que, em contrapartida, terá de criar um texto do mesmo nicho. Ambos os conteúdos não precisam ser exatamente sobre o mesmo tema, mas devem estar relacionados ao ramo de atuação de cada negócio.

Essa estratégia é uma maneira de alcançar boas posições nos mecanismos de buscas, afinal, o guest post garante a obtenção de backlinks externos, que são essenciais para o SEO.

À primeira vista, pode parecer estranho produzir conteúdo de valor para concorrentes, em vez de elaborar o próprio material. Porém, quando bem estruturado, o guest post consegue alcançar uma nova audiência, além de ganhar autoridade no mercado.

Acompanhe o artigo para entender melhor!

Confira 3 vantagens da utilização de guest posts.

Conquistar nova audiência

Criar uma boa audiência não acontece rapidamente, pois é preciso pensar em estratégias para alcançar público continuamente. Esse processo não pode ser esporádico, afinal, os consumidores buscam serviços e/ou produtos a todo momento.

Nesse sentido, a estratégia é vantajosa para a empresa que deseja alcançar uma boa audiência ao fechar uma parceria com um site que tenha bom domínio. Se o conteúdo for de qualidade, as chances de fidelizar um novo público são grandes.

Posicionar a marca como autoridade

Em um cenário de alta competitividade, é essencial que todo negócio saiba se posicionar no mercado. Com isso, a marca tem chances de criar uma conexão com o cliente, aumentando as possibilidades de vendas.

O guest post pode ser visto como uma estratégia de posicionamento da marca. Afinal, um conteúdo de qualidade, bem estruturado e que soluciona as dúvidas e dores do cliente consegue gerar autoridade.

Diversificar o canal de comunicação da marca

A popularização da assessoria de imprensa diversificou a maneira de fazer guest post. Isso porque, em vez de a troca de conteúdo acontecer apenas por meio de blogs, é possível disseminar conteúdo de valor em portais de notícias.

Nesse caso, entretanto, é necessário haver planejamento e integração entre o time de SEO, conteúdo e departamento de comunicação externa da empresa.

Como escrever guest post de sucesso?

O conteúdo do post deve ser adequado ao blog parceiro

Entre as dicas para escrever um bom blog post, é essencial entender o nicho do negócio com o qual a parceria foi fechada. Não só isso, mas a linha editorial precisa ser considerada desde a primeira etapa de planejamento do conteúdo.

Para facilitar esse processo, o ideal é que as duas empresas sejam do mesmo nicho. Exemplificando, não é recomendado que um blog sobre nutrição feche parceria com um blog cuja linha editorial é sobre finanças.

Por outro lado, não é necessário que os dois negócios comercializem o mesmo serviço e/ou produto. Uma empresa que oferta um software de gestão imobiliária, por exemplo, pode fechar parceria de guest post com uma empresa que também presta serviço de tecnologia para o ramo imobiliário.

Considere o perfil do público do blog parceiro

Cada público exige uma linguagem específica. Por exemplo, existem blogs voltados para pessoas especialistas em determinado assunto, logo esses conteúdos devem ser aprofundados, com uma linguagem mais técnica e formal.

Por outro lado, há blogs nos quais os temas são voltados para pessoas curiosas ou que desejam aprender sobre determinado assunto, mas sem aprofundamento. Nesse caso, os blogposts podem ter uma linguagem mais simples e objetiva.

Ou seja, entender o perfil do público-alvo do blog com o qual foi fechada a parceria impacta diretamente na estruturação do guest post que será postado.

É preciso ter em mente que a linguagem, linha editorial e público-alvo podem ser diferentes, ainda que as duas marcas pertençam ao mesmo nicho de atuação.

Atenção ao SEO

Apesar de o guest post ser postado pela empresa parceira, é fundamental que a equipe responsável por ele esteja atenta ao SEO. Além de seguir as regras para ter bom posicionamento, é preciso ter cautela para não exagerar nos links e gerar SPAM.

Isso porque exagerar nos links pode criar uma imagem de que o conteúdo foi feito apenas para aproveitar o tráfego do site. É fundamental que a parceria seja bilateral, já que os dois blogs precisam alcançar bons resultados.

Por fim, os links relevantes do site devem ser priorizados.

Como encontrar oportunidades de fazer guest post?

Utilize o Google para encontrar blogs parceiros

Tanto para postar guest post em blogs quanto em portais de notícias, a empresa precisa encontrar negócios que publicam conteúdos sobre o mesmo tema. Para isso, basta pesquisar palavras-chave relacionadas ao nicho no Google e verificar possíveis parceiros. A partir disso, é necessário verificar quais blogs e portais aceitam guest post.

Também é importante ter atenção à autoridade do domínio das páginas, uma vez que a estratégia de guest post visa o aumento de tráfego. Sites otimizados e com uma boa quantidade de visitas, por exemplo, possuem uma ótima autoridade do domínio. 

Aposte na prospecção

Após separar possíveis sites e blogs para iniciar uma parceria, é hora de entrar em contato com eles. Ou seja, colocar a prospecção em prática e demonstrar interesse pela parceira.

Nesse momento, a abordagem precisa ser única para cada site, assim, as chances de a empresa aceitar a proposta serão maiores. Outra boa opção é personalizar o contato e criar uma conexão logo no início, mas sem exagerar nas palavras ou bajular demais o potencial parceiro.

Além disso, a prospecção é o momento de você “vender seu peixe”. Para isso, deve-se apresentar os diferenciais do seu blog e da sua empresa, ressaltando o porquê a parceria deve ser feita.

Crie conexões para o seu blog receber indicação

Outra maneira de encontrar oportunidades de guest post é por meio de indicações. Para isso, o departamento de comunicação da empresa precisa criar uma estratégia de relações públicas com sites que recebem milhares de acessos e também com blogueiros conhecidos.

Essa estratégia é essencial para nichos nos quais é comum ter portais de notícias, como o turismo. Por exemplo, para uma pousada em Salvador, o departamento desse negócio pode oferecer pautas para portais do ramo.

Fonte: Agência Tribo

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