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Marketing de Comunidade: o que é e por que é uma importante tendência?

7 de novembro de 2022 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Proponho, a você que me lê, uma reflexão rápida: você já utilizou um produto ou serviço que resolveu o seu problema como consumidor e notou que isso estimulou sua conexão e confiança com a marca? E depois disso, recomendou para algum amigo ou familiar o mesmo produto ou serviço?

Isso é o marketing de comunidade, que também sempre foi chamado de “boca a boca”. Quando esse tipo de relação acontece, é frequente que o consumidor recomende o que comprou em uma conversa ou nas redes sociais, muitas vezes chegando até a fazer parte de comunidades de fãs daquela marca, empresa ou conceito – os chamados “brand lovers”.

O marketing de comunidade ascende em um contexto de negócios permeados pelas experiências digitais e, desde já, é uma das grandes apostas para o marketing em 2023.

O “boca a boca” nunca morreu e está longe de ser algo antigo, ultrapassado. Ele sempre esteve firme e forte. O que acontece agora é justamente esse crescimento do conceito de Marketing de Comunidade, que vem ao encontro de outras tendências como o Social Commerce. Se a sua amiga ou uma influencer que você acompanha e confia recomendarem um produto, as chances de você também querer comprá-lo são grandes.

O conceito de Marketing de Comunidade é, na realidade, um conjunto de ações que podem fomentar, estimular e organizar uma comunidade ao redor de uma marca. Ter alguém que experimentou, gostou e sente prazer em recomendar um produto ou serviço gera conexão e confiança.

Além de sua importância como estratégia de marketing, o “boca a boca” ou esse conjunto de ações que o compõem trazem também mais autoconfiança para a empresa. É crucial ver esse retorno dos clientes.

O que esperar do Marketing de Comunidade em 2023?

  • Mais conversa, menos venda pura e simples

É crucial investir em conteúdos ricos, informativos, que conversem com o universo da marca. É esse tipo de postagem que estimula o compartilhamento e a identificação. Só posts de venda podem desanimar o consumidor.

  • Invista em novidades para estimular sua comunidade

Que tal elaborar uma playlist temática que tenha a ver com seu serviço ou produto? Ou uma série de vídeos mostrando um pouco da linha de produção? Ou até mesmo uma newsletter, com as principais novidades do mês, por exemplo.

  • Expanda a caixinha, mas tenha cuidado

Estar antenada com o que acontece é muito importante, porém cuidado para não extrapolar demais os assuntos pertinentes à sua empresa e acabar se perdendo. Estude bem o universo de temas ligados ao seu produto ou serviço e se baseie nele. Nesse caso, menos é mais, literalmente.

  • Escute com atenção o que sua comunidade tem a dizer

Vai lançar um novo produto ou serviço? Que tal fazer uma pesquisa com a sua comunidade para entender a preferência deles? Pode ser via enquete nos stories, por meio de grupo no Telegram, ou até mesmo por e-mail. Trazer o consumidor para perto nas decisões ajuda a fortalecer a sensação de pertencimento.

  • Monitore sempre!

Monitorar o que dizem da sua empresa é uma forma de detectar e antecipar problemas, mas também de compreender o que o público espera e o que é possível realizar a partir disso.

E você, está pronta ou pronto para mergulhar de cabeça no conceito de Marketing de Comunidade?

Fonte: Portal Administradores

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