Please enable JS

Blog

Hábito de consumo adquirido na pandemia deve permanecer após Covid-19

19 de maio de 2020 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Compras de alimentos e bebidas online cresceram 79%, diz SBVC

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou que os brasileiros aumentaram suas compras online, passaram a usar meios digitais de pagamentos e devem continuar com esses hábitos de compra e consumo no pós-pandemia. Segundo os dados, 61% dos clientes que compraram online durante a quarentena aumentaram o volume de compras devido ao isolamento social. Em 46% dos casos esse aumento foi superior a 50%. O destaque foi para a compras de alimentos e bebidas para consumo imediato, que cresceram 79%.

De acordo com o estudo Novos hábitos digitais em tempos de Covid-19, que entrevistou mil pessoas em todo o país, a crise do coronavírus fez com que a Continua depois da publicidade

transformação digital do varejo se tornasse prioridade para poder manter os negócios em operação. “Os consumidores estão cientes do risco de contaminação ao sair de casa e por isso, ainda que saiam às ruas para comprar itens essenciais, têm apresentado um comportamento mais digital, usando apps para compra e pagamento, por exemplo”, analisou o presidente da SBVC, Eduardo Terra.

O levantamento também mostra que, devido ao aumento da demanda no comércio eletrônico, os prazos para entrega aumentaram, com 69% dos consumidores notaram prazos mais longos e 57% considerando esse aumento aceitável. Pelo menos 11% dos consumidores deixaram de comprar online devido ao prazo de entrega.

“Nesta quarentena, as compras de muitas categorias passaram a ser mais planejadas e, com isso, um prazo de entrega mais alongado se tornou aceitável. A satisfação dos clientes, na faixa de 80%, mostra que o e-commerce vem conseguindo absorver bem o aumento de demanda”, disse Terra.

Segundo os resultados da pesquisa, depois de experimentarem o comércio eletrônico em novas categorias, o consumidor brasileiro indica que está mudando o comportamento de consumo, com 52% dos entrevistados comprando mais em sites e aplicativos durante a quarentena e 70% que pretendem continuar comprando mais online do que faziam antes da Covid-19.

“Está havendo uma mudança real de comportamento e empresas que conseguirem se relacionar bem com os clientes neste momento terão uma grande vantagem no pós-crise”, avaliou o presidente da SBVC.

Fonte: Estado de Minas

Imagem:Fundo foto criado por snowing – br.freepik.com

 

Posts relacionados

Apostas online só poderão ser pagas por PIX, transferência ou débito

19 de abril de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Alto índice de demissões voluntárias entre a GenZ gera preocupação nas empresas

18 de abril de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

O que é Cultura Organizacional e por que você deve prestar atenção nisso

18 de abril de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Desvendando a gestão de cobrança: o pilar financeiro do seu negócio

17 de abril de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Depois do golpe online: o que fazer para não cair novamente?

16 de abril de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

A importância do RH Estratégico para o Sucesso Empresarial

15 de abril de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc