Já faz um tempinho que a Microsoft deixou, oficialmente, de oferecer suporte para o Windows Phone — o que já havia afastado o desenvolvimento de app de terceiros. Ainda havia certa esperança de que os utilitários e a própria plataforma do Windows 10 Mobile fossem aproveitadas em um futuro retorno da companhia de Redmond ao setor, mas agora isso parece mesmo que não vai acontecer.
O site italiano Aggiornamentilumia destrinchou linhas de códigos da nova Microsoft Store, a partir da versão 11904.1001.1.0, liberada para os usuários cadastrados no programa Insiders. A build não está disponível para Windows Phone e só pode ser usada em Windows 10 16299 ou superior. Como o Windows 10 Mobile parou na 15254, isso quer dizer que não será mais possível atualizar a loja virtual em smartphones.
Ainda é possível baixar softwares da Microsoft Store para Windows 10 Mobile, mas a loja simplesmente não será mais otimizada. Isso não somente aponta para o enterro definitivo do Windows 10 Mobile, já que sua principal fonte de aplicativos deixa de evoluir, como pode ser também indício de grandes mudanças na própria Microsoft Store.
Algumas fontes dizem que a Gigante de Redmond pretende alterar a forma como distribui os apps e até mesmo a há a possibilidade da Microsoft Store ter outro nome. E assim a Microsoft também fica um pouco mais distante do seu retorno ao mercado de smartphones.
Fonte: Tecmundo