Please enable JS

Blog

Não dê seus 100%: a regra de produtividade inspirada num multicampeão olímpico

24 de outubro de 2023 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

A lenda da corrida e nove vezes medalhista de ouro olímpico Carl Lewis era conhecido por suas largadas lentas. Em suas corridas, ele costumava começar no final do grupo, mas, em diversas ocasiões, acabava em primeiro lugar.

Ainda que isso pareça contra-intuitivo, o método de Lewis era simples e sólido, afirma Suneel Gupta, autor do livro Everyday Dharma: 8 Essential Practices for Finding Success and Joy in Everything You Do.

“Comece cada sprint com uma postura relaxada e mantenha essa postura o tempo todo”, explica ele. “Enquanto outros corredores muitas vezes ficavam tensos, franziam as mandíbulas e cerravam os punhos, minando sua energia, Lewis permanecia calmo e confortável. Mais tarde, ele passaria por eles, um por um”.

No mundo da corrida, o estilo de Lewis ficou conhecido como a regra dos 85%, que encoraja os atletas a permanecerem relaxados ao invés de aplicarem esforço máximo. Com essa abordagem, qualidades frequentemente associadas ao sucesso como consciência, presença e poder são liberadas.

Na vida, conforme explica um artigo publicado pela Fast Company, a regra dos 85% também pode ajudar. “Muitos de nós fomos condicionados a acreditar que nada de bom acontece sem pressão máxima”, diz Gupta. “Mas essa mentalidade foi desmascarada e não apenas nos esportes.”

De acordo com um estudo da City University, em Londres, que analisou as carreiras de mais de 50.000 funcionários em todos os setores, o esforço extra medido em horas e intensidade não beneficiou a carreira ou o rendimento dos trabalhadores e líderes.

Na verdade, existiram momentos em que as horas extras e a intensidade extra reduziram a qualidade do resultado, uma vez que levaram mais ao esgotamento do que ao sucesso, diz Gupta. Limitar a duração e a intensidade do trabalho, no entanto, melhorou os resultados. Como, no entanto, fazer isso?

Calibre seu esforço

Quando você entrar em qualquer situação, como uma reunião, uma apresentação ou simplesmente realizar uma tarefa em seu espaço de trabalho, se pergunte quanto esforço e pressão são realmente necessários para ser eficaz.

“A resposta pode não ser o esforço máximo”, diz Gupta. “Você pode descobrir que é muito menos do que isso. Em seguida, calibre para isso”.

Se livre de energia extra

Outro passo para aplicar a regra dos 85% é encontrar formas de reduzir a pressão. De acordo com Gupta, uma técnica eficaz para isso é realizar algum tipo de movimento ou exercício antes de uma situação onde a pressão costuma existir.

“Por mais constrangedor que seja, muitas vezes você me verá de lado antes de uma reunião fazendo polichinelos”, ele admite. “Isso queima um pouco da intensidade.” Caso isso não seja uma opção, o especialista sugere colocar a mão sobre o coração e respirar fundo algumas vezes. “Essa também pode ser uma maneira realmente eficaz de diminuir um pouco”, afirma.

Encha o seu tanque de energia

Além de queimar energia, Gupta recomenda a prática de renovação rítmica. “Em vez de esperar férias ou fins de semana prolongados para descansar, os profissionais de alto desempenho fazem pausas frequentes todos os dias”, diz ele. Para isso, ele sugere o “modelo 555”, que trabalha 55 minutos e descansa cinco minutos.

“O intervalo pode ser qualquer coisa, desde tomar uma xícara de café até ouvir música ou meditar”, comenta. “Qualquer coisa, desde que seja deliberadamente improdutivo. Cada um desses cinco minutos tornará os outros 55 minutos muito mais produtivos, muito mais criativos, muito mais reflexivos”.

A renovação rítmica pode, ainda, ajudar seus praticantes a relaxar, o que também traz benefícios. “Muitas vezes, a razão pela qual nos sentimos esgotados no final do dia é porque acumulamos toda a intensidade ao longo dele”, explica. “Se você for capaz de criar esses pequenos momentos de descanso, então começará a se livrar de um pouco dessa intensidade extra e poderá trazer um estado de concentração muito mais calmo para cada momento ao longo do dia”.

Calibrar e recalibrar

A regra dos 85% é facilmente testável e escalável, declara Gupta. “Pergunte a si mesmo: quanta intensidade eu trouxe para esse momento? Esse nível de intensidade foi apropriado? Ou quero recalibrar em uma próxima ocasião?”, aconselha. “Se refletirmos 60 segundos ou menos após momentos-chave, começaremos naturalmente a recalibrar para o nível certo de intensidade”.

“A beleza disso é que pode ser uma experiência constante em sua vida. Cada dia é uma oportunidade para testar algo novo. Quando fazemos isso, começamos a economizar energia”, finaliza.

Fonte: Administradores

Posts relacionados

abc