Please enable JS

Blog

Medo de se comunicar? Aprenda a controlá-lo para evoluir na carreira

5 de agosto de 2022 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

O medo é um sentimento intrínseco ao ser humano, está na natureza das pessoas. Ninguém supera um temor do dia para a noite. Mas, por meio de técnicas e treinamentos, é possível dominá-lo, fazendo com que ele deixe de atrapalhar o desenvolvimento pessoal.

O primeiro passo é querer, de fato, enfrentar esse desafio. Afinal, enquanto alguém está receoso, com medo de algo e sem saber qual é o próximo passo, o mundo continua girando e novas coisas estão acontecendo. Desta forma, é preciso agir para não perder oportunidades — especialmente na esfera profissional, que, cada vez mais, exige uma boa comunicação entre as pessoas.

A especialista em oratória e CEO do Clube da Fala, Laila Wajntraub, explica que o medo é um dos grandes desafios comunicacionais do século XXI, e que deixá-lo vencer essa batalha pode custar caro no final. “Atualmente, a habilidade mais valiosa no mundo profissional é o networking, não há como negar. É muito danoso deixar o medo invisibilizar as relações e impedir a criação dessas conexões tão importantes”.

Além do medo atrapalhar a troca de conhecimento, impedindo conversas e a criação de laços, ele também pode colocar toda a credibilidade do profissional em xeque. “O nervosismo em situações simples pode gerar desconfiança nas outras pessoas e não corresponder às expectativas geradas com as informações contidas no currículo. Para manter a credibilidade, a comunicação precisa ser dominada. Não há escapatória”, completa Laila.

Não existe nada mais frustrante do que não performar tudo aquilo que é capaz em uma entrevista ou reunião de trabalho, por exemplo. E, quase sempre que isso ocorre, o grande responsável é justamente o medo. “Se expressar de maneira clara, com um raciocínio lógico e contínuo é um dos maiores ativos que as empresas buscam em profissionais nos dias atuais”.

A CEO do Clube da Fala reforça que, no final das contas, o maior motivo para a superação do medo deve ser o desejo de agarrar as grandes oportunidades e que o medo é apenas mais um sentimento, assim como a felicidade, tristeza, amor, empatia e a raiva. “Basta não deixar ser tomado para manter a postura comunicacional”, finaliza ela.

*Laila A. Wajntraub é fundadora e CEO do Clube da Fala, fonoaudióloga, professora de oratória, com uma vasta experiência com a identificação da comunicação agressiva e também não-violenta.

Fonte:RH Portal

Posts relacionados

Líder ou gestor? Entenda a diferença

8 de agosto de 2022 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Liderança: como repassar um feedback aos colaboradores de maneira efetiva?

4 de agosto de 2022 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Ouvir e humanizar são os caminhos da nova liderança, afirmam especialistas

2 de agosto de 2022 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Qual a diferença entre soft skills e hard skills?

2 de agosto de 2022 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO
líderes

Estas são as novas habilidades levadas em consideração na hora de escolher líderes atuais

1 de agosto de 2022 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Como estão os 4Cs na sua vida profissional?

29 de julho de 2022 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

abc